Home Destaque Pequeno varejista: vale a pena comprar no atacarejo?

Pequeno varejista: vale a pena comprar no atacarejo?

0
3526

Comprar no atacarejo hoje em dia, especialmente para pequenos varejistas e empreendedores, é uma verdadeira mão na roda: é só chegar com o carro, comprar em quantidade e com um preço melhor e voltar pro negócio. Mas será que esse preço menor realmente é tão vantajoso assim?

O pequeno varejista opta por comprar no atacarejo porque firmar parcerias com indústrias é mais difícil quando se é pequeno. Sem a possibilidade de comprar diretamente com elas, eles acabam recorrendo a esse modelo.

Na hora das compras, você deve analisar muito bem várias questões pra entender onde é melhor comprar, no atacado ou atacarejo. O objetivo é pagar barato e lucrar! Vamos com a gente descobrir como?

Comprar no atacarejo realmente é o melhor?

Vamos conceituar rapidinho? O atacado é o modelo de vendas diretamente para o lojista, feito pela indústria ou grandes atacadistas de forma online ou por representação. O atacarejo é diferente: eles procuram vender com o preço do atacado mas em uma estrutura que lembra o varejo.

Comprar no atacarejo é praticamente o destino preferido de grande parte de pequenos lojistas e empreendedores. Você compra mais barato em grandes quantidades com certa praticidade e consegue um preço de revenda bem competitivo.

Mas algumas diferenças mostram que comprar no atacarejo pode não ser o melhor dos negócios…

Todo mundo compra

Daria pra gente te falar agora que o melhor é realmente comprar no atacarejo se ele oferecesse tudo isso só pra lojistas. Porém, a história não é bem essa: hoje em dia, muita gente compra no atacarejo.

Comprar no atacarejo: pessoas em um caixa de um atacadão

Seus vizinhos, sua família, outros lojistas e o grande público em geral: muito distante de ser algo voltado para os varejistas, o atacarejo faz sucesso porque ele vende pra todo mundo, inclusive você. O problema de comprar no atacarejo, então, é que você acaba competindo com ele próprio para conseguir uma boa margem de lucro.

Mas falando em lucro, vamos pensar um pouco mais sobre ele na realidade do atacado ou atacarejo?

Margem apertada

Comprar no atacarejo pode chegar a ser até 20% mais barato do que em mercados convencionais. Mas na média os preços variam cerca de 7%, de acordo com a Kantar Worldpanel, consultoria especializada em varejo, mesmo comprando em quantidade.

7 por cento não é muita coisa, ainda mais pra quem precisa sair de casa, enfrentar fila, passar calor e andar pelos longos corredores. Comprar no atacarejo é difícil pro varejista, que comprando lado a lado do consumidor final ainda corre o risco de não conseguir bater esses 7% de margem.

Seu tempo tem um preço. A gasolina pra ir buscar também, e você precisa lucrar. Como vender acima do preço que esses mercadões oferecem pra quem já está acostumado a comprar no atacarejo?

Pode parecer difícil, mas tem como sim gastar pouco sem necessariamente comprar no atacarejo. Continue a leitura para saber mais!

Atacado ou atacarejo?

Tudo isso que o atacarejo oferece já é um modelo de negócios muito bem estabelecido. Escolher entre atacado ou atacarejo já tem uma resposta direto no nome do serviço: é atacarejo porque a melhor parte – o preço baixo – vem do atacado.

Além disso tudo, a praticidade é outro ponto positivo a favor do atacado. Comprar no atacarejo parece ser simples, mas a realidade é bem diferente. Os mercados são cheios e muito grandes, e você acaba se cansando. Quer um modelo mais simples? É o atacado!

Você pode comprar online ou só ficar esperando o representante passar na sua porta para te oferecer os produtos. Se o problema for a dificuldade em encontrar gente disposta a vender pra você, seu problema termina aqui, nesse texto mesmo. Tá preparado?

O Martins resolve o seu problema

Se você acaba por comprar no atacarejo porque não consegue fechar boas parcerias, é só correr no Martins! Nosso foco é justamente em você, o pequeno varejista, o lojista independente, e temos várias condições pra te ajudar nesse caminho.

Comprar no atacarejo: mercadinho bem abastecido com uma cliente dentro

Uma delas é o programa Benefícios Exclusivos Martins (BEM). Você compra barato e ainda recebe uma porcentagem do seu dinheiro de volta, o que vai te auxiliar a estabelecer uma margem de lucro bem maior. Outra ajuda é a logística avançada: o produto chega tão rápido que nem parece que você comprou com o representante.

E outra facilidade, é claro, é poder comprar sem ter que sair de casa e com as melhores formas de pagamento. Nosso catálogo é extenso – bem maior que os atacarejos, que fecham parceria com algumas indústrias e pronto -, então você compra mais barato, sem sair de casa e do jeito que você quiser.

 Quer saber como virar cliente Martins e contar com todos os nossos benefícios? Temos um artigo inteiro te esperando! Vamos continuar essa conversa?