Principais tendências em mix papelaria para 2024

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itens de material escolar como caderno e lápis

Sumário

Com a evolução do mercado, o mix papelaria vem se tornando cada vez mais diferenciado dos itens triviais de papelaria. O cliente quer experiência completa e o lojista deve ajustar o negócio para atender essa demanda.

Antes, esses estabelecimentos eram vistos como um único local para comprar materiais básicos de escrita e papelaria. Nos últimos anos, o setor se transformou em um ponto de venda de mercadorias exclusivas, presenteáveis e até de eletroeletrônicos.

Isso significa que o varejo precisa se ajustar para apresentar um mix papelaria variado e criativo para atrair os clientes. Mas, afinal, que mix é esse? É o que vamos conversar a respeito hoje.

Além disso, no texto de hoje você também vai acompanhar algumas tendências para 2024, que vão te ajudar a pensar ações para a sua loja e a incrementar o seu estoque.

Mix papelaria e outras tendências

Hoje, as papelarias vão muito além da venda dos tradicionais itens, como cadernos, canetas e papéis. O espaço também vem se diferenciando daqueles corredores tão cheios de prateleiras, sem muita visibilidade, com os produtos todos amontados.

A preocupação com a experiência do cliente é um dos principais focos dos lojistas. E, para isso, eles passaram a investir em um mix papelaria mais personalizado, disposto em um ambiente mais confortável e com espaços para workshops e eventos de arte e artesanato.

A procura por produtos eco-friendly e de papelaria criativa são outras fortes tendências. Mas vamos falar mais detalhadamente a seguir.  

1. Personalização e papelaria criativa

A procura por produtos exclusivos, como carimbos personalizados, scrapbook e kits de produtos que só a sua loja consegue oferecer, tem sido grande.

Muitos produtos de papelaria criativa dão a opção de o próprio cliente dar o seu toque de exclusividade, como nomes, iniciais ou mensagens escritas no material. 

Os itens de papelaria criativa se destacam pela originalidade e estética exclusiva. Eles contam com ilustrações criativas, cores mais marcantes e outros elementos que dão o toque de exclusividade ao produto. 

Esses produtos incluem cadernos, agendas, canetas, adesivos, papel de carta, envelopes decorados, entre outros. É importante consultar fornecedores locais e acompanhar lançamentos de novas tecnologias e materiais, pois esse público-consumidor é muito ligado à inovação. 

2. Produtos eco-friendly

A responsabilidade ambiental tem sido o critério de muita gente na hora de ir às compras para fazer com que os mercados repensem os processos produtivos. Com o mix papelaria não é diferente. 

As canetas e marcadores recarregáveis, além das chamadas embalagens eco-friendly são alguns exemplos dessa mudança de comportamento. 

Ainda nessa linha, produtos recicláveis vêm ganhando muito espaço no carrinho de compras do consumidor. Isso inclui papéis reciclados, como o kraft, além de lápis e embalagens biodegradáveis.

3. Minimalismo

Uma tendência em ascensão no setor de papelaria é contar com espaço de compras com o design mais clean e uma decoração minimalista, com cores mais suaves e a estética limpa.

Geralmente esses espaços contam com área de iluminação natural e móveis mais simples e funcionais, de forma que os produtos fiquem devidamente organizados. O excesso de mercadorias e a desorganização podem impactar negativamente nas vendas.

Além disso, esse tipo de loja pode incluir áreas de descanso com poltronas confortáveis para o cliente.

4. Experiência do usuário

Aproveitando o gancho de uma área aconchegante para o cliente enquanto aprecia as compras, vamos falar sobre um tema muito explorado pelo varejo atual: a experiência do usuário.

As lojas estão mais atentas com a ergonomia, acessibilidade e condições que deem ao cliente uma ótima experiência de consumo. Isso engloba também a oferta de serviços complementares à venda do mix papelaria.

Os donos de papelaria têm aproveitado o espaço para oferecer minicursos de artesanato e papelaria criativa para divulgar produtos e se aproximar mais dos clientes.

Eventos de lançamentos de novos produtos para uma parcela de clientes exclusivos são outras formas de explorar melhor a experiência do usuário.

5. “Papelaria digital”

Por fim, é muito importante que os consumidores contem com a papelaria para ter acesso a produtos de informática e alguns eletrônicos que sejam mais usuais no dia a dia.

Calculadoras, canetas eletrônicas, cadernos e agendas digitais, mouse, teclado e insumos para informática como cartuchos de impressora não podem faltar.

O mix papelaria do varejo 4.0 transita muito bem entre esse segmento digital e não podemos nos esquecer da alta demanda por produtos de escritório por esses itens.

Quais produtos vender na papelaria

Antes de definir o mix papelaria completo na sua loja, apostaríamos em um bom gerenciamento do estoque para que você consiga identificar quais produtos estão faltando para reforçar o seu mix.

Com base em tudo o que conversamos hoje, vamos a uma lista ideal de produtos que não podem faltar:

Como vender mais o mix papelaria

Quanto mais amplo for o seu mix, mais clientes e públicos diferenciados você vai conseguir atrair à loja. Além disso, a capacidade de acompanhar as tendências do mercado e se adaptar a elas te coloca um passo à frente dos seus concorrentes.

Para finalizar a nossa conversa de hoje, gostaríamos de sugerir algumas dicas para você dar aquela impulsionada no mix papelaria da sua loja:

  1. Dê maior destaque e promova aqueles produtos mais exclusivos da loja, como é o caso dos itens de papelaria criativa;
  2. Faça combos promocionais para aumentar o valor do ticket médio da compra;
  3. Quando for realizar eventos ou workshops, deixa a inscrição ser gratuita mediante a compra de produtos da loja;
  4. Faça displays criativos para expor os produtos;
  5. Crie programas de fidelidade para acúmulo de pontos na compra de produtos do mix papelaria;
  6. E não se esqueça de promover seus produtos e ações promocionais nas redes sociais da loja.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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