Alerta de oportunidade: mercado de plantas está em alta!

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mulher regando plantas em vasos em casa

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A pandemia revelou muitas habilidades novas e as pessoas passaram a ser mais ativas quanto ao bem-estar em casa, mudando o comportamento e a forma de consumir também. Desde fazer as próprias refeições, os pequenos reparos, a decoração de ambientes e o cultivo de plantas em casa. Sim, o espaço verde passou a fazer parte de muitas rotinas, e isso fez o mercado de plantas decolar!

O isolamento social também impulsionou as pessoas a terem mais interesse não só por jardinagem, mas em fazer a própria horta. Bom para as lojas de agrovet e supermercados, que deram claros sinais da consolidação dessa tendência não só no ponto de vendas, mas na internet também.

A procura por kit de jardinagem teve um aumento nas buscas na internet de 180% no período de isolamento no ano passado. Os dados do Google Trends ainda mostraram que o interesse por produtos de jardinagem foi maior em estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Por falar em internet, olha só: até a venda online de plantas aumentou expressivamente na pandemia. De acordo com estudo da Compre & Confie, o crescimento foi de 2.000% nas vendas no início das restrições da pandemia. E quem compra plantas, precisa de utensílios e insumos para manter os cuidados.

Como você tem encarado esse mercado de plantas no seu negócio? Então vem comigo que as dicas de hoje são para você deixar o PDV pronto para atender a demanda do cliente!

O que oferecer no seu mix de plantas?

Além de ornamentar o lar, as plantas e flores naturais dão aquele aconchego no próprio cantinho e proporcionam mais qualidade de vida. Cuidar delas é uma excelente forma de terapia para sair da rotina e se dedicar à saúde da mente.

Aliando tudo isso ao mercado de plantas em alta, incrementar seu mix com produtos de jardinagem e ferramentas de uso simples é uma estratégia para te deixar dentro das tendências e atender os desejos do seu público.

De acordo com a procura da clientela, veja se um cantinho é suficiente para atender a demanda ou se é preciso um espaço maior para expor o mix. Além do tão procurado kit jardinagem, você dispõe de um universo bem amplo para vender mais.

Veja as dicas:

O Martins tem o mix completo da linha de plantas. Cadastre-se e abasteça seu estoque!

Seja parceiro do seu cliente

conjunto de ferramentas de jardinagem

Você pode ainda incrementar sua loja, seja de agroveterinário ou supermercado, com insumos que vão facilitar o cultivo dos consumidores em casa. Produtos como pesticidas e sementes para horta caseira ou rural precisam estar em destaque no seu sortimento de jardinagem.

Experimente ainda vender algumas espécies de plantas. Tem muita gente que vai para o mercado nem pensando em comprar, mas quando vêem o seu espaço verde, não resistem e compram por impulso.

Mostre para o cliente que você é parceiro dele nessa jornada de cultivo. Se possível, junto aos produtos, exponha um passo a passo de como fazer o plantio da semente e o que ele precisa para executar a tarefa.

Da mesma forma, trabalhe o tema nas redes sociais da loja. Aproveite os canais digitais para fazer conteúdo voltado para esse público! Dê dicas de jardinagem em casa, as vantagens de produzir a própria horta e publicações sobre as plantas ideais para apartamento, por exemplo.

Contextualize sobre o mercado de plantas, como é importante manter o vaso adubado, quantidade de água para tipos de plantas, se muito ou pouco sol ajuda no desenvolvimento do plantio e por aí vai. Tem muito conteúdo legal que você pode explorar, contando ainda com a ajuda de parceiros e especialistas no assunto.

Vou sugerir mais algumas opções de mix:

Espaço verde na loja para aproveitar ao máximo o mercado de plantas

Uma das principais vantagens de ter um espaço verde no supermercado ou na sua loja de agrovet e até mesmo se for no comércio de materiais de construção, com a categoria de jardinagem, é que além de obter lucro, você desperta o consumidor para um outro olhar.

O olhar para a responsabilidade da sua marca. Uma loja que se preocupa com o meio ambiente, que se preocupa com a saúde e o bem-estar. E é por isso que você está promovendo a venda de produtos que contribuem para a sustentabilidade.

Quando você incentiva o seu consumidor a cultivar em casa, ou produzir as próprias hortaliças, por exemplo, você também acaba transmitindo essa consciência sustentável. O que é muito importante para a sua loja!

Saiba que a sustentabilidade está entre as principais preocupações do consumidor. Os clientes buscam cada vez mais embalagens sustentáveis e marcas que transmitam essa preocupação, conforme estudo feito pela Nielsen em 2019.

Impressione o cliente e faça com que ele leve esse cantinho verde para dentro de casa. Mostre os benefícios das plantas para ajudar no relaxamento e na umidificação natural dos ambientes.

Além disso, para minimizar alergias e tantos outros fatores que só contribuem mais para o bem-estar da família. Essas questões também podem ser trabalhadas nas redes sociais.

Faça agora mesmo a sua listinha de compras, prepare as ações na loja e boas vendas!

Ah, aproveite para ler sobre as oportunidades com os produtos orgânicos e veganos em supermercados.

Até a próxima!

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