Criar uma live no Instagram pode ser uma grande vantagem para o seu negócio. Os consumidores buscam cada vez mais por conteúdos interativos e dinâmicos. A pandemia, por sua vez, acabou popularizando essas ferramentas voltadas para as vendas.
Uma das principais plataformas em todo o mundo, o Instagram passou a ser mais do que uma rede social. Consolidou a função profissional de influenciadores digitais e mostrou uma outra face do e-commerce para o pequeno e médio varejista.
Bastam alguns minutos navegando na rede social para receber conteúdos comerciais e links patrocinados de lojas que impactam diretamente no interesse do consumidor. Não tem jeito! Estar no Instagram é estar ainda mais próximo do cliente.
Não é à toa que a live no Instagram vem se tornando um dos recursos mais vantajosos para as lojas que estão na plataforma. Hoje, estamos aqui para trazer um guia prático de como fazer uma live no Instagram. Preparado para vender mais?
5 vantagens do Instagram para o seu negócio
Mais do que vender diretamente ao consumidor, o Instagram é eficiente para melhorar o engajamento da marca na internet. Além disso, dar mais visibilidade e garantir credibilidade.
Separamos cinco vantagens que achamos relevantes para te mostrar a importância do Instagram para os seus negócios. Veja só:
1. Visibilidade do negócio
Por ser altamente popular, a plataforma garante que sua marca tenha um alcance maior de público a nível global se assim for do seu interesse. Com isso, a expansão dos negócios é garantida.
2. Clientela em larga escala
Os anúncios publicados nos chamados stories são uma ótima maneira de divulgar seus produtos e conquistar uma clientela a grande escala, a partir do público que você define para atingir.
As lives, que são o que mais interessam hoje para a gente, também podem atingir a sua clientela. Sempre que uma live está ativa, por exemplo, o consumidor pode ser notificado e ela fica em destaque na parte superior do perfil dele, atraindo a atenção dos usuários que seguem o perfil da sua loja.
3. Desempenho de negócios locais
O Instagram também possibilita segmentar os anúncios por uma localidade geográfica específica. Isso quer dizer que se você é um pequeno ou médio lojista, você pode ter um alcance mais efetivo de consumidores locais, que vão fomentar o seu negócio.
4. Interatividade com os clientes
Fazer uma live no Instagram é permitir que os seus clientes fiquem ainda mais próximos da sua loja e também a oportunidade de outros conhecê-la. Quando a live no Instagram é criada, um chat automaticamente é aberto e assim as pessoas podem comentar, tirar dúvidas e interagir da melhor forma.
5. Consumo visual garantido
Sabe-se que a maior parte da população é consumidora visual. Ou seja: se atrai mais quando visualiza imagens, sejam dinâmicas (vídeos) ou estáticas (fotos, flyers, infográficos etc).
A Social Science Research Network aponta que 65% da população brasileira é composta por aprendizes visuais. Em outra pesquisa internacional, da HubSpot, 54% dos consumidores afirmaram, em 2018, que queriam ver mais conteúdo de vídeo de uma marca ou empresa que eles prestigiam.
O Instagram é uma plataforma 100% visual, 100% imagens. Então é a mais eficaz em acertar diretamente os interesses dos consumidores visuais.
Números que agradam
Um levantamento feito pelo Websiterating trouxe métricas importantes que reforçam o quanto a plataforma pode impactar nos negócios. Antes de ensinarmos o passo a passo para criar lives no Instagram, vamos trazer abaixo esses números. Olha só:
Acredito que eles farão uma grande diferença para a nossa conversa e vão te auxiliar ainda mais na hora de criar os conteúdos da sua loja. Olha só que legal:
- A maior parte dos usuários do Instagram (32%) tem entre 25 e 34 anos de idade.
- A receita da plataforma com publicidade chegou a $ 26 bilhões no ano passado. Para esse ano, a expectativa é aumentar para $ 40 bilhões até o ano que vem.
- Os stories movimentam cerca de 500 milhões de publicações diariamente. 1/3 delas partem de conteúdos criados por empresas.
- Mais de 16 milhões de pesquisas “Instagram” ocorrem no Google mensalmente
- 80% dos usuários já compraram ao ver o produto divulgado no aplicativo.
- Além disso, mais de 100 milhões de usuários assistem ou compartilham lives no Instagram todos os dias.
- As publicações em vídeo, por exemplo, detêm a maior taxa de engajamento (1,87%) em relação às imagens estáticas (1,11%).
Viu o quanto é vantajoso para você estar no Instagram? A ferramenta vem sendo muito explorada para as vendas e para estimular novos negócios. Por isso, está na hora de você aprender a usar um dos principais recursos do aplicativo: a live.
Viu o quanto é vantajoso para você estar no Instagram? A ferramenta vem sendo muito explorada para as vendas e para estimular novos negócios. Por isso, está na hora de você aprender a usar um dos principais recursos do aplicativo: a live.
Live no Instagram como estratégia de marketing
A live no Instagram é um recurso dos Stories e pode ser utilizada para fazer a venda de produtos, o que ganhou popularidade na pandemia com o termo “live commerce”. Além disso, também pode ser utilizada para apresentar uma nova campanha, sorteios e outras ações promocionais da loja.
