Carnaval 2023: dicas para vender no varejo e lucrar mais

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carnaval 2023

Sumário

Após as festas de fim de ano, muitos consumidores começam a se preparar para a temporada de folia. O carnaval 2023 vai voltar a ter um gostinho especial para os foliões e para os varejistas.

Neste ano, as festas mais tradicionais do país serão retomadas depois de três anos consecutivos de cancelamentos e adiamentos em razão da pandemia da Covid-19. O Carnaval de Salvador é uma delas!

O lojista que souber aproveitar as oportunidades vai lucrar bastante com as vendas de supermercados, farmácias e lojas que trabalhem com produtos de camping, entre outros. A sua loja está preparada para apostar na data?

Hoje você vai ter orientações para conseguir vender bem durante o Carnaval 2023 e conhecerá alguns produtos da sazão para ajudar no incremento das vendas na sua loja.

O que esperar do Carnaval 2023

O Carnaval é uma data comercial muito importante para o comércio. Embora não seja considerado feriado, muitas empresas e escolas costumam estender as folgas. 

As viagens e realizações de festas são uma realidade e movimentam a economia brasileira. A terça-feira do Carnaval 2023 cai no dia 21 de fevereiro e diferentemente do ano passado, as incertezas sobre a realização da festa, até segunda ordem, não existem.

Além disso, a festa geralmente começa na sexta ou no sábado anterior. Então são pelo menos quatro dias de consumo.

A temporada de verão também estimula mais ainda as compras de produtos da sazão, que podem muito bem ser relacionados com as compras de Carnaval.

5 ideias para vender mais no carnaval

Para bombar as vendas da sua loja, aí vai uma ajudinha de ideias estratégicas para você implementar na sua campanha de Carnaval 2023.

1. Loja personalizada

Entrar no clima da folia é mais que recomendável. É necessário! A decoração de carnaval vai ajudar o consumidor a comprar os itens da temporada e se sentir confortável no ambiente de compras.

Dê um toque personalizado, sem abrir mão dos enfeites, máscaras, confete e serpentina. Monte uma playlist com as famosas marchinhas de Carnaval e coloque para tocar na loja. Providencie um “kit carnaval” aos seus colaboradores com máscara ou glitter para que entrem no clima da festa também. 

Que tal fazer um concurso de fantasias entre os colaboradores? Pense em uma premiação e incentive-os a participar. Além de criar um clima festivo e harmonioso na equipe, você dá um toque especial e atrativo para as vendas.

Se o orçamento permitir, presenteie os clientes com brindes e embalagens temáticas. Talvez um simples adereço de carnaval já agrade e vai agregar valor à compra, além de melhorar a experiência dos clientes.

2. Promoções estratégicas

As promoções de carnaval não podem faltar na sua loja. Escolha o mix que vai entrar em oferta e promova uma ação promocional para que eles sejam o carro-chefe das vendas durante a campanha.

As condições especiais devem ser aplicadas a produtos da época. Mas já já vamos conversar melhor sobre isso.

Uma ideia de promoção no Carnaval 2023 é montar um “kit sobrevivência de carnaval”. Esse combo pode conter produtos úteis ao consumidor ou até servir de item de presente.

No supermercado, o kit carnaval pode conter algum adereço, bebida energética, barra de cereal, água e snack para os mais festeiros. Na farmácia, você pode montar um kit com água, Engov, balas ou goma de mascar sem açúcar, por exemplo.

Dá para se pensar muitos kits de carnaval legais a depender do segmento varejista. Use a criatividade!

Outra promoção estratégica para o carnaval é dar cupons de desconto para os clientes. Com eles você pode:

  • Aumentar o ticket médio das compras de carnaval
  • Vender produtos parados no estoque
  • Atrair novos clientes para a loja
  • Fidelizar a clientela• Aumentar a taxa de compra

3. Engajamento nas redes sociais

Os cupons de desconto podem ainda dar grande visibilidade para os negócios online e aumentar o engajamento das redes sociais da loja. Inclusive, a campanha de Carnaval 2023 deve se estender aos canais virtuais.

