Produtos de farmácia: saiba o que vender no verão

Tempo de Leitura: 4 minutos
o que vender no verão na farmácia

Sumário

Anote essa data: 21 de dezembro. É o período em que você vai começar a impulsionar suas vendas durante a campanha mais quente do ano. E você sabe o que vender no verão? A sua farmácia tem um mix ideal para esse momento e vamos te mostrar que sim!

Além de indicar as categorias e produtos que você pode destacar, também vamos conversar sobre algumas estratégias de sucesso para a campanha sazonal de verão. Com as férias à vista, as previsões comerciais não poderiam ser melhores.

Por isso, é preciso arregaçar as mangas e começar a planejar agora mesmo o essencial para você não ter problemas com o que vender no verão e nem como organizar a sua loja para as vendas. 

Consumo em farmácias

Ao identificar o que vender no verão, você precisa levar em conta que a sua loja estará atendendo a uma grande procura sazonal. O momento também é muito propício para a economia e o varejo em geral.

As férias escolares, as festas de final de ano e o Carnaval acontecem durante o verão. Muitas famílias aproveitam a época para planejar viagens. Além disso, promover passeios para reunir toda a galera e entreter a criançada. 

Considere ainda o pagamento do 13º terceiro, que neste ano deve injetar R$ 250 bilhões na economia brasileira. É cerca de 2,6% do PIB nacional. Os dados são conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Pegue tudo isso e reúna ao fato de que há uma tendência de crescimento nas vendas em farmácias e drogarias, em torno de 30%, durante o verão.

E a sua loja estará no alvo dessas perspectivas se você surfar na mesma onda do movimento e oportunizar as vendas para os seus clientes.

O que vender no verão

Nesta época, as categorias que têm maior apelo de venda são protetor solar, bronzeador, gel pós-sol, loções hidratantes e produtos de cuidados com os cabelos. Mas o que vender no verão além da temporada solar?

A linha de produtos de skincare, ou seja, cuidados com a pele também ficam em alta na estação. Com as férias e frequência à exposição do tempo, muita gente retoma a preocupação com a estética e o bem-estar. 

Aposte em esfoliante, água micelar, sabonete, sérum vitamínico para o rosto e um bom hidratante facial. Tenha opções para os tipos de pele dessas categorias para oferecer ao cliente.

Aproveite a oportunidade para incrementar o mix de dermocosméticos na sua loja e busque parcerias com os fornecedores e representantes. Com o maior fluxo de clientes na loja, o momento é propício para ações de marketing, brindes e amostras grátis dos produtos, por exemplo.

Higiene e outros cuidados

As farmácias e drogarias do século 21 se destacam por oferecer um espaço onde o cliente pode encontrar de tudo um pouco. Ou pelo menos de tudo em saúde, prevenção, bem-estar e beleza.

Para atender aqueles clientes flutuantes, que estão na cidade apenas a passeio, as farmácias costumam ser a porta de entrada para suprir as necessidades desse público. É indispensável a oferta de itens essenciais.

Podemos citar os de cuidados pessoais básicos como sabonete, esponja, papel higiênico, absorvente, fralda, shampoo, condicionador, creme dental e escova de dente

E ainda kits de primeiros socorros como curativos, algodão e antissépticos. Aproveite para estreitar o relacionamento com hotéis e outras hospedagens das redondezas, para que esses estabelecimentos possam indicar a sua farmácia aos visitantes.

Temporada de repelentes

repelente aplicado em criança

Apesar de o clima ser mais quente, o verão no Brasil se caracteriza muito pela constância das chuvas. Com isso, fica inevitável a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. 

A quantidade de mosquitos e outros insetos também passa a incomodar mais em casa, o que faz a procura por repelentes e inseticidas crescer muito. Essa é mais uma grande oportunidade de o que vender no verão. 

Os repelentes devem ter uma exposição de destaque na loja, porque não costumam ser vistos como compra essencial. Com a devida visibilidade, você alerta o seu cliente sobre a importância de comprar o produto naquele momento e estimula a compra por impulso e por necessidade. 

Abra espaço também para inseticidas! Olha só a dica:

Associe as vendas de verão de repelentes e inseticidas com uma campanha de conscientização para os cuidados em casa e na vizinhança, a fim de combater o mosquito da dengue e outras doenças.

O Martins conta com uma linha completa de repelente, inseticida e vários outros produtos para que você consiga melhorar seu mix de verão. Corre lá e dá uma olhadinha!

Alimentos e bebidas

A sua farmácia já é uma referência em produtos de conveniência na sua região? Ótimo! E se não for, a oportunidade de conquistar mais um público é agora.

O verão tem tudo a ver com venda de alimentos e bebidas em farmácia. Opte por produtos que pertençam a linha saudável e promova ainda mais saúde e qualidade de vida para os seus consumidores.

Você pode começar com um frigobar com água mineral e com gás, isotônicos e sucos. Um freezer com sorvetes também pode ser uma boa pedida. Barra de cereal, snack e guloseimas sem açúcar também podem entrar para a lista.

Conclusão

Você já sabe o que vender no verão, certo?! Agora, vamos a mais dicas especiais para atrair o cliente para as compras da época sazonal: climatize a loja.

Não falamos apenas de deixar o ambiente agradável com ar-condicionado. A nossa ideia é trabalhar decoração e organização pensando no verão.

Aposte em cores vibrantes para a decoração e monte um cenário temático para expor os principais produtos da campanha de vendas. 

Leve para a internet

Divulgue os produtos e ações de vendas do verão nos canais da loja, principalmente no Instagram, cujo apelo por imagens é ainda maior.

Crie uma oferta exclusiva para os clientes que estão nas redes. O WhatsApp pode ser certeiro para essa ação. A sua marca ganha visibilidade e você atrai mais engajamento.

Por fim, anote aí: o sucesso da sua farmácia com a campanha de verão estará garantido com um mix variado, bom atendimento e o layout atraente.

Boas vendas e até a próxima!

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