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Mensagem de aniversário para clientes (+Modelos prontos)

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Manter um relacionamento com os clientes é uma estratégia essencial para quem deseja fidelizar o público e garantir um fluxo constante de visitas. Uma das técnicas para manter a proximidade com os consumidores no pós-venda é o contato por meio de mensagens de aniversário, que pode vir acompanhado de cupons de desconto e ofertas exclusivas.

 

Com tanta concorrência por aí, o consumidor tende a valorizar empresas capazes de oferecer atendimentos personalizados e, claro, muitos benefícios. Uma mensagem bonita vale muito, mas um desconto naquela categoria de produto que a pessoa adora pode ser o caminho para a fidelização.

Os números comprovam:

Se esses são seus desejos para o momento, não precisa soprar uma vela para que ele seja realizado. Confira a seguir dicas certeiras para transformar uma simples mensagem de aniversário em uma importante estratégia de relacionamento com a sua clientela.

Vários balões coloridos amarrados com fita e pendurados no teto

Como fazer uma boa mensagem de aniversário para clientes?

Primeira regra: não basta programar uma mensagem de aniversário automática e esperar o retorno do cliente. Dezenas de empresas vão fazer o mesmo, e uma execução preguiçosa pode mandar sua loja direto pra caixa de spam.

Para se destacar é importante realizar de uma coleta de dados que vai mostrar o melhor conteúdo para acompanhar a mensagem de aniversário. O cliente abandonou o carrinho de compras recentemente? Quais os produtos ele mais buscou nos últimos meses? Que tipo de mensagem faz ele abrir um e-mail mais rápido?

E pra você que tem uma loja física, também dá pra aplicar. Você pode mandar a mensagem via WhatsApp e acompanhar as preferências quando ele for à loja. Se ele for um cliente antigo, tenho certeza que você já sabe o que ele procura.

Esse tipo de informação vai te ajudar a definir a melhor tática para fisgar o consumidor de acordo com seu perfil. Não existe modelo pronto para um atendimento personalizado, mas vou ajudar com algumas referências que podem ser adaptadas a partir do seu banco de dados. Olha só.

Mensagem de aniversário com cupom de desconto

Uma mão segurando cupom vermelho de 50% afixado em cabide de roupas

De longe a favorita entre os consumidores, esse tipo de mensagem de aniversário entrega aquele presente que todos desejam: cupom de desconto para comprar mais barato. Muitos consumidores, inclusive, já se habituaram a esperar a data para aproveitar os melhores preços.

Olha só alguns exemplos que já vi por aí:

“Feliz aniversário, [Nome do cliente]! Aproveite essa data especial para garantir muitos anos de vida com o cupom de 30% de desconto nos produtos da Farmácia do Bairro!”

“Parabéns, [Nome do cliente]! Desejamos muitas felicidades e que todos os seus sonhos se realizem. Mas que tal tirá-los do papel agora mesmo? Um cupom de 20% de desconto é o nosso presente para você!”

Mensagem de aniversário para clientes fiéis

Pacote de presente com laço de fita cor de rosa e embrulho de papel craft.

Manter um banco de dados dos clientes ajuda também na hora de descobrir quem são os seus melhores compradores. Consumidor VIP merece tratamento especial, e pode receber um vale-brinde para a próxima compra junto da mensagem de aniversário ou até um cartão especial enviado direto para casa.

Caso sua loja tenha um clube de fidelidade, você pode transformar esse mimo em tradição que também vai funcionar como atrativo extra na hora de convencer os clientes a participarem. Alguns exemplos:

“Feliz aniversário, [Nome do cliente]! É uma honra fazer parte da sua trajetória, e para celebrar nossa parceria estamos enviando um vale-brinde que será efetivado juntamente à sua próxima compra.”

“Feliz aniversário! Aqui na nossa loja você está de parabéns todos os dias, por isso estamos enviando esse presente como forma de agradecer a sua confiança e desejar mais um ano cheio de realizações.

Mensagem de aniversário com ofertas personalizadas

Uma mulher segurando tablet em superfície branca com vasos de planta, óculos de grau e caneta.

Que tal aproveitar a mensagem de aniversário para fazer uma seleção especial com os produtos favoritos dos seus clientes? A partir do cadastro, é possível ver quais as categorias favoritas de cada consumidor e, no caso dos e-commerces, até mesmo resgatar os últimos itens que a pessoa visitou.

“Parabéns, [Nome do cliente]! Que tal garantir aqueles produtos que você andou pesquisando recentemente? Com nosso cupom você compra tudo com 20% OFF! Aproveite!”

“Feliz aniversário [Nome do cliente]! Nosso presente para você é uma curadoria especial com os produtos que tem mais a sua cara, olha só!”

Mensagem de aniversário para clientes inativos

Mulher ruiva sentada em café segurando notebook no colo. Ao fundo, um restaurante.

A mensagem de aniversário também pode ser uma solução eficiente para recuperar alguns clientes inativos. Diante de tanta informação, uma empresa pode ser facilmente esquecida se não se esforçar para manter dentro do radar do público, e esse tipo de contato é o empurrão perfeito para atrair o consumidor de volta.

Preparei alguns exemplos, veja:

“Parabéns, [Nome do cliente]! Esperamos que esse aniversário seja um novo recomeço cheio de saúde e realizações. Aproveite e confira as novidades da nossa loja com desconto especial!”

“[Nome do cliente], feliz aniversário! Que tal escolher um bom vinho para comemorar com a família e os amigos? Veja só nossa seleção com o melhor dessa temporada!”

Caso não queira esperar o dia do aniversário para mandar aquele “oi, sumido!” para clientes inativos, vamos continuar essa conversa em um outro texto em que falo sobre sugestões de mensagem para chamar seu público de volta.

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