O que está em alta no mercado de beleza em 2022

Tempo de Leitura: 5 minutos
mercado de beleza para homem que está cuidando do rosto

Sumário

Cuidar do rosto, do corpo e dos cabelos virou rotina na vida de muita gente. Não se trata mais apenas de uma condição estética, mas também envolve saúde, bem-estar e autoestima. O mercado de beleza inova a cada ano e traz tendências para atender às diversas necessidades dos consumidores.

O setor espera ganhar um grande impulso neste momento em razão da não obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e a flexibilização para casas noturnas e festas. Com o rosto novamente à mostra após dois anos, os consumidores voltaram a comprar mais cosméticos.

De acordo com a associação da indústria da beleza Abihpec, houve um aumento de 10,3% nas vendas no primeiro bimestre deste ano. E a tendência é só melhorar!

Hoje vamos falar o que está em alta no mercado de beleza e como faturar mais de olho no que está por vir. É oportunidade atrás de oportunidade. Vamos aproveitar?!

Sobretudo, variedade

O público agora sai em busca de cosméticos específicos para cada biotipo. Por isso é muito importante ter um estoque variado, até porque todos os dias surgem novos tratamentos e produtos de cuidados pessoais.

O varejo também demanda mudanças e precisa estar alinhado com aquilo que o mercado da beleza está lançando. O ponto chave é ficar atento ao que tem de novo e funcional sendo colocado à disposição dos consumidores. Em seguida, cruzar essas informações com o gosto do público e o perfil dos seus clientes para atender ao que eles estão procurando.

Você deve pensar no seu cliente como um todo. Se lembrar, por exemplo, que os homens também têm se preocupado cada vez mais com a beleza e o bem-estar, contribuindo muito para o faturamento do setor.

A grande aposta está nos homens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. São cerca de 10 milhões de consumidores nessa faixa etária e que prometem movimentar o mercado de men care.

Conforme a Associação Brasileira de Produtos de Higiene e Limpeza e Afins (Abisa), neste ano as vendas de produtos de higiene e beleza e cuidados pessoais masculinos podem crescer 30,8%, chegando a uma receita de R$ 25,8 bilhões no Brasil. Isso representaria o segundo maior mercado consumidor do segmento no mundo.

Os cuidados com a beleza masculina ficaram ainda mais acentuados com as grandes empresas do mercado explorando produtos voltados à saúde e à qualidade de vida dos homens.

Se antes a gente só via campanhas de perfumaria e loções para barbear, hoje já há uma forte tendência de cosméticos para cabelos e também para a pele com o apelo ao autocuidado masculino.

E o seu sortimento? Há espaço nas gôndolas da sua loja e variedade para a venda de produtos de beleza para os homens?

Novidades em cuidados com os cabelos

Instantaneidade é a palavra de ordem dos mais recentes lançamentos da linha capilar. Marcas prometem resultados imediatos já no primeiro uso do produto e isso está fazendo os olhos dos consumidores brilharem.

Para o cuidado diário dos fios, máscaras de hidratação que estão surgindo no mercado de beleza têm o intuito de promover um efeito reparador dos cabelos de forma mais rápida que a hidratação tradicional. Uma fórmula que poupa dinheiro e tempo atraindo o consumidor.

O Boticário, por exemplo, lançou recentemente um sérum concentrado com ingredientes que penetram todas as camadas da cutícula do fio para reposição de queratina.

Além disso, a marca Eudora também apostou em uma linha capilar de tratamento imediato para cicatrizar 100% as áreas ressecadas do cabelo.

A higienização do couro cabeludo é a aposta de linhas de cosméticos que promovem a saúde capilar desde a raiz, limpando e oxigenando a região da cabeça sem agredir os cabelos. As novas fórmulas vendem o poder de remover células mortas e resíduos para controle da oleosidade e nutrição dos fios.

Novidades em skincare

Usar produtos que atuem como anti-inflamatórios é uma tendência em skincare em substituição a tratamentos mais agressivos como o retinol ou peelings feitos com ácidos. O intuito é fortalecer a camada protetora e o microbioma da pele facial.

Os cuidados com a pele em casa continuam em alta neste ano com o uso de máscaras faciais, hidratantes, loções noturnas e uso de protetor solar específico para o rosto.

