Lanche para crianças: mix saudável na mira dos pais

Tempo de Leitura: 4 minutos
mãe e filha colocando lanche para crianças na mochila

Sumário

O retorno às aulas presenciais levou a despertar, novamente, a preocupação dos pais com o lanche para crianças. A rotina alimentar mudou durante as atividades remotas e é preciso manter os bons hábitos que impactam na saúde dos filhos.

De acordo com a Euromonitor Internacional, o Brasil cresceu, em média, 4,41% até o ano passado no setor de alimentação saudável. A estatística reforça a atenção que as famílias brasileiras passaram a ter, incluindo produtos mais nutritivos no cardápio.

Seja para compor a lancheira da escola ou para o dia a dia em casa, o problema é que ainda existe uma grande dificuldade em achar alimentos mais saudáveis para incluir no lanche das crianças.

Hoje, vamos pensar pelo ponto de vista do consumidor e montar algumas opções de lanche para crianças com foco na qualidade de vida. Além disso, vamos te mostrar o quanto é importante estar atento a esse sortimento.

Desnutrição X obesidade infantil

Os problemas envolvendo a falta de uma rotina de hábitos alimentares saudáveis são inúmeros,mas dois precisam ser levados em consideração: a obesidade e a desnutrição infantil.

Você sabia que 1 em cada 10 crianças de até 5 anos enfrenta um quadro de sobrepeso ou obesidade infantil? Pois é. Essa pesquisa inédita do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) foi divulgada neste ano e traz esse cenário crítico para refletirmos.

Já em relação às crianças que são menores de cinco anos, 7% apresentam sobrepeso e 3% enfrentam a obesidade infantil. Fatores de risco que prejudicam o desenvolvimento da criança e podem até acarretar problemas de saúde mais graves.

No outro extremo do problema temos a desnutrição infantil. Ela ocorre quando a criança tem deficiência ou excesso de nutrientes no organismo por causa de uma dieta alimentar não saudável.

Até setembro de 2021, a porcentagem de crianças com até 5 anos atendidas pelo SUS com peso inadequado era de 13,78%. Estamos falando em cerca de 3 milhões de crianças nessas condições.

A criança desnutrida tem a imunidade mais baixa, ficando mais suscetível a doenças comuns da infância. Por isso, o mercado varejista também precisa atuar no âmbito da responsabilidade social e orientar mais as famílias sobre esses temas bastante relevantes.

Essa ação deve começar impulsionando as vendas de alimentos saudáveis para o público infantil. A demanda é urgente e a ação é necessária!

O que levar na lancheira

Então, qual seria o lanche para crianças ideal?, perguntam os pais. Analisamos um compilado de entrevistas com especialistas e vamos responder os itens necessários.

As famosas bolachas recheadas, bolo industrializado e refrigerante devem ficar de lado pelo menos nesse caso. A criança gasta energia diariamente e precisa repor os nutrientes, ficando longe de produtos ultraprocessados.

Na hora de montar a lancheira, o consumidor vai pensar nas fontes de nutrientes que precisa propor para os filhos. E dá para pensar em muita coisa gostosa, acessível e nutritiva. Por exemplo, frutas da estação, que podem ser consumidas como vitaminas ou até mesmo uma salada de frutas.

Basta usar a criatividade e fazer a equivalência entre os ingredientes. Assim o lanche para crianças não fica enjoativo. Um exemplo são as fontes de carboidrato. Os pais podem optar por bolo caseiro, torrada com patê artesanal, pipoca e sanduíches naturais.

Quando o assunto é proteína, iogurte, ovo e queijos são ideais. As variações são importantes e caem super bem no lanche para crianças.

O que ter no meu mix

A alimentação infantil precisa ser um tema pensado pela comunidade como um todo. É importante que você esteja atento ao comportamento alimentar das famílias, e escolha priorizar na sua loja a venda de nutrição saudável.

Isso vai te diferenciar dos demais e ajudar a conscientizar o público para adquirir alimentos saudáveis. Ainda que, em grande parte das vezes, o valor agregado a essas categorias seja maior.

É investimento em saúde, e também é cuidado com os filhos e as futuras gerações do país! Pensando nisso, preparamos uma lista de alguns alimentos que você precisa ter na loja para ajudar os pais na preparação do lanche para crianças.

Bebidas para crianças

Não podemos esquecer das bebidas, que são essenciais no lanche para crianças. Por mais que refrigerantes e sucos de caixinha estejam no topo da procura, existe também a possibilidade de priorizar bebidas mais saudáveis.

Por exemplo:

Uma dica é você deixar parte desse mix de bebidas em expositores refrigerados para facilitar a vida daquele pai que providencia o lanche para crianças na última hora.

Lanche para crianças X Hora das vendas

Faça uma boa exposição desses produtos para despertar a atenção dos clientes. Você também pode criar uma campanha para incentivar a venda de produtos focados na alimentação infantil.

Importante ainda trabalhar com mais de uma marca desses produtos saudáveis, para dar opção de escolha ao consumidor.

Nas redes sociais da sua loja, divulgue os produtos trazendo receitas criativas. Pode ser por vídeo ou um post carrossel no feed. A ideia é mostrar o preparo às crianças, para que elas tenham ainda mais interesse na alimentação.

Uma boa ideia é também ensinar aos pais formas criativas de fatiar pães, bolos, frutas e principalmente legumes pré-prontos para o consumo e assim incentivar a vontade de comer nos pequenos.

Agora que você sabe qual mix trabalhar e já foi inspirado com algumas sugestões para as estratégias de venda da categoria de alimentação infantil saudável, é hora de colocar a mão na massa e preparar as vendas.

E já que estamos falando de crianças, aproveite para ler sobre o consumidor infantil e sua influência na decisão de compras dos pais.

Até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima