Home Destaque 6 Produtos que não podem faltar no seu mix de materiais de...

6 Produtos que não podem faltar no seu mix de materiais de construção +4 BÔNUS

0
14973

Tá abrindo uma loja de materiais de construção e não sabe ainda o que incluir no mix de materiais de construção? Ou então já tem a loja há muito tempo mas tá querendo aumentar as vendas e lucrar mais? Então você precisa variar seus produtos!

 

Se na sua loja houver produtos que são sempre necessários como fitas e peças de pequenos consertos, você vende mais e tem maior capacidade de fidelização. Mas, não pense somente no maridão ou na dona de casa fazendo alguns reparos ou furando uma parede. É importante pensar também nos profissionais.

https://www.falamart.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Jornal-Martins-Constroi_41_.pdf.pdf

Mas, para começar, o Flávio Tannus, Diretor de Compras do Segmento de Construção e Agroveterinários do Martins.com.br, contou um pouco mais sobre a tendência dos Varejos Alimentares venderem alguns itens de construção em mercados e supermercados. Tudo isso no Flix do Varejo – a plataforma com absolutamente tudo o que a sua loja precisa em relação a treinamento e qualificação. Assista abaixo:

Selecionei várias sugestões de itens que você pode incluir no seu mix de materiais de construção para ajudar a garantir mais vendas. Ficou interessado? Então vem comigo!

Como montar seu mix de materiais de construção

Quando for montar o mix de materiais de construção, não esqueça de incluir itens indispensáveis como cola, produtos de utilidades múltiplas (como a lona ou o arame) e itens complementares da construção como veda laje e extensões elétricas. Veja alguns exemplos:

Colas epoxi

A cola epoxi é muito importante no seu mix de materiais de construção, pois é um item que tem dois públicos-alvo diferentes: o cliente final e o profissional.

Essas colas são importantes para os profissionais porque servem, principalmente, para o acabamento das construções. Além disso, podem ser úteis em vários momentos. Já para os clientes finais, o produto também é interessante porque podem utilizá-la para pequenos reparos e acabamentos.

Ter esse tipo de cola em sua loja é uma ótima estratégia para conquistar clientes dos dois públicos. Inclusive, um profissional pode, eventualmente, indicar a loja para seus clientes que estão construindo. Uma grande oportunidade para iniciar a fidelização do cliente e, quem sabe, fazer parcerias com grandes profissionais da área concedendo descontos em listas completas de materiais!

Fita isolante

A fita isolante é necessária em várias situações no dia a dia, especialmente na hora de lidar com a rede elétrica. Incluir o produto no seu mix de materiais de construção também vai atrair profissionais da área que precisam do material em grande demanda.

Além da fita isolante, você pode adicionar a fita veda-rosca que é muito usada para impedir vazamentos na parte hidráulica da casa. Outro produto que vale a pena incluir nesse mix é a fita crepe, conhecida por sua durabilidade e versatilidade de uso.

Vários martelos com cabo marrom e cabeça de ferro, organizados um ao lado do outro.

Fitas em geral são um tipo de produto altamente consumido não apenas em residências mas também em empresas em geral – não se esqueça da fita de embalagem. Incluí-las no mix da sua loja pode se tornar uma ótima forma de conquistar novos clientes para seu negócio.

Arame

Pode perguntar para seus clientes que trabalham com construção civil: o arame recozido é o mais utilizado para firmar vergalhões da estrutura. Por isso, é interessante ser fornecedor desse material e manter sempre um grande estoque.

O arame recozido pode ser um diferencial da sua venda, principalmente se juntar ao tijolo e à areia de construção. Para garantir que o cliente leve tudo da sua loja, alinhe promoções e vantagens, quem sabe um frete único? As vendas vão render muito!

Além do recozido, você pode vender o arame galvanizado, muito utilizado em cercas, alças de balde e outras produções industriais. Essa variedade é mais usada quando o arame fica visível, porque é esteticamente mais agradável.

Lixa D’água

A lixa d’água é muito usada na construção civil para acabamentos e isso faz dela um coringa para incluir no mix de materiais de construção.

Ela pode ser indicada para clientes que forem comprar azulejos e outros itens de acabamento, em que é necessário aparar pontas ou lixar madeiras. Ou seja, oferecer produtos que combinam entre si é sempre uma oportunidade de lucro extra e aumento da sua rentabilidade por venda.

Muitas atividades fora da construção também usam a lixa d’água. Por exemplo, ela é muito associada à carpintaria e ao trabalho em automecânicas, o que pode ajudar a atrair outros perfis de clientes para os produtos da sua loja.

