Quando o empreendedor quer saber como abrir uma loja de material de construção, a primeira coisa a se fazer é a análise de mercado. E já adiantamos que, para esse ano, a estimativa é interessante.
É preciso considerar que o setor veio de um grande rombo entre 2020 e 2021 por causa da pandemia. Muitos dos pequenos negócios de material de construção sobreviveram ao sufoco, sob a necessidade de usar as reservas de emergência ou a ajuda do governo para se manterem.
Agora, passado o período mais crítico, o momento é de boas expectativas para os negócios. Você quer saber como abrir uma loja de material de construção? Então você está no lugar certo.
No artigo de hoje, vamos trazer as principais informações que você precisa para empreender no segmento. Então, boa leitura!
Cenário econômico favorável
Antes de saber como abrir uma loja de material de construção, saiba que o cenário é favorável.
Apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia, 2021 marcou o recorde de abertura de lojas de material de construção desde 2015, com crescimento de 4,85%.
Conforme uma reportagem da Valor Econômico, divulgada no início do ano, os varejistas de material de construção perceberam aumento médio nas vendas de 2,5% em 2022.
De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor faturou R$ 207,4 bilhões no ano passado.
Para esse ano, a pesquisa feita pela Prospecta Analytica sinaliza uma alta de até 4,5% nas vendas do setor. O que demonstra que o mercado de material de construção vem se estabilizando novamente e se colocando como um dos negócios mais promissores do varejo.
Como montar uma loja de materiais de construção?
Ao montar uma loja de materiais de construção na sua cidade, você vai precisar se atentar a oito quesitos importantes. Cada etapa representa um ponto da estruturação do negócio, que vai desde o planejamento à montagem do mix básico para começar o empreendimento.
Se você tiver algum amigo ou parente que já atua no ramo, provavelmente já deve ter se familiarizado com o setor e munido de troca de experiência. Mas se o seu intuito é começar do zero e com poucas informações, vamos às dicas:
1. Faça uma análise de mercado
A análise de mercado é o mecanismo que vai permitir fazer um mapeamento do setor varejista de material de construção. Ao analisar o mercado de interesse, você vai conseguir identificar os prós e os contras do investimento. Além disso, vai entender como a concorrência trabalha e vislumbrar os potenciais do negócio.
É pela análise de mercado que você terá um panorama do mercado que pretende atuar e entender qual o seu público-alvo. Além disso, qual o eventual ticket médio da loja, seus principais concorrentes e os pontos fortes e fracos deles.
Por isso essa etapa é essencial antes de abrir uma loja de material para construção. Uma análise bem feita te ajudará a reduzir riscos no início do negócio, prever receitas e antecipar tendências que podem se tornar uma grande estratégia de vendas na abertura da loja.
2. Crie um plano de negócios
Um plano de negócios prevê a viabilidade do investimento sob perspectivas distintas. É por meio dessa ferramenta que as ideias são executadas de forma efetiva, já que no documento você vai constar os objetivos da abertura da loja.
No plano de negócio da sua loja você deve incrementar com as informações que possam te ajudar na busca de uma eventual sociedade e investidores para o negócio. Informações como: capital inicial do investimento, nicho de mercado, metas de crescimento etc.
Entre as vantagens de fazer um plano de negócios está a organização das ideias, maior possibilidade de expansão do negócio, facilita a solicitação de crédito com instituições financeiras, atesta a viabilidade do projeto e poupa tempo e dinheiro.
3. Faça um planejamento financeiro
Sobre o planejamento financeiro nós já falamos muito por aqui e queremos reforçar a importância dele na abertura de uma loja de material de construção.
No documento do planejamento financeiro vão constar as informações que serão a engrenagem do negócio, ou seja, os recursos financeiros. É essa ferramenta que vai te ajudar a estruturar o capital da loja.
Antes de iniciar o negócio, você precisa organizar os gastos com a documentação, com a estrutura, com o mix e todos os investimentos necessários para viabilizar a loja. Para isso existe o planejamento financeiro.
4. Fique atento às exigências legais e fiscais
Outro ponto importante para se preocupar na hora abrir uma loja de material de construção é se atentar com as exigências legais e fiscais da sua cidade e do setor de uma forma geral.
Primeiro procure saber quais são os procedimentos para garantir as licenças e alvarás de funcionamento da sua loja. No caso de uma loja física, precisa do alvará municipal, do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além de outras exigências como:
- Registro do CNPJ
- Da inscrição estadual
- Registro nos órgãos fiscalizadores (prefeitura, secretaria fazendária etc)
- Cadastro na Caixa para recolhimento de INSS e FGTS
Procure um contador de confiança para te ajudar nesse processo de regularização para que você evite problemas futuros e inesperados.
