O varejo de autopeças pode ser muito lucrativo. O empreendedor precisa contar com bons fornecedores para poder ter preços competitivos e um bom mix da categoria. Uma distribuidora de peças automotivas de confiança é o que todo lojista precisa.
Você sabia que o Martins trabalha com esse sortimento? São centenas de itens dos melhores fabricantes para você comprar por atacado e com valores bem acessíveis. Está na hora de você cogitar a ampliar o mix da sua loja!
Se você atua diretamente com esse nicho, tem muitas oportunidades de compras por meio dos nossos canais de vendas: portal e Aplicativo Martins Online. Mas se você é de outros segmentos, também está no lugar certo para ampliar o seu mix de produtos automotivos.
Você pode abrir uma seção no seu supermercado ou na sua loja de material de construção para ofertar ao seu cliente o essencial de uma distribuidora de peças automotivas. Continue aqui com a gente que vamos te mostrar como fazer isso.
Mercado de peças automotivas
Para quem já é do segmento, talvez meias palavras bastam. Mas sempre é bom a gente se atualizar sobre as demandas do mercado, quais são os indicadores e o que esperar dele.
A venda de peças automotivas vive um bom momento nos últimos anos. De acordo com o 43º relatório da Webshoppers, o segmento cresceu consideravelmente na internet.
Em 2019, a evolução nas vendas foi de 44% em relação ao ano anterior. O ticket médio estava R$ 536. Infelizmente com a pandemia, os números despencaram em 2020 com menos veículos circulando nas ruas.
A boa nova é que o cenário voltou a se recuperar. O relatório do Sindipeças revelou que a venda de peças automotivas para montadoras aumentou 30,4% no primeiro trimestre de 2022.
Se a indústria vai bem, a distribuidora de peças automotivas e o próprio varejo também são impactados positivamente. Pode fazer suas apostas!
Varejo de peças automotivas: como ter sucesso
A venda de produtos automotivos tem um potencial muito grande para o faturamento da loja devido à constante necessidade de manutenção veicular. Todo ano precisamos fazer a revisão do carro pelo menos uma vez.
Além disso, a reposição de peças automotivas também é muito necessária em caso de dano ou acidente dos veículos. Ou seja, itens indispensáveis para o dia a dia de todo motorista.
A necessidade nós já sabemos que existe. Agora não basta ser um mercado promissor se você não apostar nas estratégias certas para ampliar as vendas na sua loja de peças automotivas e demais produtos relacionados à categoria. Por isso estamos aqui!
Vamos indicar algumas dicas para você bombar as suas vendas e o sortimento da sua loja, agradando sempre o cliente em 1º lugar.
1. Mix essencial
Se você já atua como loja especializada no segmento de peças automotivas, precisa incrementar o mix. Agora se você quer inovar e oferecer uma seção especial de peças automotivas na sua loja, precisa contar com um mix essencial para atrair o cliente.
Além das peças, outros produtos automotivos têm uma boa saída nas lojas varejistas. O Martins conta com um catálogo de oportunidades e é uma referência em distribuidora de peças automotivas.
Olha só as sugestões do mix que eu preparei para você:
- Desengripante/Antiferrugem
- Compressor de Ar Automotivo
- Auto radio
- Mini Geladeira
- Extensor Para Bagageiro
- Spray de Envelopamento
- Alto falante
- Fusível automotivo
- Câmera de ré
- Cabo para reboque
- Ventilador
- Cabo de bateria
- Teste de bateria
- Cera automotiva
- Detergente com cera automotiva
- Portal fusível
- Limpa pneus
- Luva de polimento
- Kit Lâmpadas Led Automotiva Efeito Xenon
- Fita Crepe Automotiva
- Carregador chaveado
2. Compre e venda online
A venda e a compra de peças automotivas na internet pode ser um caminho bem vantajoso para o seu negócio. Você sabia que 41% dos consumidores que entram em lojas automotivas buscaram as marcas em sites de busca antes?