Equipamento de pintura

Quer ter à disposição um produto que tem uma alta procura e ainda atrair clientes dispostos a comprar mais de um item por vez? Então você precisa incluir no seu mix de materiais de construção os equipamentos de pintura como o rolo de lã ou espuma e os suportes de rolo.

Os rolos são interessantes porque, ainda que sejam laváveis, eles perdem a eficiência conforme o uso e precisam ser substituídos o tempo todo. Isso vai gerar visitas frequentes ao seu negócio, o que eventualmente se converte em vendas mais lucrativas.

Lona preta

A lona preta é outro coringa da construção: serve para proteger materiais da chuva, resguardar o local contra observadores curiosos, ajudar no transporte da matéria-prima, impedir a passagem de sujeira para áreas já terminadas da obra e muitas outras funções que fazem parte da rotina do segmento.

Ao pôr do sol, há duas pessoas construindo um empreendimento com arames de ferro estrutural em evidência.

Além disso, a lona é um grande atrativo para novos clientes por ser útil para praticamente qualquer tipo de pessoa. Ela tem tantas utilidades para além da construção que seria impossível listar todas, mas eu consigo pensar em algumas. Vamos lá:

  • Fazer estufas de plantas;
  • Forrar o fundo de barracas;
  • Tampar vãos de janelas ou portas quebradas;
  • Proteger materiais dos raios solares;
  • Isolar qualquer tipo de ambiente;

Enfim, o fato é que a lona é multiuso e pedida certa na composição do seu mix de materiais de construção!

Viu só como o mix de produtos pode satisfazer as necessidades de vários perfis de clientes? Mas é importante ficar atento: o varejo de construção civil vai muito além! Veja só mais 4 dicas bônus para você sair na frente e vender muito!

Ferramentas

Os clientes nem sempre buscam só produtos na sua loja, as ferramentas são peças chave para quem vai construir ou simplesmente precisa fazer pequenos reparos em casa. Por isso é interessante ampliar o mix para oferecer mais opções no ponto de venda. Veja alguns produtos essenciais:

Na hora de organizar o PDV, estude um layout de loja que faça sentido para a exposição dos produtos de maneira que sejam valorizados e fiquem bem organizados.

Itens pequenos podem ser colocados em gôndolas devidamente identificadas e separadas por categorias. Já os produtos maiores podem ser distribuídos por setores, com etiquetas identificando os produtos e preços.

Produtos elétricos

Uma etapa importante para quem está construindo, reformando ou apenas procurando solucionar problemas elétricos em casa é procurar acessórios relacionados à elétrica. Ter esse tipo de produto pode fazer toda diferença para seu fluxo de caixa.

Imagina só: o cliente percebe a necessidade de uma extensão para ligar o ventilador e corre até sua loja. Chegando lá, tem um atendimento excelente e descobre que o chuveiro que tanto sonhava em comprar está com uma boa condição de pagamento e decide efetuar a compra dos dois produtos!

Com certeza oferecer produtos que solucionam problemas rápidos podem transformar compras imediatas em vendas maiores. Seu cliente fica feliz e você lucra com isso!

Equipamentos de Proteção Individual: EPI

Os equipamentos de proteção individual são super necessários em vários segmentos. Empresas e funcionários procuram com frequência itens de EPI, que constantemente precisam ser trocados para garantir conforto e proteção para quem os usa.

Conheça os produtos mais procurados e fique preparado para não perder nenhuma venda:

  • Botas;
  • Óculos;
  • Máscaras respiratórias;
  • Vestimentas.
Em um fundo de parede de cimento, há dois capacetes de segurança, sendo um laranja e outro branco.

Sabe o que mais é muito importante? Conhecer bem os produtos que você vende e quais as opções que o seu cliente busca.

Agroveterinários

Como assim produtos agrícolas e veterinários no mix de materiais de construção? É isso mesmo! Por mais que possa parecer muito diferente dos produtos convencionais, os produtos são complementares e podem aumentar bastante o seu fluxo de novos clientes, além de colaborar com o lucro no fim do mês. Quer entender melhor? Vou explicar!

Martelos, pás, mata-bicheira, lima, cordas, enxada, pulverizadores, furadeiras e lonas são itens bastante utilizados por produtores rurais na rotina de fazendas. Por isso, incluir esses itens às suas prateleiras posiciona o seu negócio como um verdadeiro solucionador de problemas.

Agora que você chegou até aqui, já percebeu que é super importante oferecer um mix de materiais de construção variado, que cubra várias necessidades do seu cliente e traga oportunidades para conquistar a fidelidade de novas pessoas, não é mesmo?

Se quiser aprender a transformar o seu mix de materiais de construção em oportunidades para vender muito, que tal continuarmos essa conversa falando sobre as melhores maneiras de divulgar o cantinho de Pequenos Reparos do seu Varejo?