O que deve seguir como forte tendência para esse ano também, neste contexto de cuidados com a pele em casa, é a chamada máscara de LED. O produto se molda ao rosto com o objetivo de rejuvenescer e tonificar a pele com tratamento à base de luz de LED.

A cor da luz influencia no resultado do tratamento. De acordo com as fabricantes, a máscara de LED de luz azul tem efeito bactericida e é ideal para o tratamento de acnes e clarear a pele.

Já a máscara com luz amarela tem o intuito de drenar a pele e promover elasticidade das fibras cutâneas. A luz vermelha tem atuação anti-inflamatória e cicatrizante. O produto pode ser encontrado no mercado de beleza entre R$ 220 e mais de R$ 2 mil, em média.

Claro que esse tipo de tratamento demanda um procedimento prévio com limpeza profunda da pele facial. Por isso, a necessidade do consumidor contar com os produtos de skincare básicos em casa.

Já ouviu falar sobre ATP? Pois vai ouvir muito ainda. O ATP, ou melhor, a energia das células da pele está sendo o foco de novos produtos no mercado de beleza para atuar na ativação da energia celular cutânea. Isso quer dizer mais rejuvenescimento da pele e pouco (ou nenhum) dano.

Preocupação também com o corpo

Os cosméticos anti estresse vêm tendo grande apelo no mercado da beleza e seguem como tendência para 2022 quanto aos cuidados com a pele do corpo. Eles atuam também nessa renovação celular que falamos, deixam a pele ainda mais viçosa, com o aspecto saudável e revitaliza a arquitetura cutânea durante o sono.

Igualmente em alta, os cosméticos com ação prebiótica e probiótica vão promover o aumento das defesas da pele e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na absorção de nutrientes pela superfície cutânea. É a preocupação com o cuidado profundo da pele!

Mas é preciso fazer um alerta! Os cuidados com a pele do corpo nem sempre estão nas prioridades dos tratamentos de beleza ou na rotina de cuidados pessoais em casa.

Cabe ao varejo trabalhar em parceria com o setor produtivo campanhas de conscientização para a importância dos cuidados com a pele do corpo .

Uma pesquisa realizada pela CeraVe, junto a dermatologistas de vários países, identificou que as partes do corpo mais negligenciadas nos cuidados diários são as pernas e pés (59%), pescoço (37%), braços e cotovelos (35%).

Os principais ingredientes para hidratação corporal apontados pelos especialistas no estudo foram as ceramidas, que ajudam a manter a barreira de proteção da pele longe de danos e assegurando a umidade. Além disso, produtos com filtro de proteção solar e ácido hialurônico.

Não deixe faltar no seu mix produtos com esses ingredientes. O consumidor está antenado e busca por itens que tenham esses dados em suas composições.

Produtos veganos e in natura

O consumo consciente e responsável já vinha sendo disseminado pelo mercado de beleza nos últimos anos. Inspiradas pelas celebridades, que cada vez mais se expõem de cara lavada nas redes sociais e com discursos anti produtos de origem animal, as consumidoras passaram a se interessar por essas linhas.

Com isso, o mercado de beleza sinaliza uma grande procura por produtos como maquiagem natural e cosméticos veganos. A defesa é de que é possível ter a pele e os cabelos bem nutridos com produtos in natura.

E a tendência clean beauty vem ainda mais forte para 2022, viu?! A Nielsen divulgou uma pesquisa que revela exatamente essa tendência mundial de uma beleza sustentável, livre de ingredientes artificiais e marcas preocupadas com o meio ambiente.

Para os consumidores de produtos de beleza, 40,2% preferem ingredientes naturais. Outros (17,6%) respeitam o meio-ambiente, 7,9% usam produtos reutilizáveis e 15,8% embalagens recicláveis.

Além disso, os produtos clean beauty apresentaram crescimento nas vendas de 8,1% no ano passado só nos Estados Unidos. Fica a dica para você passar a priorizar nas estratégias de venda esse consumo verde na categoria de higiene e cuidados pessoais da sua loja.

Ficamos por aqui, mas antes de ir queremos sugerir mais uma leitura. Se você é do segmento de farmácia, saiba como fazer de forma correta a gestão de produtos para a sua loja.

Até a próxima!

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