A importância da análise setorial para o varejo

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Sumário

A análise setorial estuda o cenário social da sua empresa a partir de um levantamento sobre o ramo do seu negócio e o contexto da empresa dentro dele. Assim, é possível identificar problemas que podem ser resolvidos para que os resultados apareçam.

Esse recurso é muito utilizado para refletir campanhas de marketing e estratégias de venda e por isso é tão importante aplicá-lo no varejo.

Com a análise setorial, você consegue mensurar o posicionamento da sua marca no mercado, acompanhar as principais tendências do setor e fazer a sua loja crescer e se destacar entre os concorrentes.

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto e como se dão suas aplicações na rotina varejista. Então, bora com a gente!

Benefícios da análise setorial

A análise setorial permite ao gestor ter uma maior previsibilidade de crescimento e uma boa base para tomada de decisões estratégicas. Além disso, ajuda a identificar as lacunas deixadas pelo mercado e preenchê-las antes da concorrência.

O monitoramento facilita acompanhar melhor as mudanças do mercado e se adaptar mais fácil a elas, sem surpresas e frustrações.

Quando a empresa faz análise setorial, consegue informações e indicadores privilegiados. Isso permite fazer investimentos antecipados e criar ações aproveitando as novidades que surgem no setor. 

Essas informações ainda permitem ao varejista definir melhor os fornecedores e parceiros comerciais, a ampliação e definição do público-alvo e qual o mix mais lucrativo para se trabalhar.

Com um bom estudo de mercado e da concorrência, fica fácil garantir o posicionamento da marca e executar os planejamentos financeiro, estratégico e de vendas da loja. Fora que as oportunidades de vendas e de ampliação do mix aumentam quando se tem conhecimento amplo do setor.

O que a análise setorial ajuda a identificar: 

  • O que os concorrentes vendem;
  • Como vendem os produtos;
  • Como são divulgados;
  • Se oferecem algum serviço para além da venda de mercadorias;
  • Quem são os consumidores;
  • Quais os diferenciais da loja ante à concorrência;
  • Quais necessidades o mix atende;
  • Novas oportunidades de venda;
  • O que os consumidores falam sobre os produtos;
  • Quais sazonalidades posso trabalhar na loja.

Esse levantamento costuma ser muito utilizado para a definição de campanhas de marketing por trazer insights importantes para a comunicação da empresa. As informações vão ajudar a definir a campanha com a identidade visual, conteúdo, canais de divulgação e público.

Aplicações no varejo

Vamos agora à prática para saber como aplicar a análise setorial no varejo e te ajudar a identificar as oportunidades que ainda não estão sendo exploradas pelo mercado. Afinal, queremos aumentar as chances de sucesso do seu negócio! 

A seguir, veja os pontos mais importantes a se considerar na hora da análise. Para que os resultados aconteçam, é importante compreender cada um deles:

1. Estudo de mercados

Em relação ao mercado, você deve acompanhar os indicadores econômicos do setor que você está inserido e as estimativas de vendas. Observe ainda a economia de uma forma geral e também a política, porque muitas normas e novas leis podem impactar indiretamente o seu negócio. 

Você deve analisar ainda a entrada de novos concorrentes, de novos produtos, além do poder negociar com fornecedores e compradores. 

2. Estudo da concorrência

Nessa etapa você deve observar atentamente os seus concorrentes diretos. Veja o que eles estão fazendo de positivo que deve ser replicado na sua loja. Ou ainda os pontos negativos e que também podem ser melhorados na sua loja. 

Desenhe o perfil da concorrência com base nas informações levantadas. Depois, compare com o seu negócio e entenda como a sua marca está posicionada diante dos concorrentes, os pontos altos e baixos.

3. Jornada de compra

Outros métodos podem ser utilizados na análise setorial do varejo. Um deles é a jornada de consumo, que são as etapas desde o conhecimento da marca até a pós-venda.  

Ao mapear a jornada de compra, você entende como os clientes estão se posicionando, as preferências deles e como o seu concorrente está atendendo a essas necessidades. Analisar também o que o cliente procura na sua marca.

4. Pesquisas de satisfação

Sabe aquelas pesquisas de satisfação que você costuma realizar ao longo do ano com os clientes? Pode recorrer a elas para analisar as opiniões dos consumidores e a satisfação deles com os produtos e o atendimento

É uma boa maneira de identificar o que passou despercebido pelo negócio e juntar com a análise setorial do mercado e da concorrência. Todas essas informações se complementarão e irão ajudá-lo a fazer melhorias no negócio.

5. Monitoramento de redes sociais

As ferramentas que analisam o engajamento das redes sociais da loja são importantes na análise setorial porque também expressam as preferências do consumidor. Os indicadores da interação do cliente com a marca são gerados em tempo real e de forma clara.

Chamada de “social listening” essa prática capta a opinião dos clientes e observa como eles se comportam diante de uma marca, produto ou serviço. Assim o lojista consegue gerar respostas rápidas de acordo com a demanda de consumo. 

6. Sistemas de análise

O maior facilitador de análises robustas é, sem dúvida, um bom software de análise. As novas tecnologias apresentam ao mercado todos os dias soluções que ajudam o varejista a ter mais eficiência na rotina dos negócios.

Por isso, se for possível, conte com um sistema de análise que seja integrado aos seus bancos de dados para que você tenha relatórios mais precisos e rápidos. 

O diferencial da sua loja

A falta de uma análise setorial pode levar os gestores a demorarem para identificar problemas com a empresa. Não permita que essa seja a realidade do seu negócio. Faça diferente!

Inclua a análise setorial no planejamento estratégico da loja e antecipe os eventuais problemas que o mercado possa sofrer. Assim, você se planeja a tempo e consegue fazer mudanças rápidas para estabilizar ou otimizar o negócio.

Boa análise e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Imagem de capa Freepik

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