No mundo do varejo, eficiência é tudo. Organizar tarefas, manter o estoque em dia e garantir que a equipe está desempenhando as atividades corretamente nem sempre é mais. Uma saída é usar ferramentas que facilitem o processo. Você sabe o que é Kanban?
Ele pode ser um ótimo aliado na organização de loja. É um método simples e visual de gerenciamento de fluxo de trabalho que vem ganhando espaço em diversos setores, inclusive no varejo.
Mas afinal, o que é Kanban e como ele pode transformar a rotina do varejista? Neste texto, vamos te explicar sobre esse conceito e mostrar como ele pode ser aplicado no dia a dia do seu negócio.
O que é Kanban?
Entender o que é Kanban começa pela origem do termo japonês, que significa “cartão” ou também “sinal”.
Ele foi criado pela multinacional Toyota na década de 40 para otimizar a produção nas fábricas, utilizando cartões como indicadores visuais para sinalizar o que estava pronto, o que estava em produção e o que precisava ser feito.
A partir de então, essa metodologia foi adaptada para diversos contextos e tipos de trabalho, sendo muito usada por equipes que precisam gerenciar diferentes fluxos de tarefas no universo corporativo.
Mentalize um quadro básico que consiste em colunas onde cada uma delas representa etapas de um fluxo de atividades. Por exemplo:
- A Fazer
- Em progresso
- Concluído
Atualmente, o Kanban pode ser encontrado tanto em quadros físicos (com post-its ou cartões) quanto em plataformas digitais, como Trello, Jira e outras ferramentas de gerenciamento de projetos.
Como o Kanban pode ajudar no varejo?
Agora que você já entendeu o que é Kanban, vamos entender como ele pode ajudar na sua loja.
A rotina de um varejo envolve várias operações simultâneas que vão desde a reposição de mix e controle do estoque, até a capacitação de equipes e atendimento ao cliente. Sem contar a parte financeira e administrativa.
O Kanban pode ser uma ferramenta valiosa para organizar esses processos, trazendo mais clareza e eficiência para as atividades diárias da loja.
Imagine que a loja enfrenta um fluxo constante de clientes durante o dia, enquanto precisa se preocupar com o reabastecimento de mercadorias e o controle de estoque.
A partir de um quadro Kanban, o gerente pode dividir as tarefas em diferentes colunas. Por exemplo:
- A fazer: verificar os estoques, limpar prateleiras, reabastecer as gôndolas, revisar promoções, precificar categorias, etc.
- Em progresso: atualização de inventário, negociação com fornecedores, troca e devolução de mercadorias, etc.
- Concluído: reabastecimento de prateleiras, envio de pedidos para fornecedores, etc.
Com o quadro, toda a equipe consegue ter uma visibilidade melhor do que precisa ser feito e as funções são organizadas de forma ordenada e, muitas vezes, por prioridade.
1. Gestão de estoque
Uma das aplicações mais práticas do Kanban no varejo é na gestão de estoque. Ao usar o Kanban, o lojista pode criar um sistema visual de controle, onde cada cartão representa um produto no estoque.
As colunas podem indicar o status do produto, como “estoque baixo”, “pedido enviado ao fornecedor” e “reabastecido”.
Com esse fluxo organizado, a equipe de compras consegue ter uma visão clara dos níveis de estoque, sabendo exatamente quando é hora de fazer um novo pedido e o status de cada produto.
Além disso, a loja evita a ruptura e consequentes prejuízos por perda de venda.
2. Reposição do mix
Por falar em perdas, outro benefício da ferramenta é a organização da reposição das gôndolas no supermercado.
O Kanban pode ajudar a definir um fluxo de trabalho dos repositores de mercadorias. As colunas do quadro podem indicar etapas como “precisa repor”, “reposição em andamento” e “Reabastecido”.
3. Promoções
Quando a loja planeja uma promoção, a preparação e a execução envolvem todo um planejamento até a sinalização.
O método japonês também pode ser um ótimo auxílio nisso. Na coluna do ”a fazer”, pode ser colocada a seleção das mercadorias que entrarão em oferta e a criação do material de marketing e divulgação.
“Em progresso”, você deverá inserir aquilo que já está sendo executado nesta ação promocional, como etiquetagem de mix e decoração, por exemplo.
Depois da promoção iniciada e do monitoramento de vendas, basta preencher a coluna da “etapa concluída”.
Essa organização permite que o gerente tenha uma visão geral de todas as atividades relacionadas à promoção, garantindo que tudo seja executado dentro do prazo e sem falhas.
Benefícios e resultados
Além de ajudar a organizar as tarefas diárias de um comércio varejista, o Kanban oferece uma série de benefícios para o varejista. Entre eles, podemos destacar a melhor visibilidade do fluxo de trabalho na loja.
Um quadro Kanban mostra para o gestor todas as atividades em andamento, facilitando a tomada de decisões rápidas e informadas.
Ao invés de depender de reuniões constantes ou de questionar os funcionários sobre o andamento das tarefas, o gerente pode simplesmente olhar para o quadro e identificar gargalos ou tarefas que precisam ser priorizadas. Dessa forma, ficam mais otimizadas as orientações.
O método também ajuda a reduzir o desperdício de tempo, evitando que os funcionários fiquem sobrecarregados com múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
É uma ótima maneira de estimular nas equipes a conclusão de atividades antes de iniciar novas ações, aumentando a produtividade.
Uma ferramenta visual!
Saber o que é Kanban e como ele pode ser aplicado no varejo ajuda quem busca melhorar a organização, a eficiência dos negócios e a produtividade da equipe.
Com a ajuda desta ferramenta visual, é possível controlar de forma eficiente o fluxo de trabalho, evitando sobrecargas e melhorando a entrega de resultados.
Seja para controlar o estoque, organizar tarefas da equipe ou implementar promoções, o Kanban traz clareza, otimiza tempo e ajuda o varejista a ter uma visão de todas as operações da loja.
E aí, o que você está esperando para implementar essa ferramenta tão prática e a custo zero na sua loja?
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
