A venda de bebidas alcoólicas, como os melhores whisky do catálogo, tem grande apelo lucrativo para o varejo alimentar. O lucro, no entanto, vai além da venda em si. Até chegar lá, é preciso um longo processo de escolha dos rótulos, divulgação e exposição.
O sucesso na comercialização da categoria está em entender como o mercado funciona, o que tem sido mais consumido e saber diferenciar as marcas. Além disso, é preciso garantir um bom armazenamento e apostar numa exposição com produtos correlacionados.
Parece complicado, né? Mas vamos descomplicar para você. No artigo de hoje, o nosso bate-papo vai ser um tutorial didático de como expor os melhores whisky na sua loja, apostando em manobras que vão te ajudar a aumentar o ticket médio no seu supermercado.
Mercado promissor
Os melhores whisky são considerados bebidas de luxo, mas que vem a cada ano ganhando mais popularidade entre as bebidas alcoólicas premium. Hoje, dificilmente o consumidor entra num supermercado ou mercadinho de bairro e não encontra uma garrafa de whisky para vender.
Isso se dá pelo mercado em constante ascensão. Para se ter uma ideia, considerando só o whisky escocês – o mais tradicional entre eles –, o Brasil é o quarto maior mercado exportador com um crescimento de mais de 215% no período pós-pandemia.
São 82 milhões de garrafas exportadas no período. Esse é o número. E a demanda tem sido tão animadora que a indústria elevou o valor do whisky escocês em até 582% nos últimos anos.
De acordo com um levantamento da True-Luxury Global Consumer Insights, o mercado consumidor dos melhores whisky está concentrado nas gerações Y (nascidos até início da década de 90) e Z (nascidos na metade dos Anos 90). Juntas, elas podem representar até 60% do total de vendas até 2025.
Os principais tipos de whisky e suas características
O tipo Scotch, ou simplesmente uísque escocês, como você viu é a qualidade mais tradicional da bebida. Há ainda outros cinco tipos principais, entenda cada um deles:
Scotch
Entre os melhores whisky, o tipo escocês é o mais tradicional e considerado o mais antigo entre as produções destiladas. Geralmente, é envelhecido em barril de carvalho por pelo menos três anos.
O whisky escocês pode ser feito à base de milho ou trigo, usando cevada e levedura ou ainda malte e grão.
Irish
O whisky irlandês é produzido a partir da mistura de cevada não defumada e sem tostar. A produção faz com que o sabor fique mais frutado e com um toque suave de pimenta. O irish é um whisky bem mais leve que o escocês, por ser triplamente destilado.
Japonês
Não há dúvidas que o whisky japonês é aquele produzido no Japão. Importante frisar, no entanto, que ele é inspirado na produção escocesa. A diferença é que o processo de destilação aqui é mais longo e utiliza barris de carvalho japonês na etapa de maturação.
Um dos rótulos japoneses chegou a ser eleito o melhor do mundo em 2014. É um tipo de bebida que vem se consagrando entre os melhores whisky do mercado premium.
Bourboun
O Bourboun é produzido nos Estados Unidos e tradicionalmente característica do período de faroeste norte-americano. A produção é à base de milho com 51%, no mínimo, de grãos maltados. É um processo menos rígido que o do whisky tradicional.
Tennesse
Também produzido nos EUA, o tipo Tennesse é semelhante ao rótulo conterrâneo e com a mesma composição. Ele se difere apenas na inclusão da filtragem de carvão durante a pós-destilação da bebida. A marca Jack Daniel’s é praticamente a única produtora desse estilo.
Rye
Esse tipo também é encontrado nos EUA, produzido a partir de mistura de grãos maltados com centeio (51% dos grãos), mas é fabricado principalmente no Canadá, sob uma regra menos complexa com menor quantidade de centeio.
O estilo de produção garante um sabor mais apimentado e frutado e, por isso, costuma ser muito utilizado para compor coquetéis e drinks de whisky.
