Home Destaque Saiba o que vender no verão na sua farmácia
mini carrinho de supermercado com protetor solar

Saiba o que vender no verão na sua farmácia

0
282

A estação mais quente do ano se aproxima. É hora das farmácias e drogarias começarem a se preparar para atender à demanda. O momento é de oferecer ao cliente os itens que têm a cara e a necessidade da estação. Mas, afinal: o que vender no verão?

O nosso artigo de hoje será para te direcionar ao melhor caminho rumo às vendas sazonais. A sua farmácia precisa ter tudo aquilo que o seu consumidor vai procurar. Mais do que ter um mix diversificado, as ações dentro da loja precisam chamar a atenção.

Por isso, o planejamento para a chegada do verão precisa ser colocado em prática agora. É ele que vai ditar as regras para as vendas nos próximos meses. É preciso que você entenda como essa mudança climática impacta no faturamento da sua loja se tudo estiver bem ajustado.

Então, vamos lá!

Bons ventos para o varejo farmacêutico

Pouco antes da pandemia, o segmento farma já vivia um bom momento. As lojas souberam aproveitar as orientações sobre o que vender no verão e alavancar as vendas durante a estação.

Essa percepção foi identificada pela In Loco Location Intelligence. O estudo comprovou o aumento no fluxo de clientes dentro do varejo farmacêutico.

As altas temperaturas levaram a um aumento de fluxo de clientes de 33% até as farmácias. Grande parte dessas pessoas se preocupavam com os cuidados com a saúde devido à exposição ao sol, viagens e outros fatores sazonais.

Neste ano, com o setor de hotelaria a todo vapor em razão das flexibilizações da pandemia, a expectativa é de grande aumento de gastos com viagens. Por consequência, crescem também os gastos no varejo com produtos durante a temporada solar.

Então, anote aí: o verão começa oficialmente no próximo dia 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2022. É um trimestre inteiro de oportunidades para alavancar as vendas na farmácia.

Temporada solar

Quando pensamos sobre o que vender no verão, não podemos ignorar a temporada solar em hipótese nenhuma. É neste momento que aumenta a procura por bronzeador, protetor solar e gel pós-sol.

Além dos produtos tradicionais da categoria, você precisa se atentar ao que o mercado está trazendo de novo para este verão. Protetores e bronzeadores em spray ou aerossol estão entre os favoritos dos consumidores.

Os produtos de proteção solar são responsáveis por uma expressiva parcela de vendas no verão. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a categoria apresentou uma alta de 7,1% em valor de vendas no primeiro semestre deste ano.

E você sabe o que leva o consumidor à decisão de compra na hora de escolher qual o protetor solar? Em primeiro lugar está o Fator de Proteção Solar (FPS). Quanto maior o índice, mais protegido dos raios solares o cliente estará.

Em seguida, vêm: marca, preço, benefícios adicionais e tipo do produto (creme, aerossol, spray). Além disso, promoção e recomendação de um especialista.

Por falar em promoção, você não pode abrir mão dos produtos em ofertas. Além disso, itens para cuidados com a pele e também com os cabelos têm grande procura para a época também.

Não deixe essas categorias de escanteio quando for fazer a sua lista de compra para o trimestre de verão.

Temporada de repelentes

Outra sazonalidade importante para as farmácias nesta época do ano é a temporada de repelentes. O verão acaba estimulando a infestação de insetos. Principalmente do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Por isso, a procura por repelentes cresce demais nesta estação. E acende o alerta para que a rede farmacêutica renove os estoques. O lojista precisa ter à disposição do cliente um mix completo de repelentes, com produtos de alta qualidade e boas ofertas.

Hoje, o mercado oferece uma série de repelentes, desde aerossóis e automáticos, a líquidos e gás em spray. Negocie com os seus fornecedores bons preços para poder repassá-los ao consumidor.

Temos uma linha completa dos variados tipos de repelentes e outros produtos da temporada para equipar o seu mix. São ótimas opções e com melhor valor agregado e rentabilidade para a sua loja.

Para te ajudar sobre o que vender no verão para essa categoria, fique atento aos questionamentos que o consumidor faz antes de comprar repelentes e inseticidas nas farmácias. São eles:

  1. Combate a quais pragas e insetos?
  2. Esse produto visa exterminar ou apenas repelir a praga?
  3. Qual é o formato do produto?
  4. Qual é a marca?
  5. O produto está com bom preço?

Exposição priorizada

A forma de expor essas categorias sazonais também vai impactar positivamente (ou não) nas vendas de verão. Essa é uma das principais ações que devem ser priorizadas no planejamento de vendas.

Então, vamos a algumas dicas importantes para você:

  • Os bronzeadores e os protetores solares devem ser organizados nas gôndolas por fator de proteção solar, do menor para o maior;
  • Coloque os produtos em forma de blocos por marca e forma de aplicação. Assim você vai chamar a atenção do consumidor;
  • Em uma parte especial da gôndola, exponha os itens em oferta. Faça cartazes ou etiquetas chamativas para sinalizar a promoção;
  • No caso dos repelentes, os aerossóis devem ficar mais à vista dos olhos do consumidor. Os elétricos pouco acima da visão, enquanto os automáticos podem ficar na ponta das gôndolas;
  • Avalie a possibilidade de destacar um local na zona quente da loja para expor um pouco dessas categorias durante todo o verão e temporada de férias.

Fisgue o cliente

Hoje, o consumidor consegue pensar na farmácia como um local para a venda além de medicamentos. As farmácias são vistas como estabelecimentos que promovem a saúde, os cuidados pessoais e o bem-estar.

Sendo assim, não é só sobre o que vender no verão, mas também é preciso considerar como fazer isso. Então, olha só as nossas dicas finais para você colocar em prática na sua farmácia para fisgar o cliente neste período quente:

  • Crie campanhas internas para incentivar o cliente a se cuidar durante o verão;
  • Oriente-o a se hidratar com maior frequência. Além disso, disponibilize um espaço com frutas para que ele possa se alimentar melhor;
  • Ofereça serviços gratuitos como aferição de temperatura, glicemia e de pressão arterial;
  • Faça a demonstração de loções hidratantes para que o cliente possa sentir textura e odor dos produtos antes de comprar.

Agora que você sabe o que vender no verão e sabe também quais ações são importantes para a sua farmácia, basta focar nas vendas.

Ah! Não se esqueça que os homens também são clientes potenciais das farmácias. E aproveite para ler sobre skincare e liquidação de verão!

Até a próxima!