Produtos de farmácia: saiba o que vender no verão

Tempo de Leitura: 4 minutos
Produtos de farmácia para o verão

Sumário

O verão leva os consumidores a procurarem por produtos de farmácia específicos. Eles buscam por cuidados com a saúde, bem-estar e beleza enquanto enfrentam as altas temperaturas e aproveitam as férias.

Por outro lado, os varejistas têm uma boa oportunidade para ajustar o mix de produtos e se preparar para atender a demanda. 

Quer aproveitar ao máximo a temporada? É fundamental entender quais produtos de farmácia vendem no verão, como organizar a loja e as estratégias mais eficientes para as vendas. 

Então, boa leitura!

Produtos de farmácia para o verão

O verão é uma estação que demanda cuidados especiais com a saúde e a pele, principalmente devido à exposição constante ao sol, calor excessivo, umidade e maior incidência de doenças sazonais. 

Recentemente, a onda de viroses nas praias do litoral paulista também reacendeu um alerta com a saúde e hidratação dos banhistas durante as viagens.  A procura por produtos de farmácias cresceu ainda mais e chegou a desabastecer lojas da região litorânea.  

Muitos turistas começaram a se precaver mais e deixar a própria “farmacinha” completa para as viagens, especialmente por conta de crianças e idosos.  

Por isso, esses cenários criam uma excelente oportunidade para o segmento diversificar o portfólio, oferecendo produtos de farmácia direcionados às necessidades específicas dos consumidores. 

Em média, durante o verão, estima-se que as farmácias possam aumentar as vendas em até 30%, especialmente se souberem escolher os produtos certos para oferecer aos seus clientes. Veja só as dicas:

1. Protetores solares e bronzear 

Os protetores solares são, sem dúvida, os produtos de farmácia mais vendidos durante o verão.  

Investir em diferentes tipos de protetores solares para todos os tipos de pele é uma ótima estratégia para atender a um público amplo. 

Além dos protetores solares convencionais, os bronzeadores também são uma boa aposta, incluindo opções em gel, spray e creme. 

Entre os produtos de farmácia relacionados, não se pode esquecer da oferta de produtos pós-sol, como gel calmante para a pele sensível que ficou sob exposição dos raios solares. 

2. Hidratantes  

As loções hidratantes corporais, especialmente as com fórmulas mais leves e de rápida absorção, são produtos que não podem faltar no mix de verão das farmácias. 

Além disso, as loções com fragrâncias refrescantes, como hortelã ou lavanda, são muito apreciadas pelos consumidores durante a estação quente. 

3. Cuidados com os cabelos 

O verão também exige cuidados especiais com os cabelos, que podem sofrer graves danos causados pelo sol, sal, cloro e umidade.  

É interessante apostar em shampoos e condicionadores hidratantes, máscaras de reparação, óleos e protetores térmicos.  

Além disso, muitos consumidores buscam por produtos específicos para cabelos tingidos, já que o sol pode afetar a cor dos fios. Não se esqueça também de incluir o protetor solar capilar no mix de produtos de farmácia para o verão.

4. Repelentes  

As doenças de verão e a proliferação de insetos e mosquitos transmissores de arboviroses elevam a demanda por repelentes.  

Os consumidores buscam proteção contra picadas que podem transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.  

Então o mix de repelentes, infantis e para adultos, deve ser destacado em locais estratégicos da loja. 

Além dos repelentes, inseticidas também são produtos que têm alta procura nesta época. Oferecer kits de proteção contra insetos, que incluam repelentes e difusores, pode ser uma estratégia vantajosa. 

5. Alimentos e bebidas saudáveis 

Durante a estação, muitos consumidores buscam melhorar seus hábitos alimentares. Alimentos e bebidas saudáveis, como sucos naturais, isotônicos, barras de cereais e snacks sem açúcar, podem ser oferecidos em farmácias que apostam na conveniência. 

Isso atrai não apenas aqueles que buscam melhorar a saúde, mas também aqueles que estão em busca de praticidade durante o calor. 

6. Kit de primeiros socorros 

O kit de primeiros socorros é essencial na mala do turista. Com o aumento das atividades ao ar livre, o verão também demanda uma boa preparação para possíveis acidentes.  

Itens como curativo, gaze, antisséptico e analgésicos não podem faltar na mala e nem no mix de produtos de farmácia. Esses kits podem ser oferecidos em versões compactas, ideais para levar na mochila ou na bolsa. 

Estratégias para as vendas na farmácia 

o que vender no verão na farmácia

E se tem produtos de farmácia no calendário sazonal, é preciso ter ações à altura para conseguir ofertá-los da maneira certa. Preparamos algumas dicas para te ajudar na empreitada. 

Decoração temática 

  • Crie um ambiente vibrante e refrescante com cores e elementos tropicais;
  • Organize produtos de verão em vitrines atrativas. 

Promoção 

Marketing digital 

  • Divulgue produtos de verão nas redes sociais;
  • Ofereça descontos para quem seguir a farmácia ou se inscrever na lista de e-mails. 

Atendimento personalizado 

  • Ajude os clientes a escolherem os produtos certos, como protetores solares ou cuidados para a pele;

Exposição de produtos sazonais 

  • Crie uma área exclusiva para produtos de verão, como protetores solares, óculos de sol, chapéu e itens de cuidados pós-sol;
  • Use sinalização para destacar esses produtos, facilitando a localização.  

Amostras grátis 

  • Distribua amostras de produtos como protetores solares, hidratantes ou repelentes para atrair novos clientes. Isso pode incentivar a compra, especialmente se o cliente testar e gostar do produto. 

Eventos

  • Organize pequenos eventos ou workshops sobre cuidados com a pele no verão;
  • Convide especialistas ou promova dicas de saúde e beleza, atraindo mais clientes para a loja.  

Uma oportunidade lucrativa 

A alta demanda por produtos de farmácia no verão pode impulsionar significativamente o faturamento. Com as estratégias em prática e qualidade no mix, você tem um potencial enorme para atrair os consumidores e conquistar a fidelidade deles. 

Prepare-se para a estação, ofereça conveniência e crie um diferencial competitivo que atrai mais clientes, garantindo o sucesso do seu negócio. 

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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