Abrir uma loja de materiais de construção exige um bom preparo. Seu objetivo principal com certeza é vender muito e faturar alto, mas isso fica para o futuro: no início, você precisa entender quais são os passos necessários para abrir a loja sem sofrer demais.
A maioria das pessoas pensa que o mais difícil ao abrir uma loja de materiais de construção é navegar pela burocracia da prefeitura e do estado. Na verdade, essa parte cansa, mas não precisa de muito planejamento. O que vai definir se sua loja venderá ou não no futuro são outros fatores.
Neste artigo, vamos falar mais sobre como escolher a melhor localização, oferecer direcionamentos para lidar com a burocracia, desvendar o layout da loja e por fim falar de fornecedores.
Vamos lá?
Abrir uma loja de materiais de construção levando em conta a localização
A localização é uma das partes mais importantes a se considerar ao abrir uma loja de materiais de construção. Com impacto direto nas suas vendas durante a operação, escolher o lugar certo pode até demorar e demandar pesquisas, mas vale a pena.
Primeiramente, você deve analisar o movimento. O local é apropriado? Muitas pessoas passam pela rua? Você está em uma avenida de fácil acesso? Se as respostas forem sim, marque um ponto a mais para o imóvel que você está visitando.
Depois, parta para a concorrência. Como ela é na região? Há outras lojas de materiais de construção por perto? Quanto menos competição você tiver, melhor! E além disso, se não há outras lojas por perto, a população está precisando ir longe para comprar.
A última questão de localização para abrir a loja de materiais de construção é a segurança do ambiente. Como ela é? Há movimento noturno? Vigilantes e policiais patrulham a área? Há histórico de assaltos? Converse com a vizinhança para saber mais!
Requerimentos legais para abrir uma loja de materiais de construção
Depois de decidir o melhor local para abrir a loja de materiais de construção, você vai precisar pesquisar as condições legais para abri-la.
Antes de tudo, você precisa checar com a sua prefeitura o que precisa ser feito para abrir uma loja de materiais de construção.
Normalmente, os documentos e trâmites requeridos são, de acordo com o SEBRAE:
- Verificação do endereço – Sua Prefeitura ou Secretaria de Urbanismo precisa checar o endereço e validá-lo para abertura de um negócio;
- Nome e marca – Você deve escolher um nome e checar se existe algum outro registro igual. Pode ser feito na Prefeitura ou em Cartório.
- Contrato Social – Você deve elaborar o Contrato Social com ajuda de um contador e validá-lo na Junta Comercial do município ou em Cartório;
- CNPJ – Requerido junto à Receita Federal, será necessário apresentar os documentos acima;
- Inscrição Estadual – Você precisa de uma para contribuir com o ICMS. Você o obtém junto à Secretaria da Fazenda do seu estado. Pode ser feita online! Para mais informações, consulte o SINTEGRA.
- Alvará de Funcionamento – Com tudo isso pronto, você ainda irá precisar do Alvará para poder iniciar as atividades no local escolhido. Faça o requerimento na prefeitura.
As documentações federais – como o CNPJ – não mudam, e as estaduais também não costumam ter tantas diferenças. Agora, quando o assunto é municipal, você irá precisar checar na prefeitura.
Pensando no layout ao abrir a loja de materiais de construção
O layout é uma das partes mais importantes na hora de abrir a loja de materiais de construção. Sendo grande responsável por vender mais, a disposição dos produtos de forma otimizada deve ser planejada antes mesmo do primeiro cliente passar pela porta.
Definir o layout ao abrir a loja de materiais de construção também te permite um melhor aproveitamento espacial do ponto e até mais economia. Você consegue saber quantas gôndolas terá que comprar, de qual tipo, qual o tamanho do seu balcão, etc.
Estruture seu layout pensando em merchandising! Leia esse artigo do Fala Mart para maiores informações sobre como definir bem o posicionamento dos seus produtos ao abrir uma loja de materiais de construção.
O fornecedor parceiro te ajuda a abrir uma loja de materiais de construção
Fornecedores parceiros são muito importantes ao abrir sua loja de materiais de construção. São eles que, com ótimas condições de pagamento e mais alguns incentivos – como o Cashback, descontos, etc. -, permitem que o processo não seja muito difícil e você não se endivide.
Quando você trabalha com um fornecedor parceiro, há muito mais espaço para operar com tranquilidade. Se você consegue parcelamentos exclusivos com o BNDES, por exemplo, fica muito mais fácil comprar os produtos e abrir uma loja de materiais de construção.
O mesmo vale para o Cashback. Ganhando reembolsos expressivos, você pode aplicá-los diretamente na sua margem de lucro ou oferecer descontos para impulsionar suas vendas nesse primeiro momento, quando você acaba de abrir uma loja de materiais de construção.
