A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas importante para as empresas terem competitividade e produtividade, seja qual for o porte do negócio.
Quando o empregador entende o comportamento do colaborador e a performance da equipe, alcançar os resultados fica mais fácil.
No comércio varejista, onde muitas vezes é inviável contar com um departamento de Recursos Humanos (RH) formalizado, a avaliação de desempenho pode parecer complexa ou dispensável.
Não se engane! Pois essa prática é fundamental para alinhar as expectativas de empresa e funcionários, bem como identificar talentos. A seguir, saiba como aplicá-la na sua loja.
Para que serve a avaliação de desempenho?
Na avaliação de desempenho, o empregador consegue fazer uma análise minuciosa das competências e habilidades de cada funcionário.
É possível ainda avaliar o comportamento e os resultados alcançados para desenvolver ainda mais o profissional e fazer realocações internas, se for o caso, para melhoria de processos e do desempenho individual.
Qual é o papel do colaborador na empresa? Os objetivos têm sido alcançados? Quais as aspirações dele na loja? A avaliação de desempenho é fundamental para responder essas questões.
A técnica não serve apenas avaliar o desempenho individual, mas também reconhecer talentos e ajustar a gestão de pessoas para alcançar os objetivos coletivos e em prol da organização.
Prática de varejo
A rotina no varejo é intensa e demanda contato direto com o cliente. Por isso, você vai precisar de uma equipe motivada e bem treinada, certo?
A avaliação de desempenho se torna uma ferramenta essencial para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos do seu negócio.
Ela ainda subsidiará feedbacks construtivos para melhoria da qualidade do atendimento dos seus clientes e, consequentemente, no aumento das vendas da loja.
Os benefícios são inúmeros, pode apostar! Ou melhor: pode conferir abaixo.
- Identifica talentos e os próximos líderes: com uma avaliação formal, fica mais fácil observar os colaboradores que mais se destacam;
- Aumenta a motivação e o engajamento da equipe: feedbacks ajudam a corrigir falhas e motivar mais as equipes;
- Reduz o turnover da empresa: a alta rotatividade de profissionais, um dos principais desafios do varejo, diminui quando é feita avaliação de desempenho;
- Alinha os objetivos das partes: fica mais fácil conciliar as expectativas da loja com as entregas do colaborador.
Métodos de avaliação de desempenho no varejo
Há diferentes métodos de avaliação de desempenho como a autoavaliação, a avaliação 360 graus e por competências. A escolha do método por parte do empregador deve estar alinhada com a cultura e as necessidades da empresa.
No caso do varejo, podemos considerar algumas práticas simples para serem aplicadas na loja.
Então, aqui estão seis exemplos de como aplicar a avaliação de desempenho no varejo:
1. Avaliação por metas
Crie metas claras e alcançáveis para sua equipe. Por exemplo: metas de vendas mensais, metas de reposição de estoque ou de qualidade no atendimento ao cliente. Você pode criar uma pesquisa de satisfação rápida com os clientes para, posteriormente, fazer a avaliação de desempenho individual ou por equipes.
Após o processo, avalie o desempenho de cada funcionário com base no alcance dessas metas. Essa avaliação também pode ser feita por meio de relatórios de vendas e de inventário de estoque.
2. Rotina de feedbacks
A rotina de dar feedbacks construtivos é muito eficaz como avaliação de desempenho. A partir de uma abordagem contínua, o gestor precisa observar o desempenho dos colaboradores e ir dando devolutivas rápidas e diretas.
Ah! É muito importante reconhecer o esforço do colaborador também, ainda que ele cometa falhas. Vamos a um exemplo prático: após uma venda, quando o cliente já ter ido embora, elogie o vendedor pelo atendimento.
Em seguida, vocês podem discutir pontos de melhorias caso haja necessidade na situação. Feedback também é reconhecimento e valorização profissional.
3. Avaliação 360 Graus
Para o varejo, podemos pensar em uma avaliação de desempenho 360 graus simplificada.
Nesse caso, os colegas de trabalho, superiores e, quando aplicável, clientes fornecem feedbacks sobre o desempenho de um determinado funcionário. Faça questionários curtos e diretos para saber as opiniões quanto ao trabalho em equipe, proatividade e atendimento ao cliente.
4. Checklists de desempenho
Uma boa tática para avaliar individualmente os colaboradores é desenvolver checklists que envolvam as responsabilidades diárias dos colaboradores.
Vamos pensar em um checklist para o operador de caixa da loja. Ele pode incluir a precisão no fechamento de caixa, agilidade no atendimento e organização do espaço de trabalho.
Essas responsabilidades podem e devem ser revisadas constantemente pela avaliação de desempenho.
5. Avaliação mensais ou trimestrais
A realização de sessões de avaliação de desempenho mensais ou, pelo menos, trimestrais, funcionam muito para revisar metas e o plano de ação para o período seguinte de vendas. Esse tipo de avaliação de desempenho é simples e mantém os colaboradores alinhados com os objetivos da loja.
6. Autofeedback
No modelo de autofeedback, o colaborador faz uma avaliação de desempenho para identificar os próprios pontos fortes e fracos.
O gestor revisa a autoavaliação e fornece o feedback necessário. Esse método é muito bom para promover autocrítica e a maturidade profissional entre os colaboradores que exercem funções com maior autonomia.
Aplicabilidade no varejo
Uma avaliação de desempenho no varejo, aplicada de forma eficiente e com resultados práticos, precisa considerar algumas etapas.
O primeiro a se fazer é definir as metas alinhadas com os objetivos gerais da empresa, seja de vendas, atendimento ou operacionais.
Em seguida, você precisa escolher o método de avaliação de desempenho considerando a realidade da loja e dos colaboradores.
Forneça feedbacks construtivos depois de fazer a avaliação de forma que você consiga motivar o colaborador a melhorar e continuar se desenvolvendo dentro do negócio.
Por fim, estabeleça novas metas e compromissos a fim de garantir que o processo de avaliação seja contínuo e sempre voltado para a melhoria.
Indicadores de performance
Bom, você já sabe quais métodos de avaliação de desempenho e quais as diretrizes seguir para avaliar seus colaboradores.
Mas deve estar se perguntando como aplicá-los para conseguir mensurar os resultados das avaliações, certo? É por isso que os indicadores de performance são necessários.
No varejo, podemos considerar os seguintes indicadores para mensuração:
- Produtividade: para medir a eficiência do colaborador nas tarefas diárias.
- Qualidade: para avaliar a precisão e a qualidade do trabalho realizado.
- Capacidade: para medir o potencial de crescimento e desenvolvimento do colaborador.
- Estratégicos: para alinhar aos objetivos de longo prazo da empresa.
- Comportamentais: para avaliar o comportamento do colaborador.
Ao considerar esses indicadores, a avaliação de desempenho na sua loja se tornará uma ferramenta valiosa para a motivação dos seus colaboradores e um clima organizacional saudável e produtivo.
Você conseguirá não apenas melhorar a performance da equipe, como também vai garantir que os consumidores, seus clientes, sejam acolhidos, deixando a sua loja mais competitiva no seu ramo.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.