Descubra como ter um PDV criativo e organizado

Tempo de Leitura: 6 minutos
homem com carrinho de compras em pdv criativo

Sumário

Quem não é visto não é lembrado. Embora fale de pessoas, esse ditado popular também serve para produtos e para sua empresa. Pois saiba que ter um PDV criativo e organizado é essencial na criação de bons vínculos com o cliente.

Quer um exemplo? Vamos fazer um pequeno exercício. Por alguns minutos, tente se recordar de lugares onde não gosta de ir. Depois, reflita sobre as situações que deixaram essa má impressão.

Dá até um arrepio, não é? Acreditamos que uma das piores experiências é ficar andando dentro de um supermercado, por exemplo, sem compreender como os produtos estão categorizados. E quando os itens mudam de lugar periodicamente?

E tem casos ainda que achar um colaborador para dar informação é extremamente difícil. Isso quando o próprio colaborador não sabe onde o produto foi parar ou, mesmo, se existe no PDV.

Obviamente que a qualidade do atendimento e as boas ofertas são os exemplos que mais pesam para todo cliente. Porém, um PDV criativo e organizado, representa economia de tempo para o consumidor. Além disso, torna a experiência muito mais atrativa.

O poder de um PDV criativo

Façamos outro exercício então. Agora, tente se lembrar de lugares que você adora ir. Percebe que lugares que nos agradam criam facilidades? Você se movimenta melhor, o funcionamento é quase intuitivo.

E, sim, você se sente muito bem atendido. No entanto, não são apenas as pessoas que fazem a diferença. O ambiente criado é que amarra bem o conjunto de sensações.

Pois observe também o número de estabelecimentos que chamaram a sua atenção, seja por um bom ou mau serviço. São poucos. Mas você frequenta muito mais que isso, não? Por que não se lembra deles?

Isso ocorre porque experiências muito positivas ou muito negativas são o que nos marcam. As experiências ruins até mais que as boas, diga-se de passagem. As demais estão ali, em algum lugar, cuja memória será resgatada talvez por acaso ou oportunidade.

Mas, como bons varejistas, queremos estar na mente e no coração dos nossos clientes. Não queremos ser somente um fornecedor de serviços e produtos por oportunidade. Gostamos de ser escolhidos.

E está na imagem a ser construída na loja o primeiro laço para essa relação. Portanto, esteja preparado para anotar todas as dicas que separamos. Você verá, ao final deste conteúdo, como pode manter a boa organização tendo um PDV criativo.

Layout aumenta as vendas

Para começarmos, considere rever o layout do PDV. O projeto de layout vale para a loja como um todo. Passa pela fachada e vai até os detalhes, como organização das seções e do estoque.

É um investimento que faz a diferença no caixa. Projetista da Universidade Martins do Varejo (UMV), Pedro Neto conta que um layout bem produzido pode fazer suas vendas aumentarem até 30%.

“Você não só organiza, mas conduz o cliente pelas seções e mix de produtos. Você faz com que o seu cliente tenha prazer em comprar ali”, ensina.

A UMV tem o projeto de layoutização em seu portfólio de serviços oferecidos aos clientes. Se quiser saber mais sobre ou mesmo tirar dúvidas, você pode contatar a equipe via WhatsApp, acessível pelo (34) 99945-2896.

Mas aqui também trago algumas orientações para que você invista na modernização do seu PDV. Em primeiro lugar, estude a localização da loja física e o público-alvo.

Essas são duas premissas para definir o caminho que você seguirá. Você há de concordar com a gente que um estabelecimento às margens de uma rodovia tem público diferente do mercado de bairro.

A forma como o PDV é visto é totalmente diferente nesses dois ambientes. Assim como os motivos que levam o cliente a entrar em cada lugar não são os mesmos.

Casos na prática

Veja o caso da Rede de Supermercado Bahamas, bastante atuante no interior de Minas Gerais. A empresa tem seis modelos de loja. Cada um tem um formato específico para os clientes de cada região.

O grupo conta com hipermercados, supermercados de vizinhança e mercados em bairros menores. Esses pequenos mercados têm menos de 1 mil metros quadrados. 

A empresa também tem uma versão mais sofisticada de venda no varejo, que é o modelo Empório. Há ainda os modelos Express (de conveniência) e Mix (de atacado e varejo).

Em janeiro deste ano, o empresário e sócio da rede, Jovino Campos, concedeu entrevista ao jornal Estado de Minas. Na reportagem, ele fala um pouco sobre o que considera na instalação dos atacarejos.

“Ele precisa sobreviver com as vendas do dia a dia e não pode ficar mal localizado. Precisa estar em locais de fácil acesso, onde há concentração de moradores”, contou Campos.

Notou a importância de conhecer seu público e o local de instalação da loja? Sendo assim, você atrai exatamente quem está interessado na sua proposta, não apenas na oportunidade.