Personalize o perfil e o feed da rede social com o tema e busque promover ações por lá também. Dá para fazer enquetes para saber, por exemplo, onde os seus clientes vão passar o “feriado”.

Será que são mais caseiros? Ou mais festeiros? Ou será que preferem reunir a família e relaxar em uma área de camping? Essas enquetes são um bom filtro para identificar melhor o perfil de compra dos seus clientes.

Você pode pensar num concurso virtual de fantasias e maquiagens para o carnaval, estimulando os clientes a participarem pelas redes sociais.

4. Canais de venda diversificados

Aproveite para diversificar os seus canais de venda. Isso significará para o seu negócio: mais clientes, mais proximidade com o seu público e maior faturamento. Venda bastante na loja física, mas invista também no atendimento online.

Profissionalize os atendimentos pela rede social e pelo WhatsApp da loja. Hora também de pensar na presença da loja em um marketplace de confiança, como do Martins, ou uma loja virtual própria da marca.

Treine a equipe de atendimento ao cliente para ser cordial, ágil e atenciosa com os consumidores virtuais. Só assim a conversão em vendas será garantida.

5. Pós-venda eficiente

A quinta e última ideia para você ter sucesso nas vendas do Carnaval 2023 é melhorar a etapa de pós-venda. Apenas com um pós-venda de qualidade, que a fidelização do cliente pode acontecer.

Depois das compras, dê um ou dois dias ou espere finalizar a semana de carnaval. Aí volte a fazer contato com o cliente para saber como foi a experiência dele com as compras. Envie ainda um cupom de desconto para as próximas compras.

Ou, simplesmente, envie uma mensagem agradecendo a preferência e se coloque à disposição para futuras compras. Mostre para o consumidor a importância dele para a marca.

O que vender no Carnaval?

Em um bloco de carnaval, há confetes caindo sobre as pessoas. Elas estão fantasiadas usando óculos e chapéus coloridos.

A escolha do mix é importante para segmentar as vendas de acordo com a sazão e o perfil dos clientes. Para o Carnaval 2023, alguns produtos não podem faltar no estoque. Já outros podem ser incrementados.  

Afinal, o que vender no Carnaval? Para facilitar a lista de compras, abaixo indicamos algumas sugestões de produtos de acordo com o segmento de varejo. 

Carnaval no supermercado

O varejo alimentar é um dos canais mais versáteis para se trabalhar mix de Carnaval 2023. Além de uma categoria especial de adereços e fantasias, a categoria de alimentos e bebidas é uma das mais procuradas na época.

As bebidas, principalmente alcoólicas, são os produtos mais consumidos no Carnaval. Em contrapartida, dá para atender outros públicos consumidores. Sejam aqueles que vão foliar ou os que gostam de fazer algo mais tranquilo.

É uma boa também trabalhar com um mix de camping para atender os consumidores que, nesta época, buscam acampar ou passar o carnaval em um momento de lazer mais tranquilo e em meio à natureza.

Você pode compor o seu mix de carnaval voltado a esse público com:

Carnaval na farmácia

Na farmácia, as possibilidades de vender mix de Carnaval também são muitas. Medicamentos e não medicamentos têm vez para o consumidor.  

Muitos consumidores, quando vão viajar, costumam comprar itens para montar uma mini farmácia. Além disso, produtos de cuidados pessoais e conveniência ganham espaço na cesta de compras.

Conclusão

Dizem que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, mas para o comércio é antes do Carnaval. Planeje as suas vendas e as estratégias que pretende aplicar a partir de agora. 

O ideal é que você comece o mês de fevereiro colocando a campanha em prática. Assim, até chegar o Carnaval 2023 serão cerca de três semanas de ações na loja física e virtual. Comece a organizar como será a decoração e providencie os adereços que precisar. 

Uma folia de vendas para você e até a próxima!

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