Se você quer começar 2024 com uma estratégia diferenciada e que represente um ótimo potencial de vendas para a sua loja, você precisa saber o que é voucher e a importância de usá-lo no varejo.
Esse tipo de cupom de desconto é um estímulo a mais de compra para o cliente e pode ajudar a faturar mais, aumentando o ticket médio.
Como toda ação promocional, é necessário entender o momento certo de aplicar voucher nos seus clientes e de que forma fazer isso. Geralmente esses cupons são utilizados em datas comerciais, mas nada impede o lojista de criar uma ação fora de época.
Por isso, hoje vamos te explicar o que é voucher e como você pode usá-lo na sua loja para conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram da sua marca.
O que é voucher e seus benefícios
Vamos explicar o que é voucher começando pelo significado do termo que, em português, quer dizer garantia ou comprovante.
O voucher, então, é como se fosse uma garantia para o consumidor poder comprar algum produto assegurando que ele já está pago. Para além do comércio, certamente você já ouviu falar sobre voucher em passagens, reservas de hotel, jantares etc.
O termo ganhou ainda mais popularidade no varejo por ser considerado um vale-compra ou cupom promocional. A ferramenta é uma estratégia utilizada para aumentar as vendas da loja e atrair mais clientes.
Dessa forma, sempre que um cliente tem um voucher, ele se direciona até a loja para poder fazer a troca.
Entendeu como funciona na prática? O lojista oferta o voucher em algum tipo de ação. Esse benefício vai oferecer um percentual de desconto ou cobrir compras por inteiro. Para isso, basta você definir o percentual de desconto e o prazo de uso do voucher.
Além disso, os vouchers servem para divulgar algum produto ou categoria da loja e promover as liquidações para saldar o estoque.
Quando e como usar um voucher
O voucher deve ser utilizado na sua loja sempre que você tiver muito bem definido o retorno que deseja receber das vendas. O mais usual é utilizar voucher durante campanhas sazonais de venda ou simplesmente quando o lojista que dar um “up” na carteira de clientes.
Além das datas comemorativas, o voucher ainda pode ser usado para divulgar a marca ou um novo produto e durante liquidações, bem como outras campanhas de desconto.
E o voucher serve tanto para utilização em lojas físicas como online. Então, veja só esse passo a passo de como usar um voucher na sua empresa:
1. Defina o objetivo
Como já mencionamos por aqui, é muito importante que você defina o objetivo do voucher para depois escolher o tipo de cupom: você quer vender mais ou fidelizar a clientela? Vai ser desconto generalizado ou nominal para o cliente?
2. Defina as regras
O segundo passo é criar as regras para a utilização do voucher. Elas precisam ser muito claras para que não haja nenhum mal-entendido no meio do processo. Explique para quem é destinado e o que é o cupom. Coloque prazos de uso, valor, percentual de desconto, onde pode ser gasto etc.
3. Controle os vouchers
Para não haver prejuízos e reclamações, você deve acompanhar todo o processo da estratégia, desde a emissão dos vouchers até a listagem de quantos já foram trocados na loja.
Por isso é interessante colocar códigos e reforçar a segurança dos cupons emitidos para evitar também eventuais fraudes.
4. Receba feedbacks
A melhor maneira de reconhecer se uma estratégia de venda funciona é observando o lucro adquirido, claro, mas também a satisfação dos clientes. Peça feedbacks sobre a utilização do voucher e ouça numa boa as críticas.
Voucher como estratégia de venda
Quando você opta por usar o voucher como estratégia de venda, você está colocando os seus clientes no centro do negócio. É como deve ser!
Mesmo que aconteça de a margem de lucro ficar um pouco aquém, saiba que a ação vai compensar mesmo assim por causa do alto volume de vendas. A periodicidade da oferta de vouchers vai depender do seu negócio.
O varejo alimentar, por exemplo, costuma oferecer vouchers semanalmente para os seus clientes. Outros segmentos aproveitam para soltar vouchers quando o movimento do comércio não vai bem.
Destacamos ainda um ponto muito importante no uso do voucher: a divulgação. Essa ação precisa ser vista pelo público para ter resultado. Além do mais, a própria divulgação do voucher eleva a visibilidade da loja.
Pense ações de marketing digital e físico para estimular mais o uso do voucher e, consequentemente, aumentar as vendas da loja. Recorra às redes sociais e WhatsApp para ampliar a divulgação.
Agrupamento de produtos
Um erro muito cometido por pequenos e médios varejistas é disponibilizar o voucher para compras de todos os produtos, sem estimar o impacto financeiro disso. Por isso, o ideal é agrupar um mix e deixar claro nas condições que o voucher só pode ser gasto com aquela categoria ou mix.
Isso vai reduzir bastante os riscos de comprometimento da rentabilidade. A nossa sugestão é que você faça uma análise bem de perto das necessidades do seu empreendimento, traçando com os objetivos do voucher.
Depois, identifique aqueles produtos de baixa sazonalidade e que precisam ser comercializados e os coloque em promoção, mediante voucher.
Uma boa estratégia é estimular o consumidor a comprar dois produtos de uma mesma categoria e oferecer a ele um voucher entre 15% e 30% de desconto para que possa abater na compra ou usar em outros itens.
Agora, se for oferecer vouchers para os seus clientes gastarem em todos os produtos, redobre a cautela e ofereça descontos menores, combinado?
Repassando para que você não se esqueça:
- Ofereça vouchers para grupos de produtos;
- Analise o que a loja precisa e defina o objetivo da estratégia;
- Aproveite na ação o mix de baixa sazonalidade;
- Estimule a venda cruzada de itens da mesma categoria;
- Voucher para todos os produtos demanda descontos menores.
Agora que você já sabe tudo sobre o que é voucher e as vantagens dele para a sua loja, sucesso na execução da estratégia!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.