Passado o Carnaval, o comércio já começa a se preocupar com a próxima data sazonal e uma das mais importantes para o varejo alimentar. A Páscoa 2023 já iniciou com as vendas antecipadas em várias lojas e com destaque para a linha de produtos saudáveis.
A Páscoa 2023 promete movimentar positivamente o setor produtivo, que já criou 8 mil vagas temporárias de trabalho para atender a demanda. Os dados são conforme a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
O impacto disso com certeza chega ao varejo com tantos atrativos para o consumidor final. Muitas redes já começaram a vender produtos de Páscoa e insumos para produção artesanal de chocolates ainda em janeiro.
Não se preocupe se sua campanha ainda não saiu do planejamento. O domingo de Páscoa neste ano será celebrado no dia 9 de abril. Ainda dá tempo de apostar em diferenciais para incrementar as vendas da sua loja.
Antecipar para vender mais
Uma das grandes apostas para a Páscoa 2023 das grandes redes supermercadistas foi a antecipação das vendas.
Com as vendas prévias, o consumidor já consegue se programar com antecedência e ter melhor parâmetro dos preços. Do outro lado, o varejista consegue ofertar uma gama maior de produtos e praticar uma precificação mais acessível ao fazer melhores negociações.
Toda compra de última hora está sujeita às condições dos fornecedores e estoque remanescente dos fabricantes. É sempre um risco! Então, quanto melhor se programar para comprar e vender com antecedência, maior pode ser a margem de lucro.
O ideal é trabalhar com um mix variado de linhas e marcas. O consumidor da Páscoa precisa ter opções para escolher qual ovo ou chocolates no geral vão agradar o bolso e o paladar. Ofereça isso a ele!
Mix variado com opções para todos os gostos e bolsos
É preciso pensar na Páscoa para além das parreiras de ovos de Páscoa. Sim, eles são o mix central da data, mas não é o único essencial.
Essa proposta de diversificar o mix pascal vem sendo adotada há alguns anos pelo varejo e ganha ainda mais peso para a Páscoa 2023. Caixas de bombons, barras de chocolates, chocolates com brindes e brinquedos e até doces no geral precisam ganhar destaque nas gôndolas da loja.
O que não pode faltar também são os ingredientes para a produção artesanal. Há quem prefira fazer o próprio cardápio de Páscoa, mas há também quem aproveita a data para garantir a renda extra com a venda de ovos e chocolates personalizados.
Veja só esse mix sugestivo que preparamos para você:
- Chocolate em barra
- Chocolate em pó
- Caixa de bombom
- Chocolate premium
- Ovos de Páscoa
- Doces
- Leite condensado
- Creme de leite
- Leite de Coco
- Paçoca
- Pasta de avelã
- Manteiga
- Leite
- Amendoim
- Coco ralado
O segmento de produtos de Páscoa mais saudáveis é possível e tem sido muito bem aceito pelo consumidor. Reserve um espaço de destaque na sua loja para fomentar a vendas desses produtos.
Produtos com maior percentual de cacau, chocolates e derivados zero lactose, zero açúcar e sem glúten também merecem atenção na lista de compras. Tenho aqui algumas sugestões para o seu mix de “Páscoa mais saudável”.
- Bolinhas de brigadeiro zero açúcar
- Brigadeiro diet
- Cacau em pó
- Chocolate zero lactose
- Doces sem glúten
- Azeite
- Sardinha
- Atum
Crie ainda kits com chocolates, balas e doces para oferecer como opção de presente aos seus clientes. Faça combos bem recheados de produtos, mas faça caixinhas pequenas com bombons bola ou tabletes de chocolates.
Assim, você agrada todos os públicos que queira levar “apenas uma lembrancinha” de Páscoa ou uma cesta de produtos.
4 dicas para ser diferencial na Páscoa 2023
Os últimos anos deixaram muitos aprendizados para o varejo, que se desdobrou e se reinventou para sobreviver em meio à crise da pandemia. As expectativas para a Páscoa 2023, depois de tudo o que passamos, não poderiam ser melhores.
Para aproveitar uma das mais importantes datas do varejo alimentar, sendo um diferencial entre os concorrentes, trouxemos quatro dicas necessárias para incluir no planejamento da sua campanha de Páscoa2023. Foca aí!
1. Aposte na exposição degustativa
Páscoa diz muito sobre sabor e não tem melhor momento de apostar no marketing sensorial, a partir do olfato e do paladar, do que agora. Por isso, tente fazer uma ação na sua loja para degustação dos produtos.
Recorra a parceiros para oferecer produtos como chocolates de amostra para fazer essa degustação dentro da loja. Você pode ainda criar receitas na confeitaria da sua loja, que usem os ingredientes à venda, e promover a degustação e venda dessas receitas também, especialmente para a Páscoa 2023.
2. Invista em receitas de Páscoa
Investir em receitas especiais para o cardápio de Páscoa é outro ponto a favor para a campanha de vendas. O setor de chocolates é um dos que mais cresceram nos últimos anos com a filosofia do “faça você mesmo”.
Os consumidores passaram a se aventurar mais com as receitas caseiras de ovos de Páscoa e sobremesas. A ideia que propomos é que você possa divulgar receitas exclusivas (ou não) nas redes sociais da loja.
Além de criar um conteúdo criativo e que vai ajudar a otimizar o engajamento da marca no ambiente virtual, você estimula a venda dos produtos que são vendidos na loja. Case essa divulgação de receitas com boas promoções e cupons de desconto.
3. Faça sorteios ou concurso cultural
Sabe o que seria muito bacana também? Criar um concurso cultural com a melhor receita da Páscoa 2023 na sua loja. Monte uma comissão julgadora, defina as regras e a premiação.
Depois, convide a comunidade a participar no preparo da receita de Páscoa. A votação pode ser presencial ou popular via enquetes. Outra opção é criar ainda um sorteio de kits e cestas de Páscoa.
Alinhe com os seus fornecedores alguns brindes para que possa incrementar no prêmio do sorteio.
4. Crie uma campanha para as redes sociais
Use as redes sociais a seu favor. Melhore o atendimento por lá, crie catálogo de produtos e faça uma campanha para atrair mais clientes para a sua marca durante a Páscoa. Procure na sua comunidade influenciadores digitais que conversem com seu público-alvo. Faça parcerias!
Aproveite para criar uma identidade visual para as peças nas redes sociais, usando elementos da Páscoa. O mesmo layout e paleta de cores podem ser explorados na decoração da loja durante a campanha.
Gostou das dicas? Esperamos ter contribuído para despertar ainda mais a criatividade para que a Páscoa 2023 seja incrível para os seus negócios!
Boas vendas e Feliz Páscoa 2023!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.