A promoção na Black Friday é o que faz com que qualquer varejista aumente as vendas e conquiste novos clientes. Em uma das épocas mais lucrativas do ano, sai à frente aquele que centraliza as melhores ofertas.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Mercado Livre e o Mercado Pago, cerca de 85% dos consumidores já estão se planejando para ir às compras no próximo dia 29 de novembro.
O dado representa um crescimento de 5% em relação às intenções de compra do ano passado.
Boas novas, não é mesmo? Então, para atrair os potenciais clientes, vamos trazer a seguir algumas dicas de promoção na Black Friday para te ajudar a planejar ações que impactam positivamente seu público. Vamos lá!
Promoção na Black Friday
O mesmo levantamento do Mercado Livre mostrou que 70% dos consumidores já estão planejando as compras com antecedência. Os outros 30% estão atentos às oportunidades, ou seja, de olho em promoção na Black Friday.
E nem sempre a promoção na Black Friday quer dizer oferta e preços baixos a qualquer custo.
1. Promoção antecipada
Um “esquenta Black Friday” nunca tem erro, muito pelo contrário. Balanços de edições anteriores comprovam que o faturamento aumenta à medida que as ofertas ou campanhas são antecipadas no comércio.
Então, a dica que te damos é para que você divida seus clientes em subgrupos, como, por exemplo, VIPs e compradores recentes. Crie campanhas para cada grupo e ofereça ofertas personalizadas, previamente, apenas àqueles que você pretende favorecer com o benefício, seja para ajudar a fidelizar essa clientela ou para conquistar novos clientes.
Essa antecipação da promoção na Black Friday pode ser comunicada por e-mail, SMS ou até no WhatsApp do cliente. Envie notificações exclusivas com acesso antecipado aos produtos com desconto.
Nessa hora, vale muito usar frases como “aproveite antes que todos vejam” ou “oferta antecipada somente para você” para despertar o sentimento de exclusividade e o senso de urgência no cliente.
Caso haja produtos que você sabe que são muito populares entre as vendas da sazonalidade, faça uma pré-venda. Além de agradar o consumidor, você vai captar o fluxo de caixa antes da campanha.
2. Combos promocionais
Faça um estudo dos produtos que costumam ser comprados juntos e monte combos atrativos para o seu público. Por exemplo, se você vende produtos de beleza na sua farmácia, um combo de cuidados pessoais com sabonete, hidratante e protetor solar cai bem.
Os combos não apenas transmitem maior valor agregado ao cliente, como aumentam o ticket médio da venda. Aproveite para combinar o kit promocional com descontos progressivos como “compre 2 produtos e ganhe 15%” ou “compre 3, pague 2”.
3. Cronogramas de ofertas
Crie uma espécie de cronograma de promoção na Black Friday para a sua loja com as ações que você pretende fazer ao longo da campanha. Ainda que seja só um dia de campanha, você pode misturar várias ações e atrair públicos diferentes. Vamos a três exemplos:
- Desconto em escalada: comece com um desconto menor e aumente gradativamente à medida que o evento se aproxima. Tipo: 5% na primeira hora de promoção na Black Friday, 10% nas horas seguintes e assim por diante;
- Flash sales: dá para promover também uma oferta nova a cada hora ou a cada duas horas. São as chamadas flash sales ou promoção-relâmpago;
- Oferta do dia: caso sua campanha se prolongue pela semana ou fim de semana, inicie uma promoção a cada dia de Black Friday. Essa é uma estratégia muito usada pelo e-commerce e por lojas de departamento que fazem as ofertas por categorias: “sexta dos cosméticos”, “sábado das bebidas”, “segunda-feira eletro” etc.
4. Descontos surpresas
Uma boa estratégia para atrair a atenção dos seus clientes na Black Friday é usar cupons de desconto surpresa.
Ao enviar e-mails ou SMS com a frase “clique para revelar seu desconto surpresa”, os clientes descobrem descontos aleatórios – você pode colocar 10%, 20%, 30%. Isso torna o processo interativo e aumenta o engajamento deles com a marca.
Outra opção divertida é a chamada raspadinha digital, onde o cliente pode “raspar” para revelar qual desconto ele terá.
5. Frete promocional
Frete grátis é um dos maiores atrativos para os clientes que compram online. Por isso, oferecer frete condicionado ao valor da compra é uma ótima estratégia para aumentar o valor médio do carrinho na promoção na Black Friday.
Defina um limite justo baseado no ticket médio dos seus clientes ou conceda desconto no frete para regiões específicas, onde você tem maior interesse de prospecção de clientes.
6. Lista de presentes
A Black Friday é a ocasião perfeita para clientes que desejam antecipar as compras de Natal. Criar uma lista de sugestões de presentes com itens em promoção ajuda a simplificar a escolha para consumidores indecisos.
Esse guia pode incluir não só os seus produtos, mas também dicas e orientações para facilitar a decisão de compra. Destaque o percentual de desconto que cada item terá durante a Black Friday para atrair ainda mais o interesse dos clientes.
Disponibilize o guia no ponto de venda, seja impresso, em displays digitais ou nas redes sociais, garantindo que ele alcance o público de diversas formas.
7. Contagem regressiva
Crie uma página virtual exclusiva com contagem regressiva para antecipar ou lançar a Black Friday.
Nessa página, você pode apresentar uma seleção dos produtos mais desejados, o que gera curiosidade no seu público e aumenta o desejo dos consumidores.
Além disso, ofereça a opção para que os clientes se inscrevam e recebam uma notificação assim que as promoções começarem, especialmente útil para os itens mais procurados.
Hora de vender!
A Black Friday é uma grande fonte lucrativa para os lojistas, além de ajudar a fortalecer as relações com os clientes.
Mas para se destacar, o varejista precisa ir além das promoções convencionais e propor estratégias que inovem e capturem a atenção e o interesse de compra dos consumidores. Com isso, a conversão das vendas será garantida.
Planeje-se e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.