Modelos prontos de mensagem de aniversário para clientes

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Modelos prontos de mensagem de aniversário para clientes

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Você sabia que 75% dos consumidores gostam de se comunicar com empresas por mensagens? É com esse dado que queremos reforçar que para manter a proximidade com o seu público vale tudo, inclusive enviar mensagem de aniversário para clientes.

Agora, imagine essa mensagem de aniversário para clientes acompanhada de cupons de desconto e ofertas exclusivas? Com certeza o cliente se sentirá ainda mais especial e você um diferenciado no mercado por proporcionar essa experiência.

O dado que apresentamos no início do texto é de uma pesquisa da Meta, que também apresenta outros números relevantes sobre como a comunicação influencia na fidelização de clientes. Olha só:

  • 80% dos concordam que mensagens são uma maneira rápida e fácil de se comunicar com uma empresa;
  • 85% dos consumidores estão dispostos a interagir com uma empresa através de aplicativos de mensagens para estabelecer uma relação comercial;
  • Por dia, são enviadas 100 milhões de mensagens pelo WhatsApp Business.

Com tanta concorrência por aí, o consumidor tende a valorizar empresas capazes de oferecer atendimentos personalizados e, claro, muitos benefícios. Uma mensagem bonita vale muito, mas um desconto naquela categoria de produto que a pessoa adora pode ser o caminho para a fidelização.

Então, confira a seguir dicas certeiras para transformar uma simples mensagem de aniversário para clientes em uma importante estratégia de relacionamento.

Como fazer mensagem de aniversário para clientes?

Bom, a gente começa falando que não basta programar uma mensagem de aniversário para clientes automática. Dessa forma, dezenas de empresas fazem e na maioria das vezes esse modelo vai parar direto na caixa de spam. 

Como esse não é o nosso propósito, é importante realizar uma coleta de dados que vai mostrar o melhor conteúdo para acompanhar a mensagem. O cliente abandonou o carrinho de compras recentemente? Quais os produtos ele mais buscou nos últimos meses? Que tipo de mensagem faz ele abrir um e-mail mais rápido?

E para você que tem uma loja física, também dá para aplicar. Você pode mandar uma mensagem via WhatsApp e acompanhar as preferências quando ele for à loja. Se ele for um cliente antigo, tenho certeza que você já sabe o que ele procura.

Esse tipo de informação vai te ajudar a definir a melhor tática para fisgar o consumidor de acordo com seu perfil. Não existe modelo pronto para um atendimento personalizado, mas vamos ajudar com algumas referências que podem ser adaptadas a partir do seu banco de dados. Olha só.

Mensagem de aniversário para clientes com cupom de desconto

Acreditamos que a mensagem de aniversário para clientes favorita seja aquela acompanhada com cupom de desconto para comprar mais barato. Muitos consumidores, inclusive, já se habituaram a esperar a data para aproveitar os melhores preços.

Olha só alguns exemplos que já vi por aí:

  • “Feliz aniversário, [Nome do cliente]! Aproveite essa data especial para garantir muitos anos de vida com o cupom de 30% de desconto nos produtos da [Nome da loja]!”
  • “Parabéns, [Nome do cliente]! Desejamos muitas felicidades e que todos os seus sonhos se realizem. Mas que tal tirá-los do papel agora mesmo? Um cupom de 20% de desconto é o nosso presente para você!”

Mensagem de aniversário para clientes fiéis

Pacote de presente com laço de fita cor de rosa e embrulho de papel craft.

Manter um banco de dados dos clientes ajuda também na hora de descobrir quem são os seus melhores compradores. O consumidor VIP merece tratamento especial, e pode receber um vale-brinde para a próxima compra junto da mensagem de aniversário para clientes ou até um cartão especial enviado direto para casa.

Caso sua loja tenha um clube de fidelidade, você pode transformar esse mimo em tradição que também vai funcionar como atrativo extra na hora de convencer os clientes a participarem. Alguns exemplos:

  • “Feliz aniversário, [Nome do cliente]! É uma honra fazer parte da sua trajetória, e para celebrar nossa parceria estamos enviando um vale-brinde que será efetivado juntamente à sua próxima compra.”
  • “Feliz aniversário! Aqui na nossa loja você é sempre bem-vindo todos os dias, por isso estamos enviando esse presente como forma de agradecer a sua confiança e desejar mais um ano cheio de realizações.

Mensagem de aniversário com ofertas personalizadas

Que tal aproveitar a mensagem de aniversário para clientes para fazer uma seleção especial com os produtos favoritos dos seus clientes? A partir do cadastro, é possível ver quais as categorias favoritas de cada consumidor e, no caso dos e-commerces, até mesmo resgatar os últimos itens que a pessoa visitou.

  • “Parabéns, [Nome do cliente]! Que tal garantir aqueles produtos que você andou pesquisando recentemente? Com nosso cupom você compra tudo com 20% OFF! Aproveite!”
  • “Feliz aniversário [Nome do cliente]! Nosso presente para você é uma curadoria especial com os produtos que tem mais a sua cara, olha só!”

Mensagem de aniversário para clientes inativos

Mulher ruiva sentada em café segurando notebook no colo. Ao fundo, um restaurante.

A mensagem de aniversário para clientes também pode ser uma solução eficiente para recuperar alguns clientes inativos. Diante de tanta informação, uma empresa pode ser facilmente esquecida se não se esforçar para manter dentro do radar seu público, e esse tipo de contato é o empurrão perfeito para atrair o consumidor de volta.

Preparamos alguns exemplos, veja:

  • “Parabéns, [Nome do cliente]! Esperamos que esse aniversário seja um novo recomeço cheio de saúde e realizações. Aproveite e confira as novidades da nossa loja com desconto especial!”
  • “[Nome do cliente], feliz aniversário! Que tal escolher um bom vinho para comemorar com a família e os amigos? Veja só nossa seleção com o melhor dessa temporada!”

Caso não queira esperar o dia do aniversário para mandar aquele “oi, sumido!” para clientes inativos, vamos continuar essa conversa em um outro texto em que falamos sobre sugestões de mensagem para chamar seu público de volta. É só clicar aqui!

Até a próxima!

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