Vencida essa etapa, analise o tamanho do espaço dedicado à sua loja. Todo o mobiliário deve ser adaptado ao seu formato. Pouco adianta ter móveis enormes de um supermercado se o seu estabelecimento é de menor porte.

O layout do PDV facilita o acesso do consumidor, direcionando esse cliente. A fachada convida, o PDV criativo e organizado conquista.

As ilhas tomam muito espaço? Então, aposte em expositores de parede. Área de utilização não é problema? Bancadas e prateleiras estão aí para atendê-lo.

O essencial é pensar sempre em como o cliente vai se locomover pela loja. Afinal, o consumidor não deve depender dos colaboradores para encontrar produtos nem se sentir perdido.

Identidade visual

Para fazer sentido, o layout deve estar em harmonia com a identidade visual da sua loja. Para tanto, tenha em mente o público, orçamento disponível e definição de cores, fontes e estilo da logomarca.

No PDV criativo, a identidade visual não é apenas um elemento de beleza. Estamos falando da sua marca e como sua empresa quer ser vista

É pela identidade visual que o consumidor entende qual o propósito de um negócio. E mais: os valores envolvidos no estabelecimento, como a sua cultura e missão.

Crie um planograma do PDV criativo

No caminho de construir o conceito de um PDV criativo, é preciso ter planejamento. Um recurso importante para o varejo é o planograma

Basicamente, essa ferramenta é um desenho, um mapa da loja. Pelo planograma, você terá a representação gráfica da disposição de produtos no PDV.

Dessa maneira, fica mais fácil de entender como funciona o seu espaço e buscar soluções mais eficientes. Uma das consequências disso, é a chance de aumentar o ticket médio.

Exemplos de planograma

Vamos a mais um exemplo prático. A UMV promoveu um webinar sobre higiene bucal e no encontro esteve presente a engenheira de projetos e responsável pelo marketing do segmento oral care da Coty, Bruna Oliveira.

Ela destacou o planograma de venda da multinacional parceria do Martins.com.br para duas marcas líderes no mercado nacional. Vamos destacar alguns insights apresentados pela especialista.

Na escolha de escovas dentais, por exemplo, a Coty percebeu que o cliente primeiro define o público. Ou seja, se a compra é para uma criança ou adulto.

Na sequência, avalia o objetivo: se o foco é limpeza, branqueamento ou pós cirúrgico, entre outros. A marca aparece como terceira variante e características do produto, como cor e textura, são o quarto fator de decisão.

Com base nesses dados, a Coty montou um planograma dividido em duas categorias. Na categoria adulto, os blocos de marca começam com acessórios: fio dental, refis, protetores de cerdas.

Em seguida, as escovas são dispostas a partir do maior valor agregado para as de menor preço. Os packs de promoção iniciam a fila.

Já na categoria infantil, os blocos são verticais, organizados a partir de acessórios e pastas. Além disso, na parte superior ficam as escovas mais caras e embaixo as mais baratas.

Percebe como o planograma funciona? Tendo como referência as opções de compra dos clientes, é possível montar um layout mais fluido. Sendo assim, você fica menos refém de valores e mais associado ao conceito de qualidade.

Use vitrine e recursos decorativos a seu favor

Não podemos deixar de citar a vitrine e a decoração como aliadas do PDV criativo. Ao entender seu público, você consegue trazer para o layout informações que conversam com o consumidor.

São elementos ligados à cultura local e às campanhas promocionais que você venha a implementar. Em Minas Gerais, é comum restaurantes e hotéis oferecerem um cafezinho de cortesia com pedaços de rapadura. Eis uma forma de dar as boas-vindas com itens típicos do estado.

No PDV, uma loja de artigos infantis pode associar imagens populares entre as crianças da cidade. Assim como quem vende eletrônicos deve destacar aspectos de identidade com os consumidores. É mais para jovens? É mais para adultos? Homens e mulheres acessam a empresa por igual?

São perguntas que você deve se fazer antes de iniciar a decoração do PDV criativo. Não se esqueça também de estimular os sentidos dos clientes, seja pelo olfato, audição, visão, paladar ou tato.

Totens, adesivos personalizados, móbile de teto, cubos, telas digitais, gôndolas, ilhas. Esses são alguns dos recursos disponíveis para destacar mix de produtos e sugerir oportunidades.

Ter um PDV criativo não passa necessariamente por inventar algo, mas se reinventar constantemente. Aqui no FalaMart, temos um extenso conteúdo sobre modelos de decoração do PDV.

Mas, em comum, os modelos apresentam a perfeita sinergia entre o propósito da sua loja e os interesses dos clientes. É preciso ser simples, acessível e direto. 

Com essas dicas e uma equipe bem treinada, tenho certeza de que suas vendas ganharão um novo fôlego. 

Aproveite para ler nosso texto sobre como usar as reclamações de clientes a seu favor!

Até a próxima!

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