Importância do gerenciamento da conciliação de recebíveis

Tempo de Leitura: 4 minutos
A importância do gerenciamento da conciliação de recebíveis

Sumário

O varejo que faz uma boa gestão de conciliação de recebíveis está menos suscetível a comprometer a saúde financeira do negócio. Sem falar no atual cenário de aumento da popularidade dos pagamentos eletrônicos com cartões de débito, crédito e agora Pix.

Onde há uma grande demanda de pagamento nessas modalidades, nem sempre calcular o que ainda tem a receber é uma tarefa fácil.

Como tem sido as vendas com cartão na sua loja? É uma das modalidades de pagamento preferida dos clientes? E como tem sido o acompanhamento dessas contas? Se há gerenciamento, parabéns!

Caso não haja ou você pretenda melhorar a rotina de conciliação de recebíveis na sua empresa, você está no lugar certo. Vamos conversar sobre esse assunto hoje e mostrar a importância desse gerenciamento para o varejo.

Mercado que só cresce

A conciliação de recebíveis frente a um mercado de cartões que só cresce deve ser uma prática fundamental para o varejo

De acordo com o Banco Central, o número de consumidores utilizando o cartão de crédito cresceu 31% entre 2019 e 2022 no Brasil. Além disso, até o final do primeiro semestre do ano passado, quase 85 milhões de brasileiros tinham saldo devedor com essa forma de pagamento. 

Chamados de saldo devedor o valor da compra que foi parcelada ou não, e que ainda não foi pago pelo cliente. Sobre o saldo pode ainda incidir juros a depender da forma de pagamento escolhida nas compras. 

Mesmo com a ascensão dos pagamentos digitais, os cartões de crédito continuam liderando nas vendas na maior parte do comércio. Essa condição demanda dos lojistas um aperfeiçoamento dos processos de conciliação de recebíveis.

Conciliação de recebíveis e automatização

Quando falamos sobre melhorar o processo de conciliação de recebíveis, precisamos destacar um pilar importante para uma boa gestão: a automatização.

A conciliação de recebíveis é um meio de gerenciar e analisar todas as transações relacionadas às vendas de cartões de crédito e débito na loja. Por meio de um sistema informatizado, são contabilizados os valores e prazos de pagamento, bem como parcelamentos e as taxas de juros.

Com o grande volume de pagamentos, essas soluções tecnológicas que surgem no mercado vão de encontro com a ideia de otimização das atividades financeiras dos negócios. 

Um bom sistema de pagamentos, que faça a conciliação de recebíveis, precisa colocar os varejistas a par sobre as taxas de processamento de pagamentos, bem como das políticas de liberação de recursos pelas operadoras de cartão. 

Além disso, precisam garantir que as transações sejam registradas corretamente e de forma segura. Uma ferramenta de conciliação de recebíveis também tem como principais benefícios a segurança das informações coletadas e análise minuciosa de dados.

Veja outras vantagens da conciliação de recebíveis:

  • Redução de erros no controle financeiro
  • Tomada de decisões mais assertiva
  • Otimização do tempo gasto com a gestão
  • Mais fácil a identificação de falhas no fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa mais planejado
  • Prevenção de fraudes

Por falar em uma conciliação de recebíveis de alta performance, você precisa conhecer o Conciliador de Cartões do Tribanco, do Sistema Martins. 

Ele vai te ajudar a organizar a rotina do seu negócio e eliminar alguns custos. Deixa a conciliação manual de lado e aposte em um gerenciamento eficaz e seguro!

Além disso, qualquer intercorrência que houver no processo da venda ao recebimento será sinalizado imediatamente para você, com toda a segurança e agilidade.

Dicas de como fazer uma boa conciliação de recebíveis

Com a ajuda de um conciliador de recebíveis, o caminho vai estar livre para você se dedicar a outros setores da sua loja. De qualquer forma, para que toda a cadeia financeira funcione, é bom levar em conta algumas dicas para que a conciliação e as finanças da empresa estejam em dia. Por isso, vamos falar sobre algumas a seguir.

1. Acompanhar clientes inadimplentes

Esse costuma ser um grande problema para muitos varejistas. A alta inadimplência dos consumidores pode impactar o fluxo de caixa e comprometer o negócio a honrar com os compromissos financeiros. Importante contar com um processo de cobrança dos devedores, de forma ética, cordial, discreta e eficiente.

2. Fazer relatórios financeiros

As anotações ou dados sobre as movimentações financeiras da loja são fundamentais na rotina do varejo. Assim, é possível fazer um controle maior não só da conciliação de recebíveis como de todo o setor financeiro da loja.

Essas informações também vão te ajudar a prever cenários futuros da loja e contribuir para o planejamento financeiro a curto, médio ou longo prazo.

3. Conferir o fluxo de caixa

Acompanhar tudo o que entra e sai da loja é também extremamente importante para a saúde das finanças. Muitos lojistas pecam por não ter esse hábito e enfrentam falhas constantes no checkout e quebra de caixa.

Esperamos que não seja o seu caso, viu? Fique sempre muito atento ao fluxo de caixa e usufrua da conciliação de recebíveis para te auxiliar nesse processo de análise ao final do dia.

4. Analisar taxas de adquirentes

Falando em análise, outro fator de importância é realizar uma auditoria constante das taxas de adquirentes. 

Lembrando que os adquirentes são os responsáveis por processar os pagamentos de cartões comunicando os varejistas, as bandeiras dos cartões e os bancos. Cielo, a Rede e a Stone são as principais adquirentes brasileiras. Com o aumento de adquirentes e bandeiras de cartão disponíveis no mercado é preciso ficar em alerta. Há diversas taxas para cada tipo de operação e isso dificulta a conferência muitas vezes. Mais um bom motivo para usar o Conciliador de Cartões.

Essencial e prática

Como você viu, a conciliação de recebíveis facilita a rotina financeira e vai te ajudar a otimizar processos como o fluxo de caixa. Além disso, ajuda no planejamento financeiro da loja e na análise de taxas que talvez você esteja pagando, porém estão erradas.

Um sistema de conciliação de recebíveis eficiente vai controlar todas as suas vendas com cartão e confirmar os pagamentos previstos para que você possa gerenciar melhor o dinheiro da empresa.  Os seus negócios agradecem!

Por hoje ficamos por aqui, mas logo voltamos com mais informações e dicas que vão te ajudar a desenvolver melhor o seu varejo. 

Até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima