A imagem corporativa diz muito sobre uma marca, um serviço, uma empresa ou um produto. Na maior parte das vezes, ela é a responsável pelo primeiro impacto do cliente ao decidir comprar.
Imagine a identidade visual de grandes marcas como a Nike, a Coca-Cola, Google, Mc’Donalds e Facebook. O consumidor nem precisa ler, só de ver as cores e a marca num rótulo ou letreiro de imediato identifica sobre o que se trata.
Isso é uma comunicação visual de muito sucesso e que não é necessário ser nenhuma marca valiosa para passar essa impressão aos consumidores. Até uma loja de bairro, de pequeno porte, pode garantir uma boa imagem corporativa e fidelizar clientes por meio dela.
Hoje vamos conversar sobre esse tema muito importante para o varejo. Vamos dividir o artigo em alguns tópicos para melhorar a compreensão:
- O que é imagem e identidade corporativa?
- Quais os fatores principais que influenciam na imagem corporativa?
- Qual a importância da imagem para a corporação?
- Passo a passo para criar uma boa imagem corporativa
Então… boa leitura!
O que é imagem e identidade corporativa?
Um cliente que dá preferência a sua loja na hora de ir às compras não está priorizando apenas a qualidade da mercadoria que você vende. Ele está considerando o todo, principalmente o que o seu negócio representa no mercado.
A imagem e a identidade corporativa da loja são fundamentais nesse processo. Vamos entender um pouco mais sobre elas.
1. Imagem corporativa
A imagem corporativa é a forma como todas as pessoas ligadas à organização, especialmente clientes e os colaboradores, enxergam a loja. É a percepção sobre ela perante o mercado.
Quando falamos em termos uma “imagem negativa daquele estabelecimento” é justamente da imagem corporativa que estamos nos referindo. Essa imagem é construída ao longo do tempo e geralmente sofre influência da sociedade em temas públicos.
2. Identidade corporativa
A identidade corporativa é literalmente a parte visual do negócio. A logomarca, a paleta de cores, a tipografia, as formas. É o conjunto de elementos gráficos que vai formar a identificação e ser o cartão de visitas da loja.
A identidade corporativa precisa ser assertiva para que os clientes possam identificar de imediato a sua loja. Por isso, o grande desafio é ir além da criação de um logotipo.
É construir uma imagem importante não só com uma linda fachada, mas com um pacote completo de mídias e peças de divulgação.
Quais os fatores principais da imagem corporativa?
Há pouco comentamos que temas de debate público podem influenciar na imagem corporativa da loja. O que a gente quis dizer com isso é que o posicionamento da empresa frente a questões de interesse social pode influenciar na identificação do cliente com a marca.
A seguir vamos trazer os principais fatores que influenciam diretamente na imagem de uma empresa.
1. Responsabilidade socioambiental
De acordo com uma pesquisa da Ipsos, 75% dos consumidores entrevistados defenderam que as empresas precisam se comprometer com ações de sustentabilidade.
Em outro estudo divulgado durante a feira Apas Show deste ano, 95% dos brasileiros afirmaram que priorizam produtos e serviços que investem em práticas sustentáveis.
Os dados evidenciam o quanto o brasileiro associa a política de responsabilidade socioambiental com a preferência do negócio. Ações como sacolas biodegradáveis, papel higiênico hidrossolúvel e embalagens recicláveis podem fazer uma grande diferença.
2. Posicionamentos políticos
Hoje em dia tudo é política, qualquer ato é político e é difícil não “tomarmos partido” diante de uma sociedade tão politizada e polarizada.
É importante sim ter um posicionamento e isso diz muito sobre a imagem corporativa da loja. No entanto, a cautela precisa ser redobrada com o intuito de não afastar os clientes contrários ao posicionamento.
Sempre pense no seu cliente final. É muito possível falar sobre política, sem ser político e sem reverenciar um determinado agente político.
3. Ações digitais
A criação de campanhas que fortaleçam a identidade da loja nas redes sociais e outros meios digitais exerce grande influência sobre a imagem corporativa.
Muitos clientes recorrem à internet antes de comprar um produto ou conhecer uma marca. Cuide para que as avaliações do seu negócio sejam atrativas na internet.
4. Qualidade dos produtos x atendimento
Por fim, esses dois fatores – qualidade dos produtos e atendimento – também requerem cautela porque podem influenciar positivamente ou drasticamente na imagem da loja. A experiência de compra precisa ser satisfatória do início ao fim.
Qual a importância da imagem para a corporação?
A imagem de uma empresa, quando bem-sucedida, ajuda os consumidores a se identificarem com a marca, reconhecendo a qualidade dos produtos e do atendimento.
Além disso, ela permite que de pronto o seu cliente recorra a sua loja com a certeza de que terá uma boa jornada de compra. Além disso, fortalece a reputação da loja e ajuda a atrair novos clientes.
A importância da imagem corporativa é proporcionar maior motivação aos colaboradores, afinal, eles são os primeiros clientes. Colaborador satisfeito, é atendimento bem-feito garantido.
Uma boa gestão de imagem corporativa ainda deixa a loja mais competitiva no mercado e profissionaliza essa identidade.
Passo a passo para criar uma boa imagem corporativa
Para finalizar o artigo de hoje com chave de ouro, nada melhor do que lançar um passo a passo para criar uma boa imagem corporativa da sua loja.
Não existe uma cartilha, nem regras, mas alguns caminhos são importantes para serem considerados nesse processo. É sobre eles que vamos falar.
1. Construção da identidade visual
Se você está começando do zero, a criação da identidade visual do seu negócio é o primeiro passo. Faça um briefing considerando como você quer que a sua marca se posicione e o público-alvo.
2. Melhoria da cultura organizacional
Se o colaborador é parte importante da imagem corporativa, ele também precisa ser o centro das ações. Por isso, o próximo passo é trabalhar ações que melhorem a cultura organizacional da empresa.
3. Bons relacionamentos
Atender bem o cliente, da venda à pós-venda, é muito mais que uma obrigação do lojista. É uma necessidade para a saúde do negócio. Você e toda a sua equipe precisam ter bons relacionamentos com a clientela para fidelizá-la e atrair mais clientes para a loja.
4. Gestão de imagem
Por último, invista em uma boa gestão de imagem corporativa. Esse gerenciamento é que vai garantir um ambiente de trabalho agradável e clientes satisfeitos.
A gestão de imagem pode acontecer por meio de ações e ferramentas que melhorem a comunicação interna e a comunicação visual, falada e escrita com os seus clientes. O objetivo é tornar a imagem da loja o mais compreensível possível.
5. Dica bônus: invista em conteúdos
O investimento em conteúdos no universo digital tem sido a saída mais acessível para os varejistas que querem melhorar a imagem corporativa. Um bom posicionamento de marca online reflete muito no PDV.
Acompanhe sempre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, ou até mesmo na sua comunidade, e aproveite os momentos certos para criar conteúdos personalizados que refletem a sua marca.
Os conteúdos mais técnicos também são importantes para ajudar os clientes a comprarem alguma mercadoria.
Boa gestão de imagem para você e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.