Olha só que época ótima que chegou: as festas de fim de ano! Com elas vem também a grande necessidade de pensar na decoração de Natal para lojas e como ela irá se encaixar no seu estabelecimento.
Muita gente acha que basta colocar algumas poucas luzes aqui e ali e pronto, já deu certo. Não é bem por aí que funciona a decoração de Natal para lojas. Para além dos atrativos estéticos, existem muitas oportunidades que você pode estar perdendo por não pensar melhor no que fazer. Uma dessas é a chance de lucrar ainda mais nessa data.
A decoração de Natal para lojas transmite cuidado e atenção para seus clientes e ainda te coloca no clima, mas ainda existem muitos resultados que você pode explorar através dela. Olha alguns que nós vamos falar durante o artigo:
- Venda de produtos chave através do Visual Merchandising (vitrines);
- Mais chances de atrair pessoas na rua para a loja;
- A sinalização eficiente para o cliente de que o presente que ele quer está na loja;
- Clima de festa em geral que contagia clientes e os fazem gastar mais.
Dentre outros. Este artigo vai falar um pouco sobre tudo isso na decoração de Natal para lojas, e ainda te mostrar como fazer uma que chame a atenção. Vamos começar então?
A decoração de Natal para lojas começa na vitrine
O trabalho de visual merchandising – o planejamento de vitrines – é muito importante para qualquer loja. É ele que deixa seus produtos chave em evidência, aqueles que têm mais saída ou dão mais lucro, e cria a atmosfera perfeita para vender ainda mais.
A decoração de Natal para lojas deve ter esse ponto de partida. Comece pelo básico, colocando talvez uma árvore de Natal em um cantinho, com bastante pisca-piscas, e monte o resto da ornamentação a partir daí.
Muita gente gosta de usar um efeito neve para as vitrines, outros preferem apostar no festão, faixas feitas de ramos sintéticos da árvore de Natal que podem ser pendurados no teto ou colocados no chão . O pisca-pisca deve ser seu grande aliado, pois ele traz bastante luz para o ambiente cria uma atmosfera aconchegante e de identificação imediata com as festividades!
O maior objetivo na vitrine quando pensamos na decoração de Natal para lojas é contar uma história através de uma cena. Pode ser uma ótima ideia criar um presépio com os seus produtos inseridos no meio, ou montar a mesa do Papai Noel cheia dos seus itens de varejo alimentar e também – por que não? – algumas bebidas.
Os produtos que serão expostos, por sua vez, precisam ser pensados com cuidado. Escolha aqueles que combinam com a data e com a cena, caso ainda não tenha os carros chefe de Natal para vender, e abuse da criatividade. Às vezes a árvore de Natal pode feita com o você vende dentro da loja, já pensou? O importante é combinar tudo: cena, produtos e o que mais for possível!
Decoração de Natal para lojas: o lado de fora
A área externa da sua loja também precisa de uma boa decoração para funcionar bem. Muitas vezes é ela que vai chamar a atenção da clientela, que pode se interessar por vários motivos:
- Ela percebe que aquela loja já tem presentes de Natal;
- Ela acha a decoração exterior bonita e quer conhecer a de dentro;
- Ela se encanta pelo espírito natalino e prefere lojas decoradas;
- Ela simplesmente se interessa pelas luzes e decide entrar;
- Ela passa a perceber aquela loja, coisa que ainda não fazia.
Portanto a decoração de Natal para lojas deve começar bem ali, no exterior, para chamar a atenção dos clientes que estão passando. Aqui vale um pouco de tudo, desde que faça sentido com o que você criou para as vitrines.
Se você vende árvores de natal, coloque-as do lado de fora. Se oferece pisca-piscas, coloque-os por toda a fachada. A regra pra quem vende decorações de Natal é colocar tudo exposto onde o cliente consegue enxergar com facilidade, ou seja, nos exteriores.
E mesmo se você não vende enfeites natalinos, ainda assim vale a pena efeitar tudo o que você tem direito pelos motivos que a gente citou ali em cima. Faça o possível e o impossível para chamar a freguesia da rua!
O clima natalino é bom pra gastar dinheiro
Pode até parecer meio estranho a gente falar assim, mas é verdade! As pessoas já estão dispostas a gastar mais no Natal, e você pode navegar nessa onda para aumentar o ticket médio da sua loja. O segredo? Entrar no clima com a decoração de Natal para a loja.
Sua freguesia vai atrás de presentes para a família, amigos e pessoas que ama. Ela já está no clima da solidariedade, e responde bem mais aos estímulos nessa direção. Uma loja toda decorada, cheia de Papais Noéis, estrelas e por aí vai, incentiva as pessoas a gastarem um pouco mais.
Comece pelas paredes. O festão é um grande aliado, e dá um clima todo especial quando colocado bem no meio da parede, rodeando toda a loja. Ele também pode ser instalado em gôndolas, mas tome cuidado para não esconder os produtos!
E é claro, todos muito bem decorados! E não vá se esquecer da árvore de Natal propriamente dita, a estrela da festa, e se você quiser ir além e trazer um apelo bem familiar, um pequeno presépio só vai ajudar. Monte a árvore o quanto antes, pois já está passando da hora!
A decoração de Natal na loja precisa da sua atenção. Você viu só as vantagens que ela traz? Aumentar as vendas nunca foi tão fácil e divertido!
E para saber um pouco mais sobre o assunto, que tal vir com a gente no nosso artigo sobre como montar o layout da loja?