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Como vender na Black Friday: guia para as lojas agrovet

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Na dúvida se existe Black Friday para produtos agroveterinários? É claro que sim! Com as ações certas, é possível aproveitar a data para aumentar o faturamento. Neste artigo, trouxemos informações para as lojas agrovet sobre como vender na Black Friday.

É hora de aprender sobre o mix, de que forma trabalhar os produtos e quais as estratégias certas para a edição deste ano focadas no seu negócio.

O momento é mais que oportuno para trabalhar o mix do mercado pet. Isso porque o setor faturou R$ 40,8 bilhões no ano passado, com as categorias pet food e produtos veterinários liderando a alta no faturamento.

Além disso, a Black Friday atingiu recordes de vendas no ano passado, mesmo em plena pandemia. As expectativas para este ano não poderiam ser melhores e o varejo brasileiro segue otimista para as vendas.

Aproveite esses cenários e vamos então saber como vender na Black Friday com foco no segmento agrovet.

Mix para as lojas agrovet

Os produtos de agrovet mais vendidos no Martins na Black Friday 2020 foram inseticida, ração, Kelldrin e K-Othrine. Por isso, esses são itens que você pode apostar neste ano, já que a tendência de compra segue para a edição 2021.

Além disso, importante destacar que o mercado pet permaneceu em alta durante a pandemia porque muita gente aproveitou o home office e a quarentena para ter um animal em casa. É por isso que esses bichinhos também serão incluídos na lista de presentes de muita gente nessa Black Friday.

Por isso, considere então montar um catálogo de ofertas com produtos destinados aos pets. E essa oferta tem que ser interessante e ir além do trivial – ração e cuidados com a higiene animal. O Martins conta com um mix completo de acessórios e produtos para os pets para. Olha só algumas sugestões:

Além dos pets, há outros itens que são boas apostas para a sua loja agrovet trabalhar na Black Friday 2021, como:

5 dicas de como vender na Black Friday

Você já sabe o que vender na loja durante a data comercial que promete movimentar o varejo tanto quanto o Natal. Agora, vamos trazer cinco dicas que vão te ajudar no processo de como vender na Black Friday:

1. Cupons e brindes

Durante a Black Friday, ofereça cupons e brindes exclusivos para fidelizar os clientes. Os cupons de desconto já eram muito comuns durante as ações nos Estados Unidos. Isso porque com a popularização do evento comercial, passou a ser uma ótima opção para a Black Friday brasileira.

A ideia de conseguir um crédito percentual para descontar nas compras é muito atrativa para o consumidor, que reconhece as vantagens e a garantia de economizar.

Mesmo que você não trabalhe com uma loja virtual, ainda dá para trabalhar os cupons de desconto nas redes sociais ou no ponto de venda. É só dizer “mostre esse post para o seu atendente e ganhe desconto na hora!”

O mesmo vale para os brindes. O consumidor se interessa em sair com vantagens nessa Black Friday e comprar com recompensas. Isso ajuda e muito na decisão de compra.

2. Vermelho e preto

Como a sua loja é muito segmentada, temos uma dica para você chamar a atenção do cliente durante as ações – usar e abusar das cores na decoração da loja.

Isso gera um reconhecimento automático no seu cliente, que já está envolvido no clima da Black. Com sua loja decorada, ele já entende que tem promoção só de olhar pra ela.

A Black Friday é originalmente marcada pelo preto e o vermelho em referência ao próprio nome do movimento, traduzido ao português em “sexta-feira negra”. Então aproveite essa identidade visual no PDV.

Uma ideia é você usar um tapete preto ou vermelho até o local onde estão o mix e as ofertas exclusivas da Black Friday na sua loja. As etiquetas e os cartazes com os preços e descontos atrativos podem ser feitos também conforme a paleta de cores.

3. Mix organizado

Homem com casinha de cachorro na mão e cachorro no colo de mulher

Os produtos e categorias que farão parte da Black Friday devem estar em um espaço dedicado para as ofertas e muito bem organizados. Além disso, lembre-se que os produtos de maior valor devem ficar ao fundo da e os de menor em frente.

A exposição dos itens deve ser feita de forma otimizada. Para isso, você precisa acertar na quantidade de produtos que vai colocar na prateleira. Em relação àqueles com embalagens de menor porte, eles devem ser colocados em maior quantidade para passar uma segurança de estoque pelo menos no início das ações.

Dessa forma, à medida que os produtos forem acabando e não for possível fazer a reposição, oriente sua equipe a reorganizar o espaço das promoções para mantê-lo sempre limpo e organizado até o fim da Black Friday.

4. Combos promocionais

Para chamar a atenção do cliente, crie combos promocionais e dê destaque à divulgação e exposição deles na loja. Os combos nada mais são do que a associação de dois ou mais produtos de categorias semelhantes e que acabam estimulando a venda cruzada.

O consumidor entende que a compra combinada garante uma vantagem para ele, desde que o combo seja realmente promocional. Por exemplo: faça kits de produtos de cuidados com o pet, pulverizador + inseticida etc.

Quando criar os combos, divulgue os descontos como sendo promocionais e exclusivos da Black Friday. Mas coloque tudo na ponta do lápis para que os descontos não sejam acima das suas possibilidades, acarretando prejuízos para a loja.

5. Cuidados na pandemia

Para finalizar, é importante não se esquecer do momento que estamos vivendo e das exigências para se cumprir as medidas de biossegurança nos estabelecimentos comerciais. A partir da divulgação de uma campanha promocional, a tendência é de que aumente o fluxo de clientes na loja física.

Por isso, você deve ficar atento e redobrar os cuidados para garantir a segurança dos clientes. Evite ao máximo aglomerações no interior da loja, deixe o local bem ventilado e não esqueça de exigir uso de máscaras de proteção aos funcionários e clientes.

Importante ainda contar com dispositivos de álcool em gel nas dependências da loja. Não há o que se falar em como vender na Black Friday sem considerar as medidas de enfrentamento à Covid-19. Tudo isso também faz parte do planejamento de uma boa campanha para sucesso nas vendas.

E não se esqueça que aqui mesmo no blog temos diversos assuntos sobre Black Friday que vão te ajudar a conduzir as vendas nesta edição. E tem mais: cadastre-se para receber materiais de apoio e ofertas em primeira. Por exemplo, lá tem infográfico exclusivo para o segmento Agroveterinário, planilhas de estoque e precificação e diversos outros conteúdos. Tudo gratuito!

Até a próxima!