Alguns produtos além dos básicos que vale a pena ter:
- Arame galvanizado;
- Tinta para piso;
- Segueta;
- Lâmpada Fluorescente;
- Fita Isolante;
- Furadeira;
- Brocas;
- Adesivo de silicone;
- Adesivo Epóxi;
- Tinta Spray;
- Resistência para chuveiros;
- Lixas.
Dentre vários outros.
Mas tudo o que a gente mostrou até agora foi só a parte operacional para abrir a loja de materiais de construção. Assim que ela começa a operar e você já está trabalhando com o mix de produtos ideal, é hora de começar a pensar em outras questões.
Continue na leitura para descobrir quais são elas!
Marketing e relacionamento com os clientes
Dizem por aí que a propaganda é a alma do negócio. Porém, muito mais que propaganda, o marketing te ajuda a vender mesmo quando o objetivo principal da comunicação nem seja só vendas.
Um bom trabalho de marketing já estruturado ao abrir a loja de materiais de construção vai garantir que o seu fluxo de clientes siga sempre crescendo, e que você se posicione com mais facilidade no mercado.
Veja algumas dicas de marketing que separamos pra você logo abaixo:
Presença online
Estar nas redes sociais já é praticamente uma necessidade. Abra o Facebook e o Instagram e veja por você mesmo: a maioria das lojas já tem um perfil, desde as grandes redes até as casas de construção menores, locais e regionais.
Isso porque as redes sociais são consideradas hoje como as melhores ferramentas de relacionamento com o cliente. Muito além de só vender, você consegue fidelizar clientes pelo apelo emocional, por tirar uma parte do seu dia só pra se comunicar com eles. O importante aqui é saber dizer o que os seus clientes esperam ouvir.
Aposte nas redes sociais ao abrir a casa de materiais de construção! Também é possível impulsionar suas postagens, ou seja, pagar para que algum post específico apareça para um grupo de pessoas. Você consegue escolher pra quem você quer falar baseando-se nos interesses dessas pessoas, sua idade, sexo etc. Vale a pena investir, hein?
Programas de fidelidade
Outra ótima forma de trabalhar o marketing de relacionamento na sua casa de construção é instaurando programas de fidelidade para estimular a sua recompra.
Com clientes fidelizados, você consegue uma base sólida pra vender sem medo do que o próximo mês pode trazer. Você sabe que tem clientes fiéis que voltam sempre que precisam de materiais, então mesmo que as vendas andem ruins, pelo menos no vermelho você não vai ficar.
Estabeleça um modelo de fidelização simples pra começar e vá trabalhando em cima dele. Ofereça um desconto especial ou um brinde a cada 10 compras, por exemplo, ou algum clube de benefícios onde só clientes fiéis ganham descontos periódicos. Com isso, você trabalha com a tranquilidade de saber que seus clientes vão preferir você.
Promoções e campanhas
Mas e para captar novos clientes, qual é o segredo? Não tem mistério: é só você fazer promoções periódicas e criar campanhas de vendas!
Promoções funcionam melhor quando a maior vantagem não é o preço. Vamos supor que você está com um cimento novo e faz uma promoção com ele. Não é o preço que serve como maior atrativo, mas sim a novidade, a possibilidade de trabalhar com um material diferente, inovador. Fazendo a promoção, você está dando para o seu cliente a chance de testar uma nova marca.
O mesmo vale para promoções sazonais. Quando vem chegando o dia do pedreiro, por exemplo, que é no dia 13 de dezembro, você pode fazer uma grande comemoração colocando a loja inteira com desconto. Assim, você não está só baixando seu preço, mas também comemorando junto com os profissionais!
Trabalhando o atendimento na sua casa de materiais de construção
Como você vai atender os seus clientes? Essa é uma preocupação que deve ser frequente ao abrir a loja de materiais de construção.
O atendimento é a linha de frente na relação loja – cliente. Tudo o que os seus atendentes falam é a voz da própria empresa, já que ele a está representando ali. Então, tudo o que for bom é porque a empresa é boa, e o contrário também. Atendimento ruim? A culpa é da loja!
Invista em scripts padronizados mas que deixem espaço para um pouquinho de improviso. Vender também requer uma “graça” por parte do vendedor, que na maior parte das vezes sabe exatamente o que aquele cliente precisa pra comprar. Por isso, além de deixar espaço no seu script de atendimento, elabore-o junto com os seus colaboradores!
Implante um sistema de delivery ao abrir a loja de materiais de construção
O sistema de delivery já é praticamente básico em vários setores. Alguns outros, porém, não possuem tantas lojas oferecendo o serviço. Grande parte das pessoas que vão abrir uma loja de materiais de construção acaba deixando esse serviço de lado e perdendo um diferencial importante no mercado.
O delivery em lojas de materiais de construção pode ser de um monte de jeitos. Você pode entregar produtos pequenos com motoboys, por exemplo, como se fosse uma “entrega expressa” para obras que estão precisando de um item com bastante urgência.
