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Tendências e inovações para o segmento de varejo alimentar: Overview Congresso Grocery&Drinks

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No último dia 22 de outubro ocorreu o Grocery&Drinks, congresso voltado para os setores de supermercados, alimentos e bebidas. Organizado pelo E-commerce Brasil, o evento reuniu profissionais de todo Brasil para discutir tendências e inovações da área, com foco principalmente na ascensão do supermercado online.

 

Um dos destaques da programação do Grocery&Drinks foi a participação do Leandro Alves, gerente de gestão e inovação do Smart, rede de supermercados aqui do Martins! O congresso também contou com a experiência e os insights de outros grandes nomes do segmento de supermercado online, como Patrícia Amaro, chief digital officer da Unilever.

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Grocery&Drinks 2020: o impacto do e-commerce no setor de alimentos e bebidas

Bem antes da pandemia, o supermercado online já estava crescendo no país: 63% em 2019, de acordo com pesquisa da Nielsen e da Social Miner. Com o isolamento social, a transformação ganhou força total: o segmento de alimentos e bebidas foi o que mais cresceu nas vendas online, chegando a 241%.

Esse foi o grande foco das palestras ministradas por Leandro Alves no Grocery&Drinks 2020. Ao lado de Daniel Nepomuceno, diretor de e-commerce do Tenda Atacado, e Samuel Gonsales, diretor de relacionamento do E-Commerce Brasil, o gerente de gestão e inovação fez uma análise do setor no primeiro semestre e projetou oportunidades para os próximos meses.

“A experimentação sempre existiu e sempre existirá, mas a pandemia trouxe a aceleração e isso não tem mais volta. Fomos obrigados e comprar em supermercado online e descobrimos que pode ser uma experiência prazerosa”, disse Alves.

Para ele, os desafios futuros estão na estruturação das entregas, que devem acompanhar o ritmo das demandas, e também na proteção contra fraude nos pagamentos à distância.

O que esperar do futuro?

mãos de pessoa sobre teclado de notebook. Ao lado, carrinho de supermercado em miniatura guardando um cartão de crédito

Além de analisar o impacto da pandemia no setor, durante o Grocery&Drinks Leandro Alves compartilhou um pouco de sua experiência à frente do Smart Em Casa, supermercado online da rede Martins. Depois da consolidação do formato, é hora de pensar em inovações para otimizar ainda mais a experiência dos consumidores.

“A pandemia permitiu que varejistas e clientes experimentassem outros formatos de compra que, na normalidade, não experimentaríamos.”, disse o executivo. A tendência, portanto, é seguir os testes e buscar alternativas fora da zona de conforto, aproveitando a inclinação do público a conhecer novas modalidades de compra.

Segundo Leandro, é natural que o movimento online diminua com a reabertura do comércio, por isso é tão importante manter e melhorar a operação para fidelizar esse público que conheceu o supermercado online na pandemia.

Como inovar no supermercado online?

Para muitos varejistas, a própria ideia de supermercado online já é inovação suficiente, mas se tem uma coisa que o Grocery&Drinks ensinou é que o momento não é de ficar parado. Para acompanhar as demandas e hábitos de um público cada vez mais conectado e que valoriza a praticidade na hora de fazer compras, é preciso pensar além.

Confira a seguir algumas dicas retiradas dos painéis do Grocery&Drinks 2020:

Marketing digital para conquistar o cliente

Sabemos que mudar hábitos não é uma coisa fácil, principalmente aqueles tão consolidados como a rotina de fazer compras. Mesmo com o empurrão dado pela pandemia, é importante investir em divulgação e atrativos para ganhar a atenção do público no supermercado online.

Fernanda Dalben, diretora de marketing da Dalben Supermercados, compartilhou algumas estratégias durante sua apresentação no Grocery&Drinks 2020. As ações não são exclusividade do supermercado online e podem ser adaptadas para o ponto de vendas físico também.

  • Aposta no conteúdo: ao invés de se limitar aos anúncios, construa uma audiência sólida a partir de conteúdos relevantes nas redes sociais ou até no blog do seu mercadinho. E-books e textos com dicas para o dia a dia, como receitas caseiras, fazem muito sucesso com o público.
  • Cupom de desconto: aproveite os canais de comunicação do supermercado online para oferecer cupons de desconto. Clientes que se cadastrarem por e-mail podem receber ofertas exclusivas, mantendo um fluxo constante de compras.
  • Ambiente digital: engaje seu público mostrando diferentes utilidades dos seus produtos no cotidiano, como dicas para desinfetar a casa contra a Covid-19, truques para um churrasco perfeito e o passo a passo de como pintar o cabelo em casa. E para isso use todas as mídias a seu favor e diversifique nos formatos: lives no Instagram, reels com os bastidores, gifs e até alguma ação de engajamento no TikTok – vai ser um sucesso, pode apostar.

A vez dos aplicativos

mulher segurando smartphone com figura carrinho de supermercado na tela

Os chamados super apps, aplicativos de entrega de produtos variados, foram essenciais para a popularização dos supermercado online – mas será que eles funcionam como solução a longo prazo? Durante o Grocery&Drinks 2020, Daniel Nepomuceno tentou responder essa pergunta mostrando o que a ferramenta pode oferecer e, principalmente, o que ela tem a ensinar.

O principal atrativo dos super apps está na agilidade de entrega, que é feita no mesmo dia da compra, feito que muito supermercado online ainda não consegue alcançar de forma independente, por não contar com a mesma infraestrutura dos aplicativos.

Outra vantagem está no aumento do alcance para a marca. O consumidor pode até não conhecer a sua loja, mas não terá problemas em comprar se encontrar ali o produto que busca a um preço atrativo – e você vai precisar investir muito menos em divulgação.

O problema está nas taxas, que podem encarecer sua operação, e também o risco de perder contato com o cliente. Para contornar esses problemas, Nepomuceno recomenda o investimento em logística própria, com vantagens inacessíveis para o super app, como veículos melhores e entregas direcionadas para aumentar a eficiência.

Clube de assinaturas

Os clubes de assinatura entraram na conversa do Grocery&Drinks 2020 como estratégia para construir e estreitar o relacionamento entre o supermercado online e seus clientes. Segundo Guilherme Almeida, head de e-commerce da Nestlé, a projeção é que até 2023 cerca de 75% das empresas tenham seu próprio clube de assinaturas.

Já é possível encontrar uma série de modelos no mercado atualmente e sua decisão deve ser orientada de acordo com o perfil da loja e também os hábitos dos seus consumidores. Veja alguns exemplos:

  • Curadoria: assinantes recebem caixas com produtos selecionados por especialistas de acordo com temas específicos, como datas comemorativas ou nichos de interesse, como vinhos e cervejas artesanais.
  • Associados: foco em descontos e vantagens exclusivas. O Martins já tem sua versão para o atacado, o BEM!

Gostou desse conteúdo? Não é só o Grocery&Drinks que está falando em supermercado online atualmente: aqui no FalaMart temos um texto caprichado com tudo sobre o assunto, olha só!

E para aproveitar ao máximo as inovações do segmento, você vai precisar de um parceiro de verdade para manter o estoque abastecido, certo? Então se cadastre ainda hoje no site do Martins.com.br e comece a economizar!

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