A busca pela retomada da economia em tempos de crise começa com um bom planejamento, não é mesmo? Então, é hora de falar de Páscoa 2022!
Parece longe, mas a data está logo ali, e uma das apostas para este ano é justamente trabalhar a venda antecipada dos produtos para o período.
Neste ano, o Domingo de Páscoa é celebrado no dia 17 de abril. A data, já fixada no calendário nacional, ajuda com que o comércio se programe melhor para a campanha e consiga providenciar a antecipação das vendas. Uma grande oportunidade para melhorar o faturamento da loja com a demanda sazonal, que vai além dos chocolates.
A data é uma das mais importantes para o comércio brasileiro e impacta principalmente os supermercados, mercearias e lojas especializadas em chocolates.
A produção caseira também vira foco, e a modalidade tem crescido principalmente durante a pandemia. Com a experiência do ano passado, a venda de ovos se destacou ainda mais no e-commerce.
De acordo com o estudo da Neotrust, foram cerca de 340 mil produtos vendidos pela internet. O crescimento foi de 79% das vendas. Hoje, vamos dar dicas de como faturar mais com a data seguindo essas tendências para a Páscoa 2022.
Antecipando as vendas
O movimento de venda antecipada dos itens da Páscoa vem acontecendo desde o ano passado. Essa mudança foi necessária devido ao cenário de pandemia de 2020, quando a data foi diretamente afetada pelo isolamento social.
Para evitar perdas, alguns canais varejistas correram atrás do prejuízo para tentar compensar as vendas perdidas no ano anterior. A Páscoa 2022 é uma grande aposta para o setor consolidar essa prática da venda antecipada.
Os consumidores têm a opção de comprar com mais tempo e conseguir providenciar os insumos para a produção artesanal de ovos e chocolates. Além disso, você sai à frente da concorrência podendo negociar melhores preços e apresentando as novidades da Páscoa 2022 com antecedência para os clientes.
Aproveite as redes sociais ou a loja virtual para também colocar os seus produtos à venda antes da data. Essa visibilidade vai despertar o consumidor para a necessidade de já ir se preparando para as compras de Páscoa.
Uma ideia bacana é soltar cupons de desconto nos canais digitais. Além disso, pode usar ações promocionais antecipadas para também estimular essa venda antes da data.
6 dicas para você vender mais na Páscoa 2022
É importante ter uma boa variedade de produtos para que o cliente tenha opções que caibam no bolso. Para a Páscoa 2022, devem ganhar destaque as barras de chocolate, o ovinho e a linha premium.
Isso porque o setor acredita em uma “polarização do consumo” com a pandemia, que fará com que as pessoas busquem por preços melhores. Além disso, outra parcela deve priorizar os itens de indulgência, como é o caso do ovo de Páscoa premium.
Então, para agradar os dois públicos, separamos seis dicas fundamentais para você vender muito mais durante as suas ações para a Páscoa 2022.
1. Trabalhe com campanhas
Já que você vai começar a vender antecipadamente, pode realizar campanhas durante os três dias da Páscoa. Comece pelo feriado da Paixão de Cristo e depois o Sábado de Aleluia. Nestas datas, você pode explorar a venda de produtos que vão além dos chocolates.
Muitos cristãos costumam fazer jejum de carne vermelha. Aposte então em peixes, enlatados como atum e sardinha, azeites e demais itens que incrementem as refeições para a data. Crie campanhas e faça uma boa exposição para a comercialização desses produtos.
Já no domingo, foque a maior parte das suas atenções para a venda de doces e chocolates. Não se esqueça dos alimentos que vão fazer parte do almoço do Domingo de Páscoa, tradição para muitas famílias.
2. Promoções, brindes e Kits
As promoções são de grande ajuda para as vendas antecipadas. Além disso, garantem um maior fluxo no fim de semana da Páscoa para evitar o mínimo de sobra possível. Pense em algumas ideias que você sabe que vai atrair o seu cliente. Você pode, por exemplo:
- Usar cupons de desconto nas redes sociais antes da data;
- Criar ações para doces, bombons e chocolates como “Leve 3, Pague 2”;
- Kits e cestas com produtos exclusivos da Páscoa para aqueles que querem presentear;
- Oferecer brindes de Páscoa para quem comprar determinado valor na loja física;
- Fazer um saldão de chocolates no fim de semana da Páscoa;
- Promoção “abra seu ovo e ganhe um desconto”, com balões que simbolizam ovos ou com protótipos de ovos mesmo.
3. Vá além do ovo de Páscoa
Os ovos de Páscoa tradicionais e a linha gourmet são itens que não podem faltar. Eles têm saída para aqueles que querem investir um pouco mais no consumo próprio e presente para a família e amigos.
Só que é preciso ir além da redoma de ovos. A Páscoa 2022 vai atrair todos os públicos, inclusive os consumidores que vão complementar a renda em casa com a produção caseira.
Então, aposte na variedade de produtos para a confecção das receitas de Páscoa artesanais. Aqui entram o chocolate em barra e em pó, leite condensado, creme de leite, paçoca, pasta de avelã, manteiga, margarina, leite, entre outros.
A venda de forminhas para chocolate personalizado e papel para embalagem também é uma forma de ampliar o ticket médio da loja para a Páscoa. Ah! Não se esqueça de ter cacau e produtos veganos para atender ao público segmentado.
4. Enfeite a sua loja
Claro que você já sabe o quanto a decoração temática impacta nas vendas sazonais da loja, né?! Mas tente inovar para a Páscoa 2022. Já que você vai trabalhar a antecipação das vendas, já se preocupe na forma como vai ornamentar o PDV.
Faça uma boa vitrine no clima pascal com produtos da época e um layout criativo. Estenda a sua decoração para os caixas, balcões de atendimento e corredores onde os produtos de Páscoa ficarão expostos.
Equilibre as cores e os elementos que vão compor a decoração para que a paisagem fique atrativa, sem exceder demais no apelo visual. Orelhinhas de coelho e maquiagem de alguns funcionários podem atrair a atenção da criançada para que os pais comprem os produtos de Páscoa.
5. Prepare o time de atendimento
Por falar na sua equipe de vendas e atendimento, aposte na capacitação para que ela repasse ao cliente exatamente a ideia de venda antecipada para a Páscoa 2022.
Oriente os colaboradores sobre as ações promocionais que a loja vai fazer e sobre como a abordagem de vendas deverá ser feita para o período.
Eles precisam estar muito bem informados dos detalhes, desde as promoções até as tendências e produtos comercializados para o período sazonal de vendas. Essa capacitação depende de você e o sucesso das vendas depende também da capacitação.
6. Trabalhe com degustação
A última dica para te ajudar nas ações de vendas antecipadas para a Páscoa 2022 é oferecer uma degustação de produtos dentro da loja. Providencie receitas com os ingredientes da loja para a experimentação dos clientes.
Monte um espaço temático, com atendente a caráter, e dê a oportunidade para o cliente conhecer melhor o produto e se sentir acolhido na loja. Aqui, você ainda pode fazer parceria com fornecedores ou produtores caseiros de chocolates e ovos para garantir a degustação dos produtos.
Por exemplo: na sua loja de bairro você ajuda a comunidade com ovos de pote ou ovos de colher que são produzidos pelos moradores. Converse com eles para que, durante a ação, possam fazer algumas receitas em quantidade para degustação.
Assim, você divulga a loja, os seus ingredientes e também o trabalho artesanal. Esses mesmos produtos também podem estar à disposição para a venda na sua loja.
Já é tempo de Páscoa!
A Páscoa tem significado religioso, mas também é sensorial e representa muito para o varejo. É um momento para estimular a felicidade e a união entre a família. Sabe-se que o chocolate, por si só, é um grande promotor da sensação de felicidade nas pessoas.
Então, aproveite essa ideia para explorar a venda da categoria e ambientar a sua loja para a campanha da Páscoa 2022.
E já que estamos falando de uma data sazonal, aproveite para ler sobre nosso texto sobre como utilizar ações de marketing e vendas para esses períodos!
Boas vendas e uma feliz Páscoa!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.