5. Estude os melhores locais para abrir a loja

Nessa próxima etapa é o momento de escolher a localização da loja. Para a escolha, você deve considerar a circulação de pessoas pela região, se há concorrentes, se o local tem boa visibilidade, se o acesso é fácil, tem facilidade de estacionamento nas proximidades, entre outros.
Tente encontrar um espaço que esteja em um raio que seja possível atender outros bairros da proximidade. Assim você tem mais chances de ampliar a clientela a curto prazo.
Vai alugar? As instalações do espaço atendem todas as necessidades do que consta no seu plano de negócios. Dá para negociar o valor da locação? O contrato é flexível? Leve todas essas questões em consideração antes de tomar a decisão.
6. Invista na estrutura do estabelecimento
Reserve uma parte do orçamento para promover melhorias estruturais na loja. Uma das características das lojas de material de construção bairristas, é expor o mix todo amontoado e desorganizado.
Vá na contramão disso. Para quem está abrindo a loja agora, é muito mais fácil planejar uma estrutura que organize as gôndolas e prateleiras de maneira que fique mais atrativo para o consumidor.
E com certeza você vai precisar de muitas delas para armazenar o mix. Atente-se para criar um mostruário mais completo possível e atraente aos olhos do consumidor. Tem muita gente que não sabe o nome dos produtos e fica mais fácil visualizar no mostruário.
7. Procure bons fornecedores
É comum que as lojas de material de construção tenham clientes fixos e que compram os produtos rotineiramente e em maior quantidade. Desse modo vai ser fundamental manter o estoque sempre renovado.
Para que não falte produtos ou para que você possa atender toda a demanda em tempo hábil, você vai precisar contar com ótimos fornecedores. Então desde já comece a procurar por eles.
Além de preços atrativos, os fornecedores precisam ter compromisso com a entrega e ter um mix completo. Quesitos que o Martins Atacado atende no ato! Aproveite para consultar as facilidades e ofertas exclusivas para parceiros.
8. Trabalhe o marketing da sua empresa
Quando todas as etapas anteriores forem concluídas, o foco deve ser o marketing da loja. O que você precisa fazer e quanto precisa investir para informar sobre o seu negócio para os futuros clientes?
Você vai precisar criar promoções, mas também cuidar do visual e da presença da marca nas redes sociais. Dá para fazer conteúdos usando a dinâmica do “faça você mesmo” e dá para fazer campanhas direcionadas para datas sazonais do setor de construção. Fique atento e use a criatividade.
Qual o custo para abrir uma loja de material de construção?

De acordo com estimativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma loja de material de construção com cerca de 100m² precisará em média de R$ 125 mil para começar o negócio do zero.
Mas isso, claro, vai depender de uma série de fatores, como a localização do imóvel, locado ou comprado. O valor também não está considerando as chamadas “luvas”, que geralmente são cobradas de espaços em centros comerciais.
Qual é a margem de lucro de uma loja de material de construção?
Em relação à margem de lucro com as mercadorias vendidas, a variação é entre 90% e 200%. Uma loja de menor porte pode faturar, em média, até R$ 40 mil mensais.
Já o faturamento de uma loja de porte médio pode variar de R$ 75 a R$ 100 mil, com lucro líquido entre 18% e 20% sobre esses valores.
O que mais vende em uma loja de material de construção?
Cada loja de material de construção tem suas peculiaridades e moldam o sortimento de acordo com a demanda e o público. Algumas pendem mais para os insumos de construção, outras para produtos elétricos ou hidráulicos.
Quem está começando agora precisa identificar o seu nicho de mercado para explorar o mix. De toda forma, é preciso começar com um pequeno mix de itens essenciais e mais vendidos pelo setor. Eles são:
- Cimento
- Argamassa
- Massa corrida
- Tinta
- Prego
- Parafuso e bucha
- Fita isolante
- Fita veda-rosca
- Tubos e conexões
- Tomada
- Interruptor
- Lâmpada
- Luminárias
- Chuveiro
- Fiação elétrica
- Ferro de solda
- Torneira
Como organizar um pequeno mix de material de construção
Como já comentamos mais acima, um dos grandes desafios do varejo de material de construção é a organização do mix. Produtos muito amontoados, empoeirados e um mostruário poluído podem ser uma desvantagem das grandes para as vendas.
Por isso, vamos finalizar o nosso papo de hoje com algumas dicas para você que vai começar o negócio agora. Quer organizar o mix de material de construção e deixar a exposição bem atrativa na loja? Então acompanhe só as dicas:
- Providencie um planograma para definir o melhor posicionamento das categorias
- Aposte num mobiliário prático e de preferência com muitas repartições para facilitar a divisão dos itens
- Quanto aos itens pequenos, tente optar por produtos encartelados nesse primeiro momento para expor em gôndolas
- Interessante separar os produtos por cores, para facilitar a localização dos clientes e colaboradores
- Loja de material de construção também precisa ser bem iluminada. Se você vender lâmpadas e luminárias, capriche no mostruário luminoso
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
