Home Destaque 6 Produtos que não podem faltar no seu mix de materiais de...
Homens erguendo um prédio: o seu mix de materiais de construção pode servir para conquistar clientes.

6 Produtos que não podem faltar no seu mix de materiais de construção

0
664

Tá abrindo uma loja de materiais de construção e não sabe ainda o que incluir no mix de materiais de construção? Ou então já tem a loja há muito tempo mas tá querendo subir as vendas para lucrar mais? Então você precisa variar seus produtos!

Se você tiver na sua loja produtos que são sempre necessários, como fitas e peças que precisam de manutenção constante, você vende mais e tem maior capacidade de fidelização. Mas você não pode pensar só no maridão ou na dona de casa fazendo alguns reparos ou furando uma parede. É importante pensar também nos profissionais.

Homens erguendo um prédio: o seu mix de materiais de construção pode servir para conquistar clientes.

Nesse artigo temos várias sugestões de itens que você pode incluir no seu mix de materiais de construção para ajudar a garantir mais vendas. Ficou interessado? Então vamos juntos!

Como montar seu mix de materiais de construção

Quando for montar o mix de materiais de construção, não esqueça de incluir pelo menos uma cola, um produto de uso múltiplo (como a lona ou o arame) e alguns itens complementares da construção, como veda laje e extensões elétricas. Veja alguns exemplos:

Colas epoxi

A cola epoxi é muito importante no seu mix de materiais de construção, pois é um item que tem dois públicos diferentes como alvo: o cliente comum e o profissional.

Essas colas são importantes para os profissionais, servindo principalmente para o acabamento das construções. Por ser útil em vários momentos, o produto também é interessante para o cliente comum, que pode usá-la para fazer ele mesmo pequenos reparos e acabamentos.

As colas epoxi são muito boas para conquistar clientes nos dois públicos, e um profissional pode eventualmente indicar a loja para seus clientes que estão construindo. É assim que se fideliza o cliente!

Fita isolante

A fita isolante é necessária em várias situações no dia a dia, especialmente na hora de lidar com a rede elétrica das construções. Incluir a fita isolante no seu mix de materiais de construção também vai atrair profissionais para comprar na sua loja.

Além da fita isolante, você pode incluir a fita veda-rosca, que é muito usada para impedir vazamentos na parte hidráulica da casa. Outra fita que vale a pena incluir no seu mix de materiais de construção é a fita crepe, conhecida nem tanto por sua força, mas por sua durabilidade.

Ferramentas penduradas: você pode incluir no seu mix de materiais de construção itens que vendem regularmente.

Fitas em geral são um tipo de produto altamente consumido não apenas em residências. Incluí-las no seu mix de materiais de construção pode se tornar uma ótima forma de conquistar novos clientes para seu negócio.

Arame

Pode perguntar para seus clientes que trabalham com construção civil: o arame recozido é o mais utilizado para firmar vergalhões da estrutura. Por isso, é interessante ser fornecedor desse material e manter sempre um grande estoque.

O arame recozido pode ser um diferencial da sua venda e se juntar ao tijolo e à areia na construção, para garantir que o cliente leve tudo em uma loja só com todas as vantagens que o frete único vai render.

Além do recozido, você pode vender o arame galvanizado, usado em cercas, alças de balde e outras produções industriais. Essa variedade é mais usada quando o arame fica visível, porque é esteticamente mais agradável.

Lixa D’água

A lixa d’água é muito usada na construção civil para acabamentos e isso a torna muito interessante de incluir no mix de materiais de construção.

Ela pode ser indicada para clientes que forem comprar azulejos e outros itens do acabamento e precisam aparar pontas e lixar madeira, tornando a lixa um lucro extra e aumentando sua rentabilidade por venda.

Muitas atividades fora da construção também usam a lixa d’água. Ela é muito associada à carpintaria e ao trabalho em automecânicas, o que pode ajudar a atrair outros perfis de clientes para os produtos da sua loja.

Equipamento de pintura

Quer ter à disposição um produto que tem uma alta procura e ainda atrai clientes dispostos a comprar mais de um item por vez? Então você precisa incluir no seu mix de materiais de construção equipamentos de pintura, como o rolo de lã ou espuma e os suportes de rolo.

Os rolos são interessantes porque, por mais que sejam laváveis, eles perdem a eficiência conforme o uso e precisam ser substituídos o tempo todo. Isso vai gerar visitas frequentes ao seu negócio, o que eventualmente se converte em vendas mais lucrativas.

Lona preta

A lona preta é um coringa da construção: serve para proteger materiais da chuva, resguardar o local contra observadores curiosos, ajudar no transporte da matéria-prima, impedir a passagem de sujeira para áreas já terminadas da obra, etc.

Galpão de construção: um mix de materiais de construção variado ajuda a vender mais.

Além disso, a lona é um grande atrativo para novos clientes por ser útil para praticamente qualquer tipo de pessoa. Ela tem tantas utilidades para além da construção que seria impossível listar todas, mas a gente tenta pra você. Dá pra usar para:

  • Fazer estufas de plantas;
  • Forrar o fundo da barraca;
  • Tampar vãos por janelas ou portas quebradas;
  • Proteger materiais dos raios de sol;
  • Isolar qualquer tipo de ambiente;

Dentre vários outros. A lona é multiuso e pedida certa em lojas de materiais de construção!

por exemplo, fazer estufas de plantas, forrar fundos de barracas de camping e substituir temporariamente vidros de janelas quebradas.

