Quando você passa por algum supermercado, ou mesmo uma farmácia, e se depara com uma área de destaque contendo pack promocional, é fato que você dá aquela paradinha para conferir, certo? O seu consumidor também é exatamente assim.

Todo mundo gosta de levar para casa alguma vantagem na hora de comprar. Pode ser que o cliente nem esteja pensando em adquirir tal produto, mas ao analisar o custo-benefício do pack promocional ele imediatamente considera a compra.

Por isso, esses kits promocionais estão entre as principais estratégias de venda do varejo, trazendo vantagens não apenas aos consumidores, mas principalmente para a loja. São ainda boas apostas para aumentar as vendas em datas sazonais, como o Dia das Mães, cuja data já bate na porta do varejo.

É sobre esse assunto que vamos conversar hoje aqui no blog. Saber as reais vantagens e como trabalhar corretamente a venda do pack promocional são detalhes importantes que vão fazer toda a diferença para a rotina de vendas da sua loja.

Afinal, o que é pack promocional?

O pack promocional é uma forma de oferecer os mesmos produtos já vendidos na loja, porém com preços mais competitivos. Além disso, é uma estratégia eficaz para dar maior visibilidade ao ponto de venda e fidelizar a clientela.

Muitos lojistas também aproveitam a oportunidade de vender packs promocionais se utilizando de produtos que estão há um tempo parados no estoque. Nessa estratégia, esses combos vendem produtos em pacotes onde o cliente “compra mais por menos”, digamos assim.

Mas é preciso ficar atento à precificação e à propaganda que se fará do pack promocional. Essa atenção é para não cair no risco da propaganda enganosa e a estratégia trazer um resultado reverso para os negócios.

A venda incorreta de um pack promocional pode resultar em penalidade administrativa ou até judicial por ferir os direitos do consumidor. Então, muito cuidado!

Principais tipos de pack promocional

Sabe aquele famoso “compre 3 e pague 2”, ou “leve 100% do sabão em pó e pague só 70%”? Tem ainda aquela promoção “compre 2 e leve o terceiro produto com 50% de desconto”. Pois bem, esses são alguns dos principais exemplos de pack promocional.

Cabe a você estudar a melhor forma de montar e vender um pack promocional na sua loja. O importante é focar no principal objetivo dos kits promocionais: garantir ao consumidor que ele compre com redução significativa de preço ou que um dos itens do pack saia grátis ao cliente.

Como vender o pack promocional

As embalagens e etiquetas de precificação serão o ponto alto da venda de um pack promocional. É preciso que elas estejam devidamente destacadas para atrair a atenção do consumidor.

A exposição do pack também é importante para concretizar a venda. Então, aproveite todo o espaço para colocar o maior número de combos para dar mais visibilidade ao espaço. É interessante explorar as pontas de gôndolas e extremidades dos corredores com a exposição dos kits.

Se for o caso, destaque esses produtos em uma área privilegiada da gôndola ou em uma ilha no corredor. Você também pode reforçar a divulgação com cartazes no local.

Outro jeito de evidenciar o pack é utilizar fitas para montagem de kits com a descrição da promoção personalizada. Dessa forma, você não vai esconder a embalagem original dos produtos e vai tornar a embalagem do pack promocional ainda mais atrativa aos clientes.

Usar adesivos é ainda mais uma opção para valorizar a embalagem e destacar o pack. Eles até ajudam na organização do combo nas gôndolas e também na despensa do cliente em casa.

Pack promocional em ponta de gôndola

Vantagens de vender o pack promocional

Nós já falamos aqui sobre algumas vantagens da venda de pack promocional. Vamos recordá-las?

A primeira delas é garantir mais visibilidade ao ponto de venda, ao produto e à marca. A outra é poder aproveitar o mix que está parado no estoque por causa da baixa procura. Além dessas, há outras vantagens reais com a venda desses kits no varejo. Confira:

1. Venda personalizada

Podemos ainda citar como vantagem a possibilidade de você ser exclusivo e mais atrativo que os seus concorrentes. A venda de pack promocional te permite criar os próprios kits com exclusividade.

É isso mesmo! Você não precisa necessariamente comprar os packs prontos. Pode muito bem montá-los com os produtos que você tem à disposição na loja e precisa dar aquela boa movimentada nas vendas de determinada categoria.

2. Público-alvo atraído

Vender packs promocionais é uma estratégia para consolidar um público-alvo para a loja. Por isso, podem ser muito bem utilizados em datas comerciais comemorativas como o Dia das Mães, Natal, entre tantas outras.

Além disso, depois que o cliente comprar um pack promocional da sua loja e perceber a qualidade do produto vendido e a conveniência na compra, com certeza ele vai voltar e comprar o item mesmo sem estar em promoção.

3. Clientela satisfeita

Qual consumidor não gosta de vantagens e de aproveitar uma boa promoção, não é mesmo? A venda de pack promocional deixa o cliente ainda mais satisfeito com a experiência de compra por entender, justamente, que comprou mais barato.

Para garantir isso, uma dica é criar packs promocionais com produtos associados a uma mesma categoria. Por exemplo: cuidados pessoais. Você pode vender o shampoo e colocar o condicionador e/ou a máscara capilar no mesmo combo.

Dia das Mães vêm aí…

Uma das principais datas comerciais para o varejo se aproxima. Que tal vender packs promocionais relacionados ao Dia das Mães? A iniciativa pode servir de termômetro para as próximas ações promocionais ao longo do ano.

E é exatamente pensando neste momento que preparamos algumas sugestões que podem ser utilizadas no dia 8 de maio. Converse com os seus fornecedores e veja o que está em oferta para pensar bons kits. Além disso, aproveite o estoque que você já tem disponível na loja e “mete bronca”!

Esses são alguns exemplos. É o momento de usar a criatividade e o perfil da clientela para montar os packs promocionais. Não se esqueça de avaliar o estoque e dar aquele giro nos itens que estão parados.

Hora de se planejar!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a contribuição que o pack promocional pode dar para o faturamento e a visibilidade da sua loja, o momento é de planejar a sua estratégia.

Seja para uma campanha específica, como o Dia das Mães, ou mesmo para adotar como rotina na loja, por exemplo.

Para te ajudar a montar um bom pack promocional junto a grandes marcas do mercado, conte com a gente na oferta de um amplo mix que com certeza vai atender às suas necessidades.

Esse é o nosso papel: não apenas levar conhecimento para você, mas também te ajudar a comprar bem e assim vender melhor ainda!

Por falar em bem, você conhece o Benefícios Exclusivos Martins (BEM)? É nosso programa de relacionamento que acumula créditos à medida que você compra no Martins.com.br ou no App Martins Atacado Online.

Até a próxima!