Foi o que também revelou o relatório Webshoppers de 2020. Além dos sites de busca, eles também pesquisam por autopeças nas redes sociais (10%), por indicações (9% dos acessos) ou ainda pesquisando diretamente por uma marca (8% dos acessos).
Esses dados reforçam a importância de você investir na sua marca nas plataformas online. Mais do que contar com as redes sociais da sua loja, você precisa ter uma presença online efetiva.
Estar dentro de um marketplace é um dos caminhos. Quando você coloca uma loja para vender em um marketplace de credibilidade, você garante maior visibilidade para o seu negócio.
Além disso, aumento no faturamento, baixo custo para o investimento, maior competitividade do mercado, entre outros benefícios. Se precisar de ajuda nesse quesito, conte com a gente também!
Por outro lado, comprar de uma distribuidora de peças automotivas na internet também garante muitas vantagens para a sua loja. Já foi conferir o mix automotivo disponível no portal do Martins?! Na plataforma você compra com segurança e eficiência.
Só no martinsatacado.com.br você tem acesso rápido às suas categorias favoritas. É a compra feita com poucos cliques e sem aquela burocracia toda que dá até preguiça num processo de compra em uma distribuidora de peças automotivas convencional.
3. Como comprar
Para comprar no marketplace do Martins e ter acesso às vantagens exclusivas para lojistas você só precisa ter um CNPJ válido para fazer o seu cadastro, que por sinal é bem simples!
Ao acessar http://www.martins.com.br/, insira o CNPJ e os demais dados solicitados como e-mail e telefone. Aí é só criar a senha de acesso e esperar o e-mail de confirmação do cadastro, que chega rapidinho.
Comprar também é muito simples. Olha só esse passo a passo:
- Insira o seu login com e-mail e senha para entrar;
- Navegue pelas categorias desejadas ou na guia de busca;
- Escolha os produtos desejados;
- Vai adicionando no carrinho;
- Pronto, só concluir o pedido e aguardar a entrega que costuma ser bem rápida.
E anota mais essa dica: seja pelo aplicativo ou pelo Martins.com.br, você acumula créditos em todas as suas compras com o Benefícios Exclusivos Martins (BEM), o primeiro programa de relacionamento do atacado.
Funciona como um cashback, sabe, em que você pode usar esses créditos de diversas formas: fazer novas compras; usar em projetos de modernização para sua loja; e receber consultorias e treinamentos do time Martins.
4. Atraia o cliente com promoções
Quando você tem produtos que estão há muito tempo no estoque ou no armazém da loja, a tática primordial é criar uma oferta que estimule a venda desses produtos. O mesmo pode ocorrer com uma categoria nova que você passa a vender.
O cantinho de peças automotivas e acessórios da categoria merece o devido destaque na loja. A melhor forma de fazer isso é atraindo os olhares do cliente por meio de promoções.
Julho é temporada de férias e muitas famílias saem para viajar. Aproveite para dar aquela guinada na categoria de peças e acessórios automotivos para deixar o carro do cliente “nos trinques” para pegar a estrada.
Cabe também fazer um kit de produtos para limpeza e polimento de veículos. Esse combo promocional vai atrair distribuidoras de peças automotivas, lava a jatos, concessionárias, entre outras lojas do segmento.
5. Layoutização da loja
O design da sua loja e das prateleiras vão influenciar, e muito, na decisão de compra do consumidor. Então, destaque a categoria de peças e acessórios automotivos para atrair o consumidor a passar pelo ambiente do mix especializado e levar algo.
Invista em padronização de cor, iluminação e organização para destacar o setor. No caso de item em oferta, dê destaque estratégico na loja para que o cliente se sinta impulsionado a levar o produto.
Gostou da nossa conversa de hoje? Então continue com a gente, até porque o que não falta por aqui é conteúdo bom para você, para o seu negócio. Falando isso, confira os segredos para fazer uma promoção de vendas de sucesso!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.