Se você trabalha com a venda de insumos como areia, brita e tijolos, o delivery já passa a ser fundamental. Nesse caso, a gestão da frota e a manutenção periódica é que já passa a ser o seu diferencial. Você oferece certeza de uma entrega rápida e, dependendo das quantidades, pode até trabalhar com frete grátis!
Agora você pode olhar para todo o seu trabalho, tirar um dia de folga e comemorar: você conseguiu abrir sua loja de materiais de construção!
Mas ainda assim você tem bastante trabalho pra fazer. Sua loja está operacional, mas para conseguir sempre expandir, você precisa buscar fazer contatos e parcerias que a maioria das casas de materiais de construção deixa para a sorte.
Na última parte do artigo damos algumas dicas sobre posicionamentos mais ambiciosos. Abrir a loja de materiais de construção é só o começo: nós queremos firmar sua marca como uma que só cresce! Bora!
Fechando parcerias com construtoras
Uma das melhores maneiras de colocar sua loja de materiais de construção no caminho da expansão é fechando grandes contratos. Tudo bem que vender diretamente para o consumidor final já gera uma boa movimentação, mas esse não precisa ser sua única atuação.
O cenário B2B – sigla em inglês para business to business, ou “negócio para negócio” – é um dos mais lucrativos a se perseguir. Abrir a loja de materiais de construção é o primeiro passo, mas seguir o caminho de vender para outras empresas é o que vai te trazer lucros extraordinários.
Para fechar as parcerias, é necessário entrar em contato com as construtoras e oferecer os seus serviços, inicialmente. Conforme você for conseguindo mais dinheiro em caixa, uma boa ideia é investir em um marketing voltado para esse público, mostrando que você consegue oferecer:
- Confiabilidade – Mostre nas suas comunicações que o seu estoque está sempre cheio e que as entregas sempre são feitas dentro dos prazos, que são os melhores do mercado.
- Preço baixo – Mostre que você é competitivo e que seus preços são sempre garantia de um bom negócio. Mas para que isso seja verdade, você vai precisar de um fornecedor parceiro que ofereça as vantagens que citamos logo ali acima!
- Grande variedade – Construtoras precisam de muitos materiais de construção, desde sacos de cimento até pequenas juntas de PVC, passando por silicone, rejunte, tinta, etc. Com um bom fornecedor, você consegue trabalhar mais fácil porque oferece tudo o que a construtora precisar!
Parcerias com arquitetos
Abrir a loja de materiais de construção pensando nas parcerias do futuro é sempre uma boa ideia. Ao mesmo tempo em que você trabalha para oferecer as melhores condições para os seus clientes, você também vai se preparando para novas conquistas.
Uma dessas conquistas ao abrir a loja de materiais de construção nós falamos acima. Outra é criar parcerias com arquitetos independentes ou escritórios de arquitetura, para que sua loja seja a preferida na elaboração dos seus projetos.
A abordagem para escritórios de arquitetura, assim como o mix que você oferece, devem ser diferentes das da construtora e muitas vezes mais próxima do consumidor final. Normalmente, os arquitetos deixam a parte de construção para a construtora, mas tem preferências em acabamento e decoração de interiores.
Ofereça esses produtos. Tenha estoque compatível com o que o seu cliente em potencial espera e, mais uma vez, faça marketing! Captar esses clientes não é difícil, mas talvez um pouco mais do que anunciar nas suas redes pode ser necessário…
Ofereça uma comissão
Ao abrir a loja de materiais de construção, você já imaginava que teria que pagar comissões, não é? Seja para os seus vendedores, seja para toda a equipe quando a loja bater meta.
Mas se são os arquitetos que estão “fazendo vendas” no seu nome, então quem recebe a comissão? Para que eles continuem oferecendo seus produtos, é necessário passar uma porcentagem pra ele. Não se assuste: isso é muito comum, sendo que lojas de vários segmentos que trabalham com arquitetos fazem a mesma coisa.
O importante é que você estabeleça uma porcentagem. É interessante investigar para saber como as lojas em geral lidam com isso, para saber o quanto os profissionais da sua região estão acostumados a receber.
Abrir a loja de materiais de construção para o mundo
Um dos pontos mais básicos do marketing é mostrar para o mundo qual é a sua especialidade. Ao abrir a loja de materiais de construção, você começa trabalhando com produtos, relacionamento e preço, como dissemos mais acima. Mas à medida que você vai se inserindo no mercado, é necessário ir um pouco além disso.
Procure trazer feiras para a sua região e participe das que já chegam até onde você está. Não precisa ir direto na Casa Cor, mas é interessante se inserir em qualquer evento que faça sentido para a sua estratégia, levando em consideração esses dois últimos tópicos.
Abrir a loja de materiais de construção não é o trabalho mais fácil do mundo, mas se você encara tudo como uma aventura, tudo fica mais interessante e simples. Siga nossas dicas que é sucesso garantido!
Mas e aí, como você vai precificar seus produtos depois de abrir uma loja de materiais de construção? Nós temos a saída: baixe grátis nosso Guia de Precificação no Varejo!
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