Home Dicas Datas Especiais Festa junina 2021: se prepare para as vendas
imagem fundo azul com bandeirinhas e festa junina 2021

Festa junina 2021: se prepare para as vendas

0
306

Mesmo sem as tradicionais celebrações juninas com arrasta-pé, fogueira e quadrilha, você pode e deve abastecer sua loja porque as vendas ainda vão acontecer. A festa junina 2021 pode estar diferente por conta dos novos modelos de festividades, mas a comilança não vai faltar! Você está preparado para lucrar?

A festa junina é característica pelo cardápio típico e muita gente vai fazer questão de celebrar, mesmo que de forma mais reservada, e preparar receitas para a época. Ainda que no segundo ano de pandemia não tenhamos grandes eventos, várias instituições e empresas aproveitam o momento para preparar alguma ação com o tema.

Nos cursinhos e escolas que seguem com o sistema híbrido ou presencial, é comum decorar os espaços ou até montar uma tarde com o cardápio junino, por exemplo. Nas instituições religiosas e sem fins lucrativos são as ações solidárias que muitas vezes mantêm as atividades em funcionamento.

Quem faz aniversário em junho também costuma levar a temática junina na decoração e no cardápio. De maneira mais intimista, em casa, o aniversariante que gosta da ocasião dificilmente vai querer abrir mão.

As empresas também têm o costume de preparar algo para os colaboradores e dar brindes com as comidas típicas da época. Ou ainda providenciar um momento de confraternização e café da manhã junino para a equipe.

Fora os profissionais da culinária que aproveitam o período para dar aquela incrementada na renda para vender doces ou salgados juninos. Citamos esses exemplos para você notar que mesmo sem eventos de grande ou médio porte, o mês junino tem muito a agregar para as vendas da sua loja.

Basta apostar nas estratégias corretas para atrair esse público, ok? Mas como? Você vai descobrir agora, vamos te dar uma ajudinha para esquentar as vendas. Bora!

Mix especial

O sortimento junino vai de doces a comidas salgadas e precisa estar em destaque no ponto de venda. Aproveite para fazer algumas ações nas redes sociais para divulgar esse mix especial e ofertas das categorias que estejam relacionadas.

Ah, e não esqueça de compor o mix com bebidas quentes como cachaça e vinho. O tempinho frio demanda!

Vamos listar alguns dos produtos que não podem faltar na sua loja. Vai anotando aí na sua lista de compras para negociar os melhores preços e óh, vou te dar mais uma dica: o Martins está com uma ação especial para o período sazonal. Tá aí uma ótima oportunidade para poupar! Mas sobre isso a gente conversa mais pra frente. Vamos à lista!

Festa Junina 2021 em casa

As festas de São João não foram necessariamente canceladas como um todo, por causa da pandemia, mas passaram por adaptações. Para não perder a tradição, algumas famílias continuaram festejando, mas dentro de casa, sem aglomeração.

A reunião segue com direito a quentão, pipoca, milho assado, traje junino, música caipira e tudo o que se tem direito e que um “arraiá” oferece. Inclusive, tem empresas especializadas em eventos e que se adaptaram para levar a festa junina para dentro da casa do festeiro.

Os serviços oferecidos vão desde itens de decoração até comidas típicas, que podem ser utilizados para ornamentar a casa e festejar a tradição ou ainda ser enviados às empresas para entregar aos colaboradores.

Muitas empresas também passaram a fazer o evento à distância, enviando kits com alimentos típicos para um momento festivo e de descontração. Ideias que com certeza vão ser novamente implementadas neste ano.

A mesma estratégia tem sido pensada pelas igrejas e organizações não governamentais ou sem fins lucrativos que dependiam da receita vinda das festas presenciais para manter as atividades.

Sem essa possibilidade, o jeito foi promover festas online ou por drive-thru. As quermesses no ano passado foram realizadas com programação online e a retirada dos produtos no local.

A possibilidade de entrega direta na casa (delivery) ou ainda a retirada das comidas no balcão do estabelecimento (take away) foi para que os consumidores pudessem comer em casa e, ao mesmo tempo, ajudar as instituições.

Seja diferente e estimule as vendas

mesa com pipoca bolo milho e comidas típicas de festa junina

Já que a festa remota é uma solução para quem ama uma festa de São João, a sua loja também precisa estar pronta para acompanhar essa mudança.

De olho nisso, você pode fazer algumas ações na sua loja voltadas para a venda dos produtos sazonais. Ações como “leve a festa junina para dentro da sua casa”, “arraial de ofertas”, “não deixe São João na mão” etc. Nessas horas vale a criatividade e vale despertar o interesse do cliente pelos produtos.

Nas redes sociais da loja, por exemplo, você pode postar receitas de comidas típicas já indicando os ingredientes utilizados e que podem ser encontrados na loja. Que tal montar uma cesta de produtos ou kit dos ingredientes, já com um encarte com receitas juninas de brinde para ele? Dá pra pensar em muitas ideias criativas.

Facilite a logística para o seu cliente. Ofereça os serviços, ainda que terceirizados, de delivery e take away para entregar os kits e produtos juninos na casa do cliente ou permitindo que ele busque na loja. Porém, sem a necessidade de perder tempo escolhendo, já que ele pode fazer isso pelas suas redes sociais ou WhatsApp.

A decoração da loja e os posts nas redes com temas juninos também fazem muita diferença. Abuse das bandeirinhas, chapéus de palha e peça aos colaboradores para que se vistam a caráter. Criando esse ambiente você acaba estimulando a compra.

Se não for possível decorar a loja inteira, separe ao menos um corredor ou ilhas, em forma de barraquinha junina, dos produtos juninos. De preferência, monte essa exposição do mix em uma zona quente da loja e coloque música ambiente típica. O negócio é entrar no clima!

Parcerias para vender mais

Você ainda pode estreitar o relacionamento com parceiros e fornecedores para disponibilizar produtos artesanais e que são típicos da época: cocada, pé de moleque caseiro e montar uma mesa de café para degustação. Mas, claro, respeitando todas as regras de biossegurança e sem promover aglomeração.

Ao comprar o sortimento junino, você pode ainda negociar com os fornecedores kits para decoração e marketing da loja. Muitas vezes esses parceiros enviam material gráfico para auxiliar nessa decoração temática e os representantes comerciais presenteiam os varejistas.

Toda parceria é válida para ajudar mais ainda nas vendas. A propósito, a gente falou para você sobre a ação do Martins. Pois é! De 1° ao dia 30 de junho você compra o mix da festança com condições diferenciadas. Conte com a gente!

Até a próxima!