É super importante fazer um mix de materiais de construção variado, que cubra várias necessidades do seu cliente e traga oportunidades para conquistar a fidelidade de novas pessoas.

Esses são produtos do cotidiano, que servem tanto para o consumidor final “pai de família” quanto para a venda em quantidade para grandes construtoras ou pedreiros autônomos.

No entanto, temos um probleminha aí: mesmo que você fature alto quando vende em quantidade, esse mix de materiais de construção te dá uma margem de lucro bem pequena quando seu cliente só precisa de um pouco de lona aqui, uma fita isolante ali.

Quem precisa comprar materiais de construção também pode precisar de outros itens um pouco mais caros e sofisticados, de saída moderada, e é importante que você os venda pra ganhar um pouquinho a mais e pra satisfazer todos os clientes. Só uma furadeira, por exemplo, já te dá o lucro que metros e metros de lona iriam trazer para a sua loja.

Quer mais sugestões de produtos? Então vem com a gente!

Vai comprar materiais de construção? Não se esqueça das ferramentas elétricas!

O mix de materiais de construção não pode ser homogêneo, contendo somente produtos mais baratos, como lona e pregos, ou muito caros, como equipamentos pesados. É necessário um equilíbrio para manter o ticket médio em índices adequados sem perder a freguesia. Vamos ver alguns itens que você pode oferecer?

Furadeira

Quem vai comprar materiais de construção na sua loja espera encontrar algumas ferramentas padrão também. A furadeira provavelmente é a mais básica e requisitada de todas, tanto que ela é vendida até em supermercados e lojas de departamentos.

mix de materiais de construção: furadeira elétrica em superfície de madeira

A furadeira é um item essencial em qualquer loja de materiais de construção. Suas utilidades são muitas e, como você bem sabe, vão muito além de simplesmente furar buracos. Quando você oferece a furadeira no seu estabelecimento, está vendendo para todo tipo de profissional e também para os amadores que só precisam de um item versátil para fazer pequenos reparos em casa.

E isso sem contar o preço, né? Com a venda de apenas uma furadeira sua margem de lucros vai lá em cima e você consegue subir o seu ticket médio sem fazer muito esforço. Ela é um dos itens do mix de materiais de construção que praticamente se vende sozinho, e o melhor: ter o apoio da marca fala alto no argumento de vendas da sua equipe.

Parafusadeira elétrica

Comprar materiais de construção, para o consumidor final, é uma questão de necessidade e praticidade. A necessidade é o que faz o produto vender, mas a praticidade é aquele detalhe extra que também aumenta seu ticket médio.

É por isso que a parafusadeira elétrica deve estar no seu mix de materiais de construção. A necessidade que ela vence é bem óbvia: parafusar. Porém, isso pode ser feito com uma chave de fendas de R$ 5 reais. As pessoas compram a parafusadeira porque ela é prática e simples de operar.

Pense no último montador de móveis que foi na sua casa. Muito provavelmente ele tinha uma parafusadeira elétrica pra não precisar ficar girando chave até cansar. Ele faz isso por um motivo simples: usar esse produto é muito mais fácil e rápido, o que torna seu trabalho mais eficiente.

Agora pense na quantidade de profissionais que usam essa mesma estratégia. Pense também nas pessoas que não tem muito manejo com ferramentas. Só aí já dá pra ver o motivo de investir na parafusadeira pro mix de materiais de construção, não é?

Esmerilhadeira

Essa já é uma ferramenta mais profissional e robusta. Sua função é fazer cortes em todo tipo de metal, lixá-los e tirar rebarbas e arestas. Normalmente, quem vai comprar a esmerilhadeira são profissionais da metalurgia, mecânicos especializados em reformas de carros, escultores, etc.

mix de materiais de construção: Esmerilhadeira em operação soltando faíscas

Apesar de mais aprimorada, dá pra ver como essa máquina atende vários nichos, não é? Ao comprar materiais de construção pra sua loja, esse deve ser um dos seus principais critérios de escolha. Quanto mais pessoas seu mix alcançar, melhor!

Serra mármore e serra circular

Esses dois itens também são obrigatórios na hora de construir seu mix de materiais de construção. A serra mármore possui disco diamantado para o corte de pisos e materiais mais robustos, como o concreto, tijolos, ardósia, azulejo, etc.

mix de materiais de construção: serra circular cortando concreto

Já a serra circular, mais conhecida como Makita – essa é a marca, não o equipamento! -, serve para cortar materiais mais macios, como a madeira. É como se fosse um serrote automatizado e de alta performance.

Ao comprar materiais de construção, você simplesmente precisa desses dois equipamentos. Primeiro porque eles são razoavelmente indispensáveis – fazer o que eles fazem manualmente dá muito trabalho -, e depois porque eles atingem mais público, como você pôde notar: pedreiros, escultores, assentadores de piso e profissionais de pedreiras usam a serra mármore, enquanto carpinteiros e profissionais amadores vão precisar da circular.

Comprar materiais de construção não tem mistério uma vez que você percebe o quão abrangente você pode ser nas suas escolhas. Ofereça esses produtos que sugerimos e prepare-se para vender muito e faturar alto!

Se quiser aprender a transformar o seu mix de materiais de construção em oportunidades para vender muito, dá uma olhada também no nosso artigo sobre merchandising no pequeno varejo.


Deixe um Comentário!