Black Friday farmácia: como fazer a melhor campanha para este ano!

Tempo de Leitura: 5 minutos
banner que remete a Black Friday Farmácia

Sumário

Novembro é marcado por uma das maiores ações promocionais do varejo no ano. Qualquer segmento pode se beneficiar, até o canal farma. Fazer uma Black Friday farmácia com boas estratégias garante muitas oportunidades de vendas.

O detalhe é saber comprar dos fornecedores certos, fazer negociações vantajosas para o negócio e conseguir captar o cliente no melhor momento. Aí vender mais será inevitável.

O sucesso da Black Friday farmácia também vai depender de outros fatores como um mix promocional estratégico para a data. Além disso, uma campanha de marketing produtiva para levar novos clientes até a sua loja.

Vamos conversar sobre como fazer a melhor campanha para este ano?

Mix privilegiado

O primeiro passo para organizar a Black Friday farmácia na sua loja é planejar qual mix você pretende trabalhar durante a ação. Faça uma análise dos produtos e perceba quais estão mais alinhados com a preferência do seu cliente. 

Veja ainda qual categoria enfrenta dificuldade nos últimos meses para vender e analise: é em decorrência do mercado ou alguma falha interna da loja. Talvez essa categoria seja uma boa entrada na ação.

Monte o seu mix privilegiado para a Black Friday farmácia levando em consideração ainda os resultados dessa mesma sazonalidade em 2021. Como foi o mês de novembro e o que vendeu mais?

Lembre-se da mudança de estação que se aproxima. A chegada do verão traz muitas oportunidades de venda para a Black. Você pode associar as duas sazonalidades para vender o mix de verão ou estimular a saída dos produtos de outono-inverno ainda parados no estoque.

Aposte ainda em categorias que sejam mais atrativas para os clientes e que fujam um pouco dos medicamentos.  Não que eles não devam entrar na campanha, muito pelo contrário. A prioridade, no entanto, deverá ser os não medicamentos por abranger um público maior. 

Dentro dessas categorias podem ser exploradas as subcategorias que melhor couberem no interesse do cliente. Produtos para cuidados com o cabelo, com o corpo, higiene pessoal, aparelhos de barbear, aparelhos de depilar, fraldas, sabonetes, vitaminas, suplemento alimentar, chás, entre outros.

Planejando as compras

Com o mix que você planeja em mente, é hora de planejar as compras para que tudo saia como esperado. Você precisa trabalhar com preços e qualidades para que o cliente prefira a sua loja à da concorrência.

Para isso, converse com os seus fornecedores e negocie com eles. Considerando que as redes representantes das marcas que você trabalha nem sempre é possível negociar diretamente com as indústrias, aposte, então, nos grandes revendedores por atacado para conseguir comprar tudo o que precisa.

No Martins.com.br você compra com agilidade, abastece seu estoque de não medicamentos e ainda pode sair com cashback no saldo. 

A Black Friday farmácia precisa conter os medicamentos de uso contínuo, os itens de alto giro, além de desodorantes a esmaltes, chás a polivitamínicos, preservativos a absorventes. Ou seja: de tudo um pouco.

Veja junto aos fornecedores como podem te ajudar para que você consiga ampliar as vantagens da sua ação para o consumidor. Seja com produtos que já estejam em ofertas ou ainda com brindes que sirvam para sorteios ou venda na loja também.

Organize a campanha e pense a loja dentro da campanha

Ficou confuso sobre essa terceira dica?  Vamos te explicar! O que queremos dizer é que você precisa planejar a Black Friday farmácia como um todo. 

Antes de comprar o mix desejado para a campanha ou repor produtos do dia a dia, você precisa pensar como eles ficarão no estoque ou nas prateleiras. Farmácias se destacam pela variedade e pela organização.

A organização não consiste apenas no alinhamento dos produtos, mas na forma como estão expostos. Se as categorias e subcategorias estiverem misturadas, em corredores ou prateleiras distintas, dificilmente o consumidor terá paciência para procurar.

