Black Friday Pet: sua loja de agrovet está preparada para a data?!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

Já parou para pensar como seria interessante a sua loja participar de uma Black Friday Pet? Não?! Então, convidamos para uma reflexão neste momento sobre os benefícios que você teria com isso. Olha só o que pensamos, assim, rapidamente:

  • Primeiro: maior visibilidade para a sua marca e o seu produto
  • Segundo: maior rotatividade aos produtos que estão parados no estoque
  • Terceiro: atração de novos clientes e aumento da lucratividade.

E olha que esses são só os principais, mas as vantagens são muitas. As lojas de agroveterinário cabem muito bem dentro da estratégia. Ao saberem da Black Friday Pet, com antecedência, muitos consumidores, inclusive os que compram na concorrência, vão esperar a sua ação para comprar mais barato.

Portanto, o planejamento precisa ser feito e colocado em prática da forma mais transparente e menos burocrática possível. Hoje, vamos te orientar em como preparar a sua loja agrovet para a data tão importante.

Na ponta do lápis

O planejamento precisa começar com a definição dos objetivos da campanha. Seja para aumentar o faturamento, vender produtos encalhados, captar novos clientes ou melhorar o posicionamento da marca.

Depois de definidos os resultados que você espera alcançar, é hora de desenhar a Black Friday Pet exclusivamente para o seu negócio. Defina mix, período de vigência, entre outros pontos.

Colocar na ponta do lápis vai te poupar de prejuízos e desgaste lá na frente. Planeje-se e comece fazendo isso agora mesmo. Afinal, estamos a pouco mais de um mês para colocar a campanha no ar.

Honestidade em primeiro lugar

Não vai ser o seu caso, mas ainda assim precisamos reforçar a honestidade inquestionável que você deve ter com os clientes

Já ouviu falar em “Black Fraude“? A expressão se popularizou porque muitas lojas passaram a mascarar a promoção durante a Black Friday, elevando ou mantendo os preços, dando sensação de que estão mais baratos.

Fazer isso é comprometer a reputação da sua loja e perder o cliente. A sugestão é que você possa analisar os produtos e pensar nas promoções que podem ser feitas sem atrapalhar seus ganhos. O desconto progressivo pode ser uma ótima proposta.

Por exemplo: Compre uma ração e ganhe 10% de desconto. Compre o segundo pacote e ganhe 15% de desconto e assim por diante.

A escolha do mix

A escolha dos produtos da Black Friday Pet também vai influenciar no desempenho das vendas durante o período sazonal. É preciso trabalhar produtos que atraiam o cliente e que ele reconheça a importância de comprar.

Procure montar um catálogo com os produtos promocionais que sejam destinados para pets, desde acessórios a cuidados com a higiene animal. Veja só essa lista que preparamos especialmente para a Black Friday:

Ainda falando em mix, queremos aproveitar para dizer que há outros itens que são boas apostas para a sua loja agrovet trabalhar na Black Friday como Antibióticos, Terramicina, Dectomax, Pulverizador, Lonas, Cordas, Cercado, Telas, e sementes.

Organização da gôndola ao pessoal

Pode ser que seja necessário reforçar a equipe para os atendimentos da Black Friday Pet, porque naturalmente se espera um movimento bem acima do normal. 

Prepare a equipe para atender muito bem os seus clientes. Depois, organize como vai ficar os atendimentos e, por último, veja se o seu estoque atual está dentro das expectativas. 

A capacitação ou o treinamento é importante para que a comunicação de todos esteja alinhada durante a ação. E assim os clientes percebem uma organização completa da loja e atendentes.

As prateleiras e gôndolas promocionais também precisam estar alinhadas com a mensagem que você quer passar ao cliente. Vai expor todas as promoções em um só lugar? Então setorize o mix promocional. Quer fazer o cliente percorrer toda a loja? Então faça ilhas e sinalize os corredores e o mix de oferta.

Os produtos precisam estar apresentáveis, não basta apenas estar barato. Tudo impacta na compra!

Divulgue a Black Friday Pet

A Black Friday Pet precisa ser apresentada aos consumidores. E como já falamos, o quanto antes a campanha for divulgada, melhor para o cliente se preparar. Por isso, divulgue a proposta na loja física e nas redes sociais.

Não precisa, necessariamente, divulgar as ofertas de uma vez. Gere um suspense, uma curiosidade no seu público. Crie conteúdos falando da campanha, mas deixando aquele gostinho de expectativa no consumidor. 

Às vésperas ou no dia da Black Friday Pet você explora as ofertas e divulga o mix da ação. Se você também espera atrair novos clientes, viabilize o impulsionamento das publicações para chegar a mais pessoas.

Ambiente temático ajuda o negócio

Mesmo que você não tenha tempo ou recursos para investir em uma decoração para a data sazonal, trabalhe com o que você tem para conseguir ao menos mudar a ambientação da loja.

O cliente precisa perceber que a data é diferenciada e as vendas naquele dia ou fim de semana também são. Uso as cores da campanha, originalmente verde e vermelho com preto, ou use a identificação da sua marca para produzir algumas peças da Black Friday Pet.

Que tal criar um espaço pet friendly para que os clientes possam levar seus bichinhos e comprar com tranquilidade?

Benefícios e vantagens Black Friday Pet

A Black Friday Pet pode e deve ir além da precificação. Aproveite o momento para criar benefícios exclusivos aos clientes como cupons de desconto, kits e combos promocionais

Seja criativo na ação! Você pode pensar numa campanha dentro da própria Black Friday para movimentar as redes sociais ou a loja física. 

Peça, por exemplo, que os clientes postem fotos com os pets em algum tema ou explicando por que o bichinho merece ser presenteado na Black. Ou dê brindes para aqueles que levarem o cãozinho ou o gato às compras. 

Faça da Black Friday Pet um modelo!

Caso essa seja a primeira vez que sua loja vai contar com uma Black Friday, saiba que mesmo com toda a sua preparação, algo talvez não saia como o esperado. E está tudo bem!

A primeira edição é uma escola para que nas próximas os erros sejam minimizados ou nulos. Dessa forma, deixe tudo registrado. O que vendeu mais, o que não vendeu, o que procuraram e não tinha, o que ficou esquecido no estoque, o que não foi organizado etc.

Essas informações serão cruciais para o seu balanço final da campanha e serão base para o planejamento das ações seguintes.

Agora, se você já está acostumado com a Black Friday, o caminho é ainda mais fácil. Planeje a campanha levando em consideração os acertos dos anos anteriores e capriche na criatividade para não ser “mais um do mesmo”. 

Bom planejamento e boas vendas!

Até a próxima!

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