Como criar uma campanha de Carnaval que encante e vende

Sumário

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano no Brasil. Para o varejo alimentar e o segmento de farmácia, uma boa campanha de Carnaval é capaz de transformar a data em uma das melhores vendas sazonais do ano. 

Nem sempre se trata apenas de promoções e descontos, mas também de criar uma experiência única que envolva o consumidor de maneira divertida, interativa e memorável. 

Se você, amigo varejista, está buscando ideias fora da caixa para a sua campanha de Carnaval, você precisa ficar aqui com a gente e ler o artigo de hoje. Vamos dar dicas incríveis para o seu negócio.

Experiência na campanha de Carnaval

No Carnaval, as pessoas buscam muito mais do que produtos: elas querem viver momentos únicos. 

O desafio para o varejista é criar uma promoção onde, em vez de apenas vender itens físicos, venda uma experiência. É possível fazer isso de várias formas, mas, a principal delas, é remeter ao clima festivo durante a campanha de Carnaval. 

1. Na vibe do Oscar

Não poderíamos começar nosso artigo sem mencionar que, neste ano, a folia terá um gostinho ainda mais especial. O carnaval 2025 ocorre no iniciozinho de março, no mesmo fim de semana em que a principal premiação de cinema acontece: o Oscar.

O Oscar será no dia 2 de março, domingo de Carnaval, e com o Brasil sendo representado com três indicações com o aclamadíssimo “Ainda Estou Aqui”. Fernanda Torres concorre na categoria de melhor atriz e, após o Globo de Ouro, é uma das favoritas à estatueta.

O filme nacional também disputa “melhor filme estrangeiro” e “melhor filme”, categoria mais importante da premiação. É histórico para os brasileiros e o clima carnavalesco deve surfar muito nessa onda.

Por isso, a sua campanha de Carnaval também pode ser autêntica. Que tal se antecipar e criar um cenário de torcida pelo Brasil no Oscar? Decoração com elementos do prêmio, fantasias temáticas e um cantinho instagramável pode ser muito interativo e interessante para os seus clientes.

2. Bloco de Carnaval

Por falar em ambiente temático, se a ideia do tema Oscar não agradar, você pode transformar a loja em um verdadeiro “bloco de Carnaval”.

Use cores vibrantes, iluminação festiva, e crie uma playlist animada com clássicos do samba, marchinhas e músicas de blocos de rua. 

A ideia é criar uma atmosfera imersiva que deixe o cliente animado para comprar, como se estivesse participando de uma grande festa.

Ah! E você ainda pode proporcionar um ambiente para fotos para o cliente tirar selfies com adereços de Carnaval e compartilhar nas redes sociais, com a hashtag da loja para aumentar o alcance.

3. Camarote VIP

Sempre há um grupo de consumidores mais fiel à loja. Para esses clientes, você pode montar uma espécie de “Camarote de Carnaval”, uma área exclusiva onde eles podem obter ofertas e promoções especiais. 

Aqui podemos incluir atendimento diferenciado, promoções antecipadas ou acesso a uma linha limitada de produtos exclusivos. A ideia é dar um toque de luxo e exclusividade, fazendo com que os clientes se sintam especiais durante a campanha de Carnaval da loja.

4. Kit do folião

Em um bloco de carnaval, há confetes caindo sobre as pessoas. Elas estão fantasiadas usando óculos e chapéus coloridos.

Outra ideia é criar um kit do folião personalizado, com itens que os clientes realmente usariam no Carnaval. Você pode incluir itens como fantasias, máscaras, confetes e serpentinas, espuma, bandanas coloridas, camisetas personalizadas ou até acessórios temáticos. 

Para o varejo alimentar, um kit saudável para o Carnaval com snacks, água mineral e barra de cereal pode ser muito interessante também.

O kit folião da farmácia pode conter protetor solar e protetor labial, por exemplo. 

5. Descontos progressivos

Uma boa campanha de Carnaval também precisa ter ofertas. Aproveite para criar uma promoção progressiva que encoraje o cliente a comprar mais os produtos da sazonalidade.

Ofereça descontos crescentes dependendo do valor da compra, como “na compra de R$ 100, ganhe 10% de desconto.” Assim, você motiva os consumidores a comprarem mais para aproveitar os benefícios.

Você pode ainda usar uma contagem regressiva para criar um senso de urgência: “desconto progressivo válido até o final do dia!” ou “últimas horas para aproveitar!”

6. Frete grátis

Frete grátis é sempre um bom atrativo, mas você pode ir além. Ao oferecer frete grátis, inclua também um “tira-gosto carnavalesco”. 

Pode ser algo simbólico, como uma receita de caipirinha ou um tutorial de maquiagem para o Carnaval, por exemplo. A ideia é criar um pequeno gesto de “experiência” no momento da compra, para que o consumidor sinta que está levando para casa mais do que só um produto, mas um pedaço da festa.

Essa ação pode ser feita de várias formas. Se o cliente comprou na loja e pediu entrega da compra, na hora do pagamento o operador de caixa pode entregar um papel com as informações.

Agora, se a compra foi feita por site ou mesmo pelo WhatsApp, imprima a receita e envie junto com a compra. Explore também as redes sociais, que podem ser usadas para agradar o cliente com essa ação extra.

7. Marketing de influência 

Que tal recorrer aos influenciadores digitais da sua região e criar um “bloco de Carnaval virtual”?

Esses influenciadores podem criar conteúdo usando seus produtos ou visitando a loja fisicamente para fazer sorteios ou promoções, engajando seus seguidores de maneira divertida e mais autêntica.

Aproveite para criar uma campanha de Carnaval com hashtag para acompanhar o evento, como #BlocoDaNomedaLoja. 

Além de aumentar o alcance, você pode promover sorteios de produtos entre aqueles que usarem a hashtag e compartilharem sua própria experiência carnavalesca com sua marca.

8. Mix carnavalesco

Você sabe o que vender no Carnaval na sua loja? Então, aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre o mix ideal para a sua campanha de Carnaval. Clique aqui.

É muito importante saber o que vender e como oferecer as categorias da sazonalidade para os seus consumidores. Alimentos e bebidas, itens de cuidados pessoais e para a viagem são essenciais no portfólio!

O que não fazer no Carnaval!

O Carnaval é uma excelente oportunidade para inovar no varejo e se conectar com os  clientes de forma criativa e divertida. Como falamos acima, a campanha de Carnaval precisa envolver o consumidor.

Gostaríamos de encerrar nossa conversa com alguns pontos de atenção sobre o que não fazer na campanha de Carnaval. Confira:

  • Não exagerar na decoração: evite sobrecarregar o ambiente com excessos de itens decorativos, que podem distrair o cliente e comprometer a experiência de compra;
  • Ignorar a segurança: não se esqueça de garantir que as decorações não representem riscos de acidentes, como tropeços ou quedas;
  • Não perder o foco no produto: embora a temática seja importante, não deixe que a decoração ou as promoções ofusquem os produtos que está vendendo;
  • Não descuidar do atendimento: não permita que a animação do Carnaval faça com que o atendimento se torne desorganizado ou impessoal. A qualidade no serviço é essencial;
  • Não deixar a música excessiva: evite volume muito alto ou tipos de música que possam ser incômodos. O ambiente deve ser animado, mas confortável;
  • Não desconsiderar a experiência online: se você tiver um e-commerce, não deixe de integrar a campanha de Carnaval online com a loja física. Ignorar o aspecto digital pode limitar o alcance da sua promoção.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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