O varejo é repleto de oportunidades para campanhas de vendas ao longo do ano, mas algumas datas acabam passando despercebidas pelos varejistas. O Dia do Futebol é uma delas.
As lojas de eletroeletrônicos e supermercados são os canais com maior potencial de faturamento para o período. O Dia do Futebol celebra a maior paixão nacional e serve para intensificar a venda de produtos sazonais como TVs, equipamentos de áudio e alimentos e bebidas em geral.
Fazer uma ação especial para a data é agradar ao público que está sempre de olho nos campeonatos de futebol que acontecem o ano todo. Aproveite ainda para começar o segundo semestre com o fluxo de caixa movimentado.
A seguir vamos conversar sobre como trabalhar uma campanha bem bacana para a sua loja e o mix a ser explorado no Dia do Futebol no varejo.
Dia do Futebol: 19 de julho
O Dia do Futebol é celebrado no dia 19 de julho. A data foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos nos anos 70. Entidade máxima do futebol nacional que hoje conhecemos por Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Mas qual o motivo da criação do Dia do Futebol? A data foi escolhida em homenagem ao time mais antigo do país, o Sport Club Rio Grande. A agremiação do Rio Grande do Sul foi fundada no dia 19 de julho de 1900. O Sport gaúcho é carinhosamente apelidado de “vovô” e leva as cores vermelho e amarelo na camisa.
Agora que sabemos o contexto histórico da data, vamos entender a importância de explorá-la nas suas ações comerciais de julho. Siga a leitura!
Futebol, paixão e economia
Em 2019, a CBF divulgou um relatório que detalha o papel que o futebol exerce sobre a economia do Brasil, representando 0,7% do PIB nacional.
De acordo com o levantamento feito em parceria com a empresa de consultoria EY, esse mercado movimentava quase R$ 53 bilhões considerando toda a cadeia do mercado futebolístico, direta e indireta.
Em épocas de grandes eventos esportivos como finais de campeonato, jogos decisivos ou mundiais, os números são ainda mais atrativos.
No ano passado, durante a Copa do Mundo no Catar, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou a movimentação de R$ 1,4 bilhão para o varejo. Quatro em cada 10 brasileiros pretendiam comprar itens relacionados ao Mundial de Futebol.
Vamos ser mais pontuais. Observe na sua comunidade quando um jogo importante é sediado no estádio da cidade. Com certeza a quantidade de consumidores aptos a movimentar seu supermercado é grande. Tudo bem se no seu município não recebe jogos. Nesses casos, as pessoas assistem em casa mesmo e a demanda segue existindo.
Perceba ainda quando se aproxima uma final de campeonato ou o início de uma competição de futebol de grande porte, o movimento na sua loja eletro com certeza aumenta. A maioria dos consumidores pesquisando preços ou querendo comprar aparelhos de áudio e vídeo, procede?
Essas categorias estão muito ligadas aos interesses de quem gosta de futebol e quer poder usufruir da melhor experiência que ele proporciona.
Uma imagem de qualidade, comida boa e cerveja gelada
Não deve ter combinação que os amantes de futebol prezem mais do que assistir à partida com os amigos e familiares regadas a uma boa comida e cervejinha gelada. Para melhorar a experiência, só com uma TV de alta definição.
No ano passado, uma pesquisa da NielsenIQ comprovou que os itens mais importantes nas compras dos brasileiros para a Copa do Mundo estavam:
- Salgadinhos (53%)
- Cerveja (44%)
- Churrasco (44%)
- TVs (40%)
- Smartphones (21%)
- Aparelho de som (15%)
- Eletrodomésticos (14%)
- Outros tipos de eletrônicos (10%)
Só por essa lista já dá para termos uma boa noção do que vender focado no Dia do Futebol. Mas vamos explorar um pouco mais esse mix por canal de varejo, porque as oportunidades são muitas.
Dia do Futebol no supermercado
- Pipoca
- Snacks
- Doces
- Ingredientes para o churrasco
- Cerveja
- Whisky
- Rum
- Cachaça
- Vodka
- Sucos
- Água
- Energético
- Artigos esportivos
Dia do Futebol na loja eletro
- Acessórios de audiovisual
- TVs
- Smartphones
- Aparelhos de som
- Projetor
- Roteador
- Mouse
- Teclado
- Fones de ouvido
- PC Gamer
Como fazer um Dia do Futebol atrativo ao cliente

Agora vamos pensar juntos algumas ações que você pode fazer na sua loja para atrair os clientes durante a campanha do Dia do Futebol. Estamos a poucos dias da data, mas as dicas são fáceis de serem aplicadas de imediato.
1. Invista em produtos personalizados
Com o mix que sugerimos acima, busque se inspirar para oferecer produtos personalizados a exemplo de kits promocionais.
Você pode, por exemplo, fazer uma “caixa do Dia do Futebol” com alimentos e bebidas para assistir aos jogos do time preferido. Ou ainda montar um kit churrasco para o cliente. Aproveite para agregar com algum item esportivo ou decorativo de brinde.
2. Faça negócios online
Não perca venda porque você não está nos canais virtuais. Divulgue sua campanha do Dia do Futebol nas redes sociais da loja e WhatsApp para que o consumidor conectado note e também compre de você.
Você pode fazer uma promoção relâmpago do Dia do Futebol. Além disso, criar conteúdos relacionados à data comemorativa com curiosidades, enquetes e até um concurso cultural simples, com fotos de torcedores.
Essas ações fazem com que o seu público consumidor desperte a atenção para a data e até pense em uma comemoração pessoal com amigos e a família. Um churrasquinho e uma reunião para assistir ao futebol de domingo são sempre sagrados.
Dia 19 de julho dá numa quarta-feira neste ano, mais um motivo para antecipar a ação e focar no fim de semana de rodada do Campeonato Brasileiro ou outras competições de futebol.
3. Entre no clima
Prepare a sua loja e os vendedores para entrar no clima do Dia do Futebol. Que tal liberar o dia para os colaboradores irem com a camisa do time do coração?
Uma decoração esportiva, por mais simples que seja, também ajuda a atrair os consumidores para que tenham interesse em comprar os produtos da ação promocional.
4. Crie promoções
Campanha sem promoção não vinga no varejo. Então, providencie ao menos uma ação promocional com o mix especial do Dia do Futebol.
Uma ideia é criar cupons de descontos exclusivos para os clientes mais fiéis para os produtos ou até mesmo ofertas relâmpagos para a quarta-feira (19). Essa, inclusive, é uma boa pedida para a categoria eletro.
5. Capriche na divulgação
Quando você definir as ações que vai querer trabalhar na sua loja para a data, não se esqueça da etapa principal da campanha: a divulgação das ações. Vem nem precisa gastar muito.
Aposte nos anúncios pagos do Instagram e recorra ao seu mailing de contatos de clientes para contar a eles o que os esperam para o Dia do Futebol. Aproveite para treinar a equipe de vendas e o checkout para divulgar as ações verbalmente aos clientes na semana que antecede a campanha.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
