Home Dicas Datas Especiais Festa Junina em supermercados e mercearias: prepare o estoque
Em foco, ilha temática de supermercado com itens de festa junina. No fundo, clientes andam pelos corredores.

Festa Junina em supermercados e mercearias: prepare o estoque

0
343

Já é junho e você já sabe o que isso significa: é o mês de São João e da Festa Junina! A partir de agora, em todos os finais de semana, alguma escola, igreja, clube ou condomínio da cidade vai realizar uma quermesse, com barracas de comidas típicas e brincadeiras, sem falar nos bingos e queimas de fogos. Ô trem bão!

 

O varejo também entra no clima, aproveitando as oportunidades de vender mais com uma das datas comemorativas mais gostosas do ano. Claro, quando se fala em Festa Junina, grande parte do público pensa imediatamente em uma coisa: comer muito bem! Por isso, supermercados e mercearias precisam preparar o estoque para atender às demandas dos clientes nessa época do ano.

É varejista e não sabe o que comprar para abastecer o estoque junino? Fique tranquilo, neste post você confere uma lista de itens típicos da festa que não podem faltar nas prateleiras dos supermercados e mercearias. Leia e programe suas compras!

Em foco, ilha temática de supermercado com itens de festa junina. No fundo, clientes andam pelos corredores.

Pratos típicos prontos

Além de diferenciar seu negócio da concorrência, a grande “sacada” de colocar alimentos prontos no estoque é a possibilidade de conquistar o cliente pela conveniência. Afinal, muitas pessoas querem organizar ou participar de uma Festa Junina, mas não podem gastar horas encostadas no fogão, cozinhando. É o caso, por exemplo, dos pais que trabalham e, nessa época, precisam enviar um “pratinho” para a festinha dos filhos na escola.

Se seu supermercado já tem um setor de rotisseria, adicione opções juninas aos pratos oferecidos – molho de cachorro quente, canjica e caldos, quem sabe até hot dogs e pasteizinhos sob encomenda. Caso não tenha esse espaço, crie barraquinhas mais simples para vender outros pratos juninos, no estilo de pequenas ilhas de degustação.

Algumas opções de comidas prontas para vender nas Festas Juninas:

  • Amendoim doce;

Ingredientes para receitas de Festa Junina

Enquanto para algumas pessoas a conveniência é prioridade, para outras, toda a graça da festa junina está justamente em preparar os pratos típicos à moda antiga. Nada mais saboroso do que uma canjiquinha ou um bolo de fubá caseiros!

Pensando nesse público, é importante que os supermercados e mercearias também abasteçam seus estoques com os principais ingredientes juninos. Esse é o mínimo que todo varejista alimentar faz. Por isso, confira a lista de compras para não sair em desvantagem e perder a clientela.

Indispensáveis para o estoque junino:

  • Espiga de milho seco ou fresco;
  • Paçoca;
  • Canjica;
  • Amendoim;
  • Queijo;
  • Salsicha para cachorro quente;
Menina vestida de caipira para Festa Junina, soprando bolhas de sabão.

Bebidas quentes

Junho é um mês frio, por isso, um dos elementos mais marcantes das Festa Juninas são as bebidas que esquentam os foliões. O quentão, o vinho quente e o chocolate quente ajudam a manter o povo aquecido e animado nas quermesses que, tradicionalmente, acontecem à noite. Em função disso, os supermercados e mercearias devem estar com o estoque pronto para receber o cliente que quer preparar essas delícias.

Uma boa dica é oferecer alternativas com preço acessível. Se o cliente vai usar a bebida para preparar uma receita, não deve estar tão preocupado em comprar a marca importada mais cara do mercado, não é mesmo? Por essa razão, destaque nas suas prateleiras as opções de valor médio a baixo. Melhor ainda é fazer uma boa promoção com esses itens.

Com álcool ou sem álcool? Bebidas para Festa Junina

Além disso, não se esqueça de manter o estoque básico de bebidas não-alcoólicas bem abastecido, com refrigerantes, água, sucos e até mesmo leite para as receitas típicas.

Itens decorativos

A decoração faz toda a diferença para construir o clima de uma verdadeira Festa Junina. A celebração mais aguardada de junho tem origem caipira, por isso, é necessário dar um ar rústico e, ao mesmo tempo, vibrante aos ambientes que vão entrar na brincadeira.

Existem muitos itens que podem ser vendidos para a decoração, refletindo a essência da festa.

Entre as opções de ornamentos e adereços:

  • Chapéus de palha;
  • Fitas coloridas;
  • Papel crepom;
  • Papel de seda colorido;
  • Linhas e barbantes.

Mesmo que você não tenha a intenção de vender itens para decoração de festa junina, ainda vai precisar comprá-los para uso próprio. O motivo é simples: a ambientação faz parte de uma estratégia bem sucedida para atrair clientes em qualquer data comemorativa.

Diversos varais de bandeirinhas coloridas e alguns balões de Festa Junina pendurados.

Itens de expediente

Nem tudo que os clientes buscam na época de Festa Junina é temático. Muitos itens de expediente são indispensáveis para uma festa de São João e os supermercados e mercearias não podem deixar faltar esses produtos!

A Festa Junina do seu cliente vai precisar de:

  • Talheres de plástico;
  • Saco plástico para hot dog;
  • Potes descartáveis;

Lista pronta? Agora que você já sabe o que os supermercados e mercearias precisam colocar no estoque para atender os clientes em mês de Festa Junina. Que tal descobrir como faturar mais nessa época? Confira dicas para vender muito nas festas juninas!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome