Caixa de supermercado: passo a passo para um negócio de sucesso

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Caixa de supermercado: passo a passo para um negócio de sucesso

Sumário

Contar com um caixa de supermercado ágil e competente diz muito sobre o desempenho da loja e impacta na imagem que o cliente terá do estabelecimento. O checkout só vai funcionar muito bem se o operador de caixa trabalhar bem.

Muitas vezes esses são alguns entraves para o varejista. Filas em caixas de supermercado são o terror do consumidor. Elas acontecem na maior parte por insuficiência de caixas ou falta de agilidade do colaborador que passa as mercadorias e recebe os pagamentos.

Pode ser que talvez só esteja faltando uma capacitação melhorada para direcionar os colaboradores e otimizar o serviço na loja. 

Para falar sobre esse tema tão importante ao varejo alimentar, vamos conversar hoje sobre como deve ser feito o fechamento de caixa de supermercado e quais orientações a equipe precisa receber.

Caixa de supermercado: o que é ideal

O primeiro passo no caixa de supermercado é entender onde está o gargalo. São os valores discrepantes após o fechamento? As filas intermináveis? Os caixas travados por causa de um sistema ineficaz? Ou os operadores impacientes?

Quando você entender onde está o problema, será mais fácil solucioná-lo. O caixa de supermercado é a peça-chave do negócio em razão do contato direto com o cliente. 

O consumidor pode ter tido uma experiência maravilhosa com a marca. Porém, se ele chegar até o caixa e sair insatisfeito, toda a jornada de compra dele terá sido comprometida. O caixa de supermercado ideal precisa contemplar alguns pontos:

  • Ter espaço suficiente para o fluxo dos consumidores;
  • Contar com um layout organizado;
  • Disponibilizar estrutura com esteira, balança e área de empacotamento;
  • Gaveta de dinheiro e equipamento para registrar as vendas;
  • Software automatizado para registrar as vendas
  • Operador de caixa motivado e ágil.

O seu caixa de supermercado contempla todos os esses pontos, sem falhar em nenhum? Se sim, parabéns! 

Agora, se a resposta for não, não se preocupe que vamos trazer alguns direcionamentos para te ajudar a melhorar o caixa de supermercado da sua loja e ter ainda mais sucesso com os seus clientes. Siga a leitura!

Abertura e fechamento de caixa: como fazer

Vamos começar pelo básico, que é o fechamento de caixa de supermercado. Parece uma tarefa muito simples, mas se faltar cautela pode acarretar muita dor de cabeça, inclusive em quebra de caixa

A abertura e fechamento de caixa precisam ser feitos com cuidado para que não ocorra nenhuma falha. E se ocorrer, o lojista e operador de caixa precisam ter uma resposta rápida para minimizar os prejuízos com o erro. 

Para fazer a abertura do caixa é preciso dar entrada no valor inicial de reserva de dinheiro. É o que também chamamos de fundo de troco e que torna muitos caixas de supermercado praticamente inoperantes.

Quantas vezes você, na posição de consumidor, não teve que ficar esperando no caixa de alguma loja e travando a fila, até que o funcionário pudesse trazer o seu troco? Isso acontece quando o fundo de troco não foi feito ou não foi reposto ao longo do dia.

Já o fechamento de caixa é a conferência de todas as transações financeiras do dia, considerando todo o dinheiro que entrou e o dinheiro que saiu. Seja por cédulas, pagamentos via cartões, Pix, entre outros.

Quando há inconsistências entre essa entrada e saída do caixa, é a hora de revisar tudo e estudar onde foi que houve o problema. Vamos a um passo a passo didático para fazer um fechamento de caixa funcional.

1. Registro das entradas e saídas

Ao fazer o fechamento de caixa de supermercado, você precisa registrar o valor de reserva que tinha na hora de abertura do caixa. Em seguida, tem que registrar todas as demais entradas e saídas de todo o dia.

Com a ajuda de um sistema de computador para gestão de caixa, tudo fica mais fácil. Agora, se for fazer os registros de forma manual, a tarefa é muito simples também. É só anotar em um caderno cada operação e calcular a entrada, a saída e o saldo restante. 

Depois, ao final do dia, conferir os comprovantes de pagamento para conseguir fazer o fechamento. Para facilitar sua vida no final do expediente, é ideal que você separe as transações, por exemplo: 

  • Comprovantes de vendas no cartão de débito
  • De vendas no cartão de crédito
  • Comprovantes de tickets-alimentação 
  • De pagamento via Pix etc.

2. Conferência dos valores do caixa

Esse é o momento que você vai conferir os valores que entraram no caixa ao longo do dia, de forma separada e por tipo de movimentação para facilitar a conferência final dos valores.

Conte primeiro o dinheiro em notas e moedas. Em seguida, os cartões, cheques, tickets, valores para funcionários e valores retirados para pagamento de despesas da loja. 

Importante fazer essa conferência todos os dias ou sempre que houver troca de operador de caixa (fechamento parcial). Se os valores não baterem, houve troco errado, sangrias não registradas ou até mesmo alguma troca de produto sem ter dado baixa no sistema.

3. Conclusão do processo

Após conferir todas as entradas e saídas de caixa, é a hora de calcular. Some todas as entradas mais o fundo de troco, subtraindo o total de saídas.

O saldo final desde a abertura do caixa deve ser igual aos valores que você somou separadamente como eu expliquei no item anterior. Esse resultado é o seu balanço de caixa do dia!

O papel do operador de caixa

como fazer fluxo de caixa

Hora de falar do operador de caixa, peça importantíssima em todo o processo. O papel do operador de caixa é registrar as mercadorias vendidas pela loja e compradas pelo cliente. Ele vai receber os pagamentos, emitir os comprovantes fiscais e fechar o caixa ao final do dia. 

O profissional responsável pelo caixa é um dos colaboradores que mais têm contato direto com o cliente. Então, toda a experiência de consumo do cliente terá mais impacto por causa dele, seja para o lado positivo ou para a impressão negativa.

O que estamos querendo dizer é que se o atendente não for cordial, agradável e competente, vai passar a impressão para o cliente de que o atendimento na loja, de uma forma em geral, é assim. 

Ele também precisa estar capacitado para tirar as dúvidas dos clientes sobre produtos ou processos da loja. Perceba que quando falta um setor de atendimento ao cliente no hall de entrada, é no caixa de supermercado que o cliente vai buscar informações.

O perfil do operador de caixa

O operador de caixa precisa ser um bom atendente e que tenha facilidade para lidar com finanças. É preciso ser paciente, atencioso e muito educado. 

A honestidade também é imprescindível já que ele vai lidar com muito dinheiro todos os dias. Toda a cautela é pouca na hora de escolher o operador de caixa

Ele também precisa ser muito atento para não voltar trocos errados, nem destratar clientes. Preferencialmente, precisa ser proativo para ajudar a empacotar as compras dos clientes e assim agilizar o atendimento do checkout. Melhor ainda se você puder contar com empacotadores nos caixas.

Bônus: dicas para capacitar o operador de caixa

  1. Ensine boas práticas de atendimento ao cliente
  2. Conte com softwares de gestão e oriente o operador a usar quantas vezes forem necessárias
  3. Ofereça capacitações constantes com os operadores
  4. Crie dinâmicas em grupo trazendo situações diárias nos caixas
  5. Por fim, dê incentivos para que eles se sintam motivados (isso vale para o adicional de quebra de caixa). Se coloque no lugar dos seus operadores. A função é muito desgastante e a responsabilidade é enorme.

Proporcionar um ambiente de trabalho com uma rotina que seja o mais agradável possível, é o mínimo. Uma ideia é oferecer intervalos de descanso e reforçar os cuidados com a saúde deles.

Ofereça boas cadeiras, incentivo à hidratação – com um espaço para garrafinhas de água – e ginástica laboral ou massagens rápidas com equipes especializadas. 

Essas atividades podem ser realizadas fora dos horários de pico do expediente do supermercado ou nos intervalos de descanso dos operadores de caixa. Temos certeza que eles vão adorar e ficarão mais focados no trabalho. 

Até a próxima!

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