Por falar nisso, que tal dar uma espiadinha nas nossas receitas de drinks de verão? Tem uma receita super fácil de Green Gimlet, à base de whisky, que é para dar água na boca e ao mesmo tempo saciar a sede. Nós recomendamos!
Formas de armazenar whisky no supermercado
Trabalhar com os melhores whisky no supermercado requer alguns cuidados a começar pela forma de armazenagem. A primeira questão é cuidar para que as garrafas não tenham contato direto com a luz.
O calor faz com que a bebida perca mais fácil suas propriedades e também acaba acelerando o processo de evaporação do whisky. Seja no estoque ou na gôndola, o ideal é que as garrafas sejam colocadas em um ambiente mais escuro e sem a presença da luz solar.
A luz artificial muito intensa pode ainda mudar a coloração do whisky e até comprometer a qualidade da bebida por causa de eventuais reações químicas.
A temperatura controlada no local de armazenagem entre 15 e 20 graus é recomendável. Evite que as garrafas sofram mudanças bruscas na temperatura ambiente para não correr o risco de afetar o sabor da bebida.
Local sempre seco e limpo também, ok? Sujeira e umidade ajudam na proliferação de micro-organismos, como o mofo, que podem surgir na bebida.
As garrafas de whisky precisam estar armazenadas e expostas em posição vertical para que a bebida alcoólica não tenha contato direto com a rolha. Isso poderia favorecer a entrada de oxigênio na garrafa e deteriorar o sabor.
Como montar a seção dos melhores whisky
Criar um ambiente que agrade o consumidor e ao mesmo tempo preserve a qualidade dos melhores whisky pode ser um desafio, mas também é garantia de sucesso nas vendas.
Por ser uma categoria premium, a atenção para as estratégias de vendas deve ser redobrada. Dê tudo de si na montagem da seção na sua loja, com base nessas dicas que preparamos especialmente para você:
1. Oferte um mix complementar
Ainda que o foco das vendas seja o whisky, aproveite para atrelar outros itens à venda estimulando o consumo de outras bebidas alcoólicas, utensílios e alimentos que harmonizem com as bebidas.
Ingredientes para criação de drinks e coquetéis também são super bem-vindos. Crie um espaço exclusivo para as bebidas e esses produtos complementares. Dê destaque para todas as bebidas aperitivas. Saiba quais são elas.
- Whisky
- Jogo de copos de whisky
- Taças
- Bebidas alcoólicas
- Gin
- Rum
- Vodka
- Cachaça
- Licor
- Vinhos
- Aperitivos
- Cerveja
2. Garanta uma experiência imersiva
O consumidor de bebidas premium espera um certo requinte na venda desses produtos. Organizar um ambiente de exposição um pouco mais sofisticado e aconchegante conta muitos pontos a favor.
Muitas lojas têm criado uma espécie de adega com poltronas e puffs para que o cliente se sinta confortável. Naquele ambiente ele pode se sentir relaxado, como se estivesse em casa, e olhar com calma os rótulos antes de escolher qual bebida vai levar.
Quer um exemplo de imersão e inovação? A fabricante Diageo e a Score criaram uma plataforma interativa em que o cliente responde a um quiz e o dispositivo indica qual o melhor whisky para agradar o paladar dele.
Além disso, a área de exposição das bebidas é toda personalizada como se fosse uma loja apensada ao supermercado. É muito atrativo!
3. Desperte estímulos no consumidor
Para vender mais whiskies, você pode criar conteúdos e gerar informações para os seus consumidores a fim de estimulá-los a comprar a bebida. Como?
- Divulgando receitas de drinks à base de whisky
- Trazendo curiosidades sobre os melhores whisky do mundo
- Criando enquetes e sorteios nas redes sociais, por exemplo
- Dando dicas de harmonização de alimentos + bebidas
São muitas possibilidades para criar e colocar em prática na loja física e, principalmente, nas redes sociais e no e-commerce. Então, aproveite para ampliar o portfólio e aprimorar o sortimento de bebidas da sua loja.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.