A live permite gravação e transmissão ao vivo dos vídeos pelo Instagram da loja ou um perfil parceiro. Também pode ser chamada de live streaming e surgiu como uma forma mais dinâmica de compartilhar conteúdos exclusivos e aproximar mais a empresa dos clientes.
Com as lives, você aumenta o engajamento da sua marca porque é a forma virtual mais prática para se aproximar dos consumidores. Quando o alerta da live chega para o usuário, desperta nele o gatilho mental da curiosidade e da exclusividade. As chances de ele clicar e interagir com o conteúdo são enormes.
A humanização dos conteúdos, divulgados em tempo real, também é uma garantia da live no Instagram. Você pode aproveitar para mostrar bastidores de uma campanha, lançar produtos e serviços, receber feedbacks para um conteúdo personalizado, entre outros.
Ah! E por último, mas não menos importante, o custo baixo na criação do conteúdo. Você só precisa do smartphone e de uma boa conexão de internet.
Passo a passo de como criar live no Instagram
Chegou a hora de você aprender a fazer live no Instagram da sua loja e o passo a passo simplificamos em apenas quatro etapas. Não precisa chamar o amigo, o vizinho, os filhos, você mesmo vai dar conta de criar vídeos ao vivo para a sua marca.
1. Abra o aplicativo e vá na parte superior esquerda da tela. Ou simplesmente arraste a tela para a direita no feed. É como se você fosse criar Stories mesmo.
2. Agora na parte inferior, à direita, aparecem todos os recursos da ferramenta Stories. Vá na opção “Ao Vivo” e clique.
3. Coloque agora a opção “Transmitir ao vivo”. Pronto! Você está ao vivo.
4. Ao terminar a live, basta clicar em “Encerrar” no canto superior esquerdo.
Importante você saber de dois detalhes depois de encerrar a sua live:
- Ao encerrar, o aplicativo mostra quantas pessoas acompanharam a sua transmissão.
- Você poderá salvar o vídeo no seu smartphone, descartá-lo ou compartilhar a live nos Stories por mais 24 horas.
Fácil, fácil não é mesmo? Mas para que você consiga alcançar seus objetivos e apresentar um bom conteúdo para os clientes, você precisa se atentar a algumas condições.
Dicas para fazer boas lives no Instagram
Por mais simples que possa ser fazer lives no Instagram, é preciso fazer com qualidade. Não adianta nada dedicar tempo e conteúdo, se as pessoas não terão interesse em permanecer na transmissão ao vivo.
Então, preparamos algumas dicas para te ajudar nessa empreitada de ter muito sucesso com a sua live no Instagram. Vamos lá!
A primeira é quanto à conexão de internet. Ela é boa o suficiente para garantir qualidade de som e imagem para a sua live? Se sim, ótimo! Você estará pronto para começar.
Você pode criar uma live de teste antes de colocar no ar a transmissão para checar se está tudo certo. No mesmo passo a passo que te ensinamos, ao invés de clicar no botão de captura, você vai no ícone de “olho”, que fica na lateral esquerda. Em seguida, selecione o modo “Prática”. O vídeo então ficará oculto.
Antes de iniciar a live, tenha bem planejado o que você vai mostrar, falar, compartilhar etc. Talvez fazer um roteiro básico te auxilie nisso. Você também precisa pensar no cenário para transmitir a live, de preferência um fundo neutro para não desviar a atenção do espectador.
A live no Instagram permite que o perfil convide outras pessoas para participar da transmissão ao vivo. É uma forma de deixar a live ainda mais interessante e interativa. O engajamento é multiplicado quando isso acontece.
Quando tiver data e horário definidos para a sua live, avise o seu público com antecedência para que ele possa se programar para participar. O tempo máximo de duração da live no Instagram é 90 minutos.
Por fim, seja sempre muito cordial e carismático, use uma linguagem acessível e informal para que seus clientes se sintam em um diálogo aberto e direto com você.
Hora da prática!
Não se esqueça também de abusar da criatividade e da interatividade para manter os seus clientes nas lives. Faça perguntas a eles, vejam o que estão achando ou o que mais querem ver e ouvir na transmissão.
É importante que os consumidores se sintam parte do conteúdo. Fique atento à periodicidade. A live no Instagram pode ser diária por um determinado período se você quiser, desde que você tenha conteúdo para isso.
Por exemplo: você está com uma campanha promocional de primavera e quer liquidar os produtos de inverno. Você pode manter no ar as lives por uma semana, desde que um pouco mais curtas, para fixar a campanha.
Cada dia, um conteúdo diferente. Apresentação dos produtos num dia, live commerce no outro, tendências da estação, apresentação da próxima linha de produtos, sorteios etc.
Hora de colocar em prática o aprendizado! Bora planejar as próximas lives?
E já que estamos falando de Instagram, aproveite para ler todos os textos que já fizemos sobre essa poderosa rede social. E não se esqueça de baixar, clicando no banner abaixo, o e-book gratuito com dicas sobre ter uma loja no Instagram.
- Como alavancar as vendas no Instagram da sua loja
- Passo a passo de como fazer vídeos no Instagram
- Aposte em vídeos para as redes sociais
- Descubra como fazer fotos de produtos para as redes sociais da sua loja
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.