À medida que a Black Friday cresce em importância, a concorrência se torna mais acirrada. Mas afinal, como competir com milhares de lojas oferecendo promoções ao mesmo tempo? O Esquenta Black Friday pode ser a sua vantagem neste ano. Afinal, a estratégia reúne táticas para que você se destaque no mercado e não dependa de um único dia para faturar alto.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Globo aponta que a experiência de compra e as condições de pagamento serão decisivas neste ano, quando a edição acontece em 26 de novembro. Outro levantamento, do UOL, mostra que 67% dos brasileiros têm intenção de ir às compras nesse período e 92% estão pesquisando com antecedência.
A Black antecipada, com a promoção de um Esquenta Black Friday, vai colocar sua loja no radar dos clientes que programam investimentos para esse período, já que você começa a divulgar promoções com uma ótima antecedência.
Além disso, a Black Friday 2020 somou 7,6 milhões de compras apenas no online. O volume foi 24,7% maior que o do ano anterior. Em faturamento, os mais de R$5,1 bilhões movimentados superaram em 31% o valor de 2019. Para 2021, as vendas devem ficar próximas dos R$10 bilhões em todo o país.
Vamos, então, saber mais sobre o Esquenta Black Friday e a importância de trabalhar a data com antecedência na sua loja!
Esquenta Black Friday também é para os pequenos e médios varejistas
Para garantir que seu produto seja priorizado nesse mercado, o Esquenta Black Friday deve ser cuidadosamente planejado. Isso porque, além de atrair a curiosidade do público para a última sexta-feira de novembro, a estratégia ainda estimula a antecipação de compras.
Descontos progressivos, montagem de kits e benefícios como entrega grátis e brindes são algumas táticas possíveis de um Esquenta Black Friday. Mas é importante que haja clareza sobre as escolhas para composição do mix de produtos que estarão em oferta.
O segredo do sucesso está na análise atenta do comportamento de compra do seu público. Quais produtos têm maior saída? Que tipo de promoção atrai mais? O que motiva o retorno do cliente? Tenha anotadas essas percepções antes de tomar qualquer decisão.
Além disso, mantenha em foco quais ofertas devem agradar o cliente com descontos reais. E, embora as promoções sejam o principal atrativo, lembre-se de que tanto o Esquenta Black Friday quanto a Black Friday em si são oportunidades para conquistar consumidores – sejam novos ou antigos.
Fidelização no Esquenta Black Friday
O Esquenta Black Friday deve ser visto como uma grande vitrine de oportunidades para a sua loja. Dessa forma, a campanha deve ter o objetivo de mostrar que a loja está na área e tem tudo para ser a melhor opção no grande dia.
Transforme cada etapa em uma experiência e conquiste clientes que voltarão em qualquer época do ano. Iniciando com dias, ou até duas semanas, antes da Black oficial, o Esquenta Black Friday ainda será uma chance de testar e ajustar o posicionamento e a rotina da loja para um melhor resultado.
Além disso, durante a pré-Black, é possível adquirir informações preciosas para melhorar o atendimento. Quando o dia de maior movimento chegar, por exemplo, você e seus colaboradores terão soluções mais eficientes para driblar diversas situações, como a formação de filas e passar maior segurança ao público.
Apesar da retomada das atividades, é importante lembrar que permanecemos em um contexto de pandemia. Se você ainda não trabalha com e-commerce, convencer o cliente de que ele está em um ambiente seguro se torna primordial. E Esquenta Black Friday também está aí para isso. Para você testar situações que podem ser revertidas no dia 26.
Divulgação online e offline
Outra tática da Black Antecipada está na possibilidade de potencializar a divulgação das ofertas. Capriche na identidade visual da loja. Deixe bem visíveis os produtos que serão o destaque. Ou seja, seja claro com o cliente sobre as condições especiais elaboradas.
Apostar nos canais digitais é outra forma de ampliar o alcance do Esquenta Black Friday. Como já falamos anteriormente por aqui, o e-commerce está no centro das atenções. Trata-se de uma facilidade que veio para ficar e, bem usado, só trará ganhos mútuos- para você e o cliente.
Dados da Pesquisa Retomada do Consumo 2021 mostram que 30% dos consumidores iniciaram ou aumentaram as compras de produtos online durante a pandemia. Além disso, 80% dos pesquisados realizaram compras por meio de novos canais de venda, como o WhatsApp ou a própria rede social da loja.
É tudo sobre atendimento
Então você definiu o mix de produtos e as táticas mais adequadas para a sua loja. Cuidou da divulgação e desenvolveu o trabalho de marketing digital. O Esquenta Black Friday está pronto para gerar curiosidade e vendas antes, durante e até depois da Black Friday.
Tudo pronto mesmo? Quase. Como você está preparado para a maratona de negócios que está prestes a começar? Como estão os seus colaboradores? É preciso aproveitar este momento para refletir sobre o carro-chefe da sua loja: o atendimento.
Se o seu Esquenta Black Friday for o maior sucesso (e tenho certeza de que vai ser porque você se planejou e cuidou dos interesses dos seus clientes), o movimento na loja vai crescer. Assim, seja no físico ou virtual, é necessário estar preparado para receber essas pessoas.
Deixe uma boa impressão
Você e sua equipe já sabem, mas reforçar boas práticas nunca é exagero. Tire alguns momentos para repassar com os colaboradores sobre a importância de tratar o outro com simpatia, atenção e paciência. Com o Esquenta Black Friday prestes a acontecer, todos precisam estar a par das informações necessárias.
Vai liberar vendas pelo WhatsApp? A loja está nas redes sociais e tem até site? Vai oferecer opção de delivery? Padronize o atendimento e deixe uma pessoa ou uma equipe responsável para responder o cliente pelos canais online disponíveis.
Esse cuidado vai proporcionar a organização e a agilidade que o ambiente virtual exige. Além disso, para não correr o risco de deixar algum cliente sem resposta no primeiro atendimento, crie mensagens automáticas e se organize para ficar atento a todas as notificações que chegam no perfil da loja, seja por comentário ou direct.
Nesse ponto da nossa conversa, você já percebeu que, no final, tudo se resume a atendimento, não é mesmo? O Esquenta Black Friday pode ser seu teste de fogo para expandir a relação com a clientela. Desse encontro, os benefícios são inúmeros e maiores do que vencer a concorrência.
Estamos aqui com a missão de ajudar você a vender muito mais nessa Black Friday, que vale muito a pena. Então, aproveite para se cadastrar e receber materiais gratuitos e ofertas em primeira mão.
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O segundo é que nos próximos dias vamos falar mais sobre atendimento com foco na Black Friday. Siga acompanhando a gente.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.