Os 50 produtos mais vendidos nos principais segmentos de varejo

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produtos mais vendidos

Sumário

Um bom mix no varejo deve ser diversificado e montado com base em um gerenciamento de estoque que funcione. Mas também deve acompanhar a demanda do mercado e ser composto com os produtos mais vendidos de cada categoria.

E na sua loja, você sabe quais são os produtos mais vendidos? Tem alguma categoria que vem sendo mais procurada nos últimos anos? É importante conhecer essas preferências para saber direcionar as vendas da melhor forma para o negócio.

Vamos trazer no artigo de hoje uma lista de 50 produtos mais vendidos por segmento de varejo. Além disso, as categorias de maior procura na internet para te ajudar a incrementar o mix da sua loja, para que você faça cada vez mais bons negócios.

Categorias que se destacam

Segmentar as vendas por categorias é o primeiro passo para delimitar os produtos mais vendidos do varejo. De acordo com um levantamento feito pela NielsenIQ com a empresa Bexy Pay, no ano passado a categoria de Alimentos e Bebidas liderou o ranking com um acréscimo recorde de vendas.

A categoria cresceu 107%, muito à frente da segunda colocada com 34% de aumento nas vendas. Veja abaixo o ranking das categorias que mais cresceram no mercado:

  1. Alimentos e bebidas (+107%)
  2. Bebê & cia (+34%)
  3. Construção e ferramentas (+31%)
  4. Informática (+24%)
  5. Saúde (+23%)
  6. Casa e decoração (+20%)
  7. Esporte e lazer (+20%)
  8. Eletrodomésticos (+18%)
  9. Perfumaria e cosméticos (+14%)
  10. Telefonia (+10%)

50 produtos mais vendidos do varejo

Considerando esse top 10 das categorias que mais cresceram em vendas no varejo, fizemos uma ampla pesquisa e levantamos os produtos mais vendidos por cada canal varejista: supermercados, farmácias, loja de material de construção e eletroeletrônicos.

Aproveite a leitura e boas vendas!

Produtos mais vendidos no supermercado

A grande vantagem do setor supermercadista é poder trabalhar diversos segmentos e categorias em um só lugar. Ademais, é muito possível trabalhar um pouquinho de cada mix mais vendido. 

No entanto, são os alimentos e bebidas que lideram as vendas nos estabelecimentos. Especialmente os itens básicos da cesta alimentar como:

Produtos mais vendidos no eletro

casal escolhendo produtos de eletro em loja

O canal eletro se destaca por concentrar, em média, o maior ticket médio das vendas e por deter a maior parte dos produtos mais vendidos no varejo, que são os eletrônicos

Com as vendas crescentes do varejo na internet, o canal eletro se tornou uma referência entre os produtos mais buscados e mais comprados pelos brasileiros. Além de eletros, telefonia, equipamentos de internet são referência do setor.

Os produtos que mais vendem no segmento são:

Produtos mais vendidos na farmácia

Para além dos medicamentos, o canal farma gera bastante receita com os produtos de higiene, beleza e bem-estar. Quem procura uma farmácia hoje, dificilmente sai sem comprar alguns itens dessas categorias.

Vale lembrar ainda que nas farmácias são comercializadas três das principais categorias mais vendidas – produtos para bebês, saúde e cosméticos -, o que significa uma boa margem de lucro ao lojista. Os produtos mais vendidos no canal são:

Produtos mais vendidos em material de construção

Manter a organização e a variedade de mix em uma loja de material de construção pode parecer um desafio dos grandes. A necessidade de itens para trabalhar na construção civil parece quase que infinita. 

Mas para o pequeno varejista, basta começar trabalhando com os itens mais essenciais e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de categorias e produtos. Inclusive incrementando com os mais vendidos do mercado, que são:

Bônus: Orientações para vender em 2023

Ok. Você já tem um mix atrativo no seu negócio e sabe quais costumam vender mais. No entanto, não basta apenas isso. É preciso acompanhar as tendências e as mudanças do mercado para saber quando e como vender cada produto.

Para te atualizar sobre as vendas em 2023, trouxemos também três orientações para fomentar o seu negócio para este novo ano

1. Adaptação do mix

Com as incertezas econômicas e a crise do custo de vida, muitos consumidores ainda vão poupar mais e comprar apenas o essencial. Aposte então em novos produtos mais vendidos, considerando outras marcas, para que o cliente tenha a opção de comprar “o mais barato” se preferir. 

2. Combinação do mix

Aproveite os produtos mais vendidos para criar kits e combos com produtos que vendem menos. Assim, você agrega valor aos seus produtos e atrai o consumidor que se preocupa mais com a economia pessoal. 

3. Varejo multicanal

Em pleno 2023, não dá mais para pensar em vender só na loja física. Organize seu negócio para estender as vendas pelas redes sociais ou até mesmo dentro de um marketplace. Um estudo feito pela Opinion Box sobre as tendências do varejo em 2023 mostrou que os consumidores transitam entre todos os canais de venda.

A maioria (73%) declarou que compras online em sites, mas 70% também indicaram compras nas lojas físicas. A diferença é irrisória e confirma a importância de ter um atendimento ao cliente multicanal

E eu não poderia deixar de comentar um último ponto essencial: tenha fornecedores confiáveis! Os produtos mais vendidos da sua loja devem ser comprados com segurança e qualidade. O consumidor e seu bolso agradecem.

Por falar nisso, aproveite as condições especiais do Martins.com.br para comprar e atualizar o seu mix de produtos de 2023. 

Até a próxima!

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