Se o vendedor não estiver atento, ele também vai perder a venda. A melhor forma é organizar os produtos de maneira que o próprio cliente encontre o que precisa. Manter as pontas de gôndolas sinalizadas por categoria ajuda demais.

Quanto ao mix da Black Friday, vale o mesmo: organização e sinalização. Destaque o mix em pontos de zona quente da loja e, antes de comprar os produtos, já se organize para ver onde eles serão expostos no PDV.

Black Friday estendida

Que tal antecipar as vendas da Black Friday ou estendê-las por mais alguns dias? Claro que você vai precisar ter produtos, preços e estratégias de venda para isso. 

Mas historicamente, a Black bate recorde de vendas ano a ano. Desde a pandemia, os números foram ainda mais animadores, uma vez que o comércio estendeu a campanha pelo fim de semana. Houve ainda quem ampliou a ação por uma semana e até um mês.

Desde que você estimule o interesse de compra, a sua farmácia pode fazer o mesmo!  Divulgue as promoções logo no início de novembro, mas só inicie a campanha no dia 25 de novembro.

Crie conteúdos nas redes da loja e no WhatsApp para despertar o interesse do cliente em esperar até o dia da ação para poder comprar. As ações de vendas podem ser estendidas pelos dias seguintes com descontos graduais, frete grátis e outros atrativos.

Atrair clientes pelas condições de pagamento

mulher segurando cesta de compras na farmácia

Se tem uma coisa que agrada muito o consumidor na reta final do ano, é a condição que o varejo dá para ele pagar. O período é de despesas acumuladas e compras para o fim do ano. 

Muitos clientes aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Ter melhores condições de pagamento é um atrativo extra para que ele possa comprar. E é assim que você vai ganhar os clientes, que vão preferir comprar com você.

Dê prazos e parcelamentos maiores para o pagamento. Além de pagamentos com cartões, ofereça transações eletrônicas como o Pix ou pagamentos por aplicativos. Divulgue a ele essas estratégias para que ele compre com tranquilidade.

Fique online e venda online

Vender pela internet se tornou um dos principais meios das farmácias. Hoje, já é preciso deixar um vendedor dedicado para receber os pedidos pelo WhatsApp e responder o quanto antes.

Na Black Friday farmácia, fortaleça seu atendimento online e aproveite as páginas virtuais da loja para sair da mesmice e inovar nos conteúdos com dinamismo e criatividade. Se você não tem uma equipe de marketing digital, dá uma pesquisada e pense como você pode trabalhar vídeos e fotos para a Black Friday.

Seria inovador se você fizesse uma live no Instagram com alguns produtos da Black Friday e que esteja com preços mais acessíveis. Ou criar conteúdo com curiosidades do segmento saúde e bem-estar.

Sabe o que seria bem legal? Você fazer parcerias com influenciadores digitais da sua cidade para que possam fazer tutorial de cuidados pessoais utilizando produtos que vendem na sua loja.

Black Friday Farmácia

A Black Friday 2021 rendeu um acréscimo de 9,7% nas vendas do varejo farma brasileiro. Isso considerando só a sexta-feira de campanha. De acordo com o levantamento da Cielo, o crescimento nominal de todo o varejo foi de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o e-commerce cresceu 15,3%. 

Os setores de cosméticos e higiene pessoal foram os que mais se destacaram, com crescimento de 23,2%. A tendência de comprar produtos farmacêuticos durante a Black Friday segue em alta. 

É aproveitar o momento e caprichar na campanha para que sua loja atraia consumidores aptos a gastar durante a ação. 

Quer dar uma visibilidade maior para a loja? Você pode recorrer às vendas por aplicativos de delivery que vêm fazendo o maior sucesso no canal farma.

Nós já conversamos por aqui sobre aplicativo de vendas para farmácias. Dá um pulinho por lá novamente para acompanhar um tutorial completo sobre essas ferramentas. 

Até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima