A gente não pode ver uma data comemorativa que já pensamos em todas as estratégias possíveis para vender mais, não é? E pode ser otimista porque o Dia dos Namorados 2021 se aproxima e as expectativas para este ano são ótimas!
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) estima um acréscimo de 16,28% em média nas vendas para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. De acordo com a pesquisa, 55,36% dos consumidores responderam que devem presentear na data comemorativa.
Outro dado é que 55,61% dos varejistas estão otimistas em relação a data e planejam incrementar as vendas no período. Além disso, 63,34% deles ainda confirmaram que vão recorrer a alguma estratégia de venda para a data sazonal. E você, já pensou nas suas?
O cenário na capital brasileira reflete o sentimento dos demais varejistas Brasil afora. Para muitos, 2020 foi um ano que não refletiu tão bem a realidade da data em relação ao faturamento.
Com o despreparo para lidar com a pandemia e muito abre e fecha do comércio como medida restritiva de enfrentamento à Covid-19, muitos lojistas ficaram prejudicados e não tiveram tantos resultados no Dia dos Namorados do ano passado.
Desta vez, o comércio se sente mais preparado para a data e o pequeno varejista já vem se adaptando à venda por outros canais além do físico. Mas já estou me adiantando – continue na leitura para saber tudo sobre o Dia dos Namorados 2021!
Otimismo também nas vendas online
A plataforma de e-commerce Shopee também está otimista para a data: em uma pesquisa recente, os consumidores responderam que pretendem investir, em média, R$240 no presente, R$30 a mais do que no presente do Dia das Mães.
O mesmo estudo também indicou que 61% dos consumidores têm o preço como fator fundamental para a escolha do presente. Entre os principais itens de interesse estão perfumes, relógios e celulares.
Mas a verdade é que grande parte dos consumidores (74%) ainda não sabe qual presente comprar. Então você pode e deve ajudá-lo nessa escolha.
O que (e como) vender no Dia dos Namorados 2021?
Diante das boas expectativas, vamos apresentar algumas dicas de produtos que você pode explorar na sua loja como opções de presentes, independentemente do segmento, e quais ações usar para melhorar a margem no Dia dos Namorados.
Supermercado
A decoração temática é muito importante para enfeitar a loja e lembrar o seu cliente que ali ele encontra itens para presentear quem ama. Produtos alimentícios e bebidas alcoólicas são ótimos presentes para o Dia dos Namorados.
Você ainda pode dedicar um cantinho da loja com a montagem de kits ou cestas que estimulem a compra. Chocolates, frios, vinhos, cervejas especiais, embutidos e produtos gourmet são uma boa pedida para essas preparações. Assim como itens para preparar um café da manhã especial.
Explore nos kits produtos de marcas e valores diversos para que você consiga atender todos os tipos de públicos, desde os que investem um pouquinho mais até outros que estão em busca de uma lembrança mais em conta para presentear.
Também é possível estimular a venda de produtos para garantir aquele almoço ou jantar especial para o Dia dos Namorados 2021. Durante a pandemia, frequentar restaurantes não está nos planos de muitos casais. Só que para não deixar passar em branco, eles vão gostar de preparar algo em casa para celebrar o momento.
Ah! Aposte em um serviço de delivery, porque para a data o crescimento de pedidos vai ser grande. Então vamos a algumas dicas de presentes e até mesmo itens que podem compor uma cesta para o Dia dos Namorados:
Farmácia
Cuidados pessoais e perfumaria são clássicos como presentes em variadas datas comemorativas, assim como no Dia dos Namorados. O varejo farmacêutico pode aproveitar essas categorias para impulsionar as vendas neste período.
A primeira estratégia é apelar para os estímulos visuais e de venda. Assim como falamos lá em cima, a decoração temática é fundamental para despertar a vontade de compra no consumidor ou estimular uma compra por impulso.
Oriente os profissionais da sua farmácia a oferecer produtos que podem ser presenteáveis para a data como perfumes, esmaltes, loções pós-barba, hidratante corporal, maquiagens e cosméticos em geral. Faça kits para o Dia dos Namorados com os principais produtos, para homens e mulheres.
A venda de suplementos alimentares também tem feito o maior sucesso no mercado e vale a pena apostar na categoria para quem é voltado para o universo fit. Uma boa exposição desses produtos é uma estratégia boa de vendas. Destaque-os em pontos da sua loja em que o fluxo de consumidores é maior.
Aposte também nos eletroportáteis como barbeadores e depiladores elétricos, secadores, chapinha etc. Lembre-se ainda de colocar em evidência produtos como preservativos, gel lubrificante, óleos massageadores, loção para massagem corporal e outros itens que você tiver no estoque e que estejam relacionados a essas categorias.
Você pode tentar parceria com alguma loja ou fornecedor nas vendas para expor produtos eróticos. A ideia de um kit com esses produtos é uma boa sugestão também. Você ainda pode agregar com itens de cuidados pessoais como sabonetes íntimos, absorventes e barbeadores.
Eletro e Informática
Para quem ama tecnologia, produtos eletrônicos e de informática nunca saem de moda como opções de presentes. E as opções podem ser das mais baratas até um smartphone de última geração.
A pandemia também segue impulsionando a venda de produtos dessas categorias. Com mais tempo em casa e o home office ainda sendo adotado por muitas empresas, as pessoas acabam se interessando mais por tecnologias que facilitam a rotina e ajudam a aproximar as pessoas.
Sendo assim, separamos algumas sugestões que estão sempre nas intenções de compras dos consumidores, ainda mais no Dia dos Namorados:
- Fone de ouvido;
- Caixa de som;
- Secador de cabelo;
- Aparador de pelos;
- Modelador de cachos;
- Smart TV;
- Smartphone;
- Notebook;
- Mochila para notebook;
- Mouse sem fio.
Materiais de construção
Também são inúmeras as oportunidades para a data no segmento de materiais de construção. Podemos começar com uma ação promocional de “compre seu presente de Dia dos Namorados aqui”.
Monte uma ilha de produtos ou reserve uma prateleira e, acompanhados da decoração comemorativa, exponha os produtos. Furadeira, parafusadeira, aparador de grama, martelete, kits de ferramentas e de utilidades para a casa, para pequenos reparos ou decoração, podem ser interessantes para compor o sortimento sazonal.
Lembra do cantinho eletro que já falamos por aqui? É uma ótima oportunidade para trabalhar na sua loja para a data. Sanduicheiras, cafeteira, aspirador de pó são algumas sugestões de presentes para este espaço.
Faça ações nas suas redes sociais para chamar o público e mostrar aos seus clientes que você tem presentes para o Dia dos Namorados 2021. Produza conteúdos criativos para demonstrar a eficiência e a utilidade do seu mix para a data.
Essa dica vale para todos os segmentos. A estratégia de sugerir presentes combina muito bem com o momento, já que muita gente deixa o presente para a última hora e, na maioria das vezes, não sabe o que comprar.
Gostou das dicas? Então continue com a gente porque o que mais queremos é ver você tendo sucesso nas vendas. Ah, aproveite para ler sobre como as estratégias de marketing podem influenciar seu varejo.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.