Presente para o Dia dos Avós: o FalaMart te ajuda a preparar a data!

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presente para o Dia dos Avós sendo entregue

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Já pensou em trabalhar na sua loja presente para o Dia dos Avós? A data é celebrada em 26 de julho e vem ganhando força e popularidade no varejo brasileiro nos últimos anos. É uma oportunidade de boas vendas para o seu negócio.

Para uma campanha sazonal de Dia dos Avós funcionar, você precisa entender o seu público-alvo. Essa é a regra número um do planejamento de qualquer campanha promocional no varejo. 

A hora é de direcionar as vendas para os seus consumidores. Além disso, planejar como será a homenagem que pretende fazer durante a campanha focada no presente para o Dia dos Avós.

A data está chegando, mas como se preparar? No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como planejar a sua loja para sazão e apostar em ações direcionadas ao seu público, bem como no presente para o Dia dos Avós.

Vamos lá!

Dia dos Avós: você conhece o seu público?

Entender quem são os consumidores avós é o ponto de partida para direcionar as vendas a esse grupo. Depois você precisa fazer um mapeamento para observar o comportamento desse público na sua loja. 

Lembre-se que ser avô ou avó não tem tanta relação com a idade, hein! Comece esse trabalho fazendo alguns questionamentos mentais ou se possível faça uma pesquisa rápida na sua loja. Quem são os clientes fidelizados que já são avós? Qual é a faixa etária média deles?

Quais produtos eles estão consumindo mais? Com que frequência vão ao PDV? Eles chegam já informados sobre os produtos? Têm smartphone? Fazem pedidos ou perguntas sobre produtos pelo WhatsApp?

O máximo de respostas próximas à realidade de venda da sua loja que você conseguir obter te dará um bom direcionamento sobre o público avô que compra de você. Além disso, você precisa estar por dentro das tendências de perfil de consumo para acertar no quesito presente para o Dia dos Avós.

Uma mudança importante para caracterizar o público mais velho é a aproximação dele das novas tecnologias. Comportamento que se intensificou durante a pandemia em todo o mundo.

De acordo com o estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto ao SPC Brasil, o consumo online na terceira idade chegou à casa dos 97% em 2020. A principal motivação dos idosos com a internet (54%) é buscar informações sobre produtos e serviços.

Comece a pensar nos seus consumidores avós sob essa perspectiva da era digital também. Eles estão cada vez mais conectados e com um smartphone ou tablet nas mãos.

Invista no emocional

O consumo emocional é um grande aliado nas campanhas promocionais e para o Dia dos Avós não poderia ser diferente. Vender a partir do apelo emocional pode ser uma estratégia muito assertiva em relação ao presente para o Dia dos Avós.

O objetivo aqui é fazer com que, por meio de gatilhos emocionais, o cliente entenda que vai ter benefícios ao comprar determinado produto e em determinado momento. O que é diferente das compras por impulso

Em uma pesquisa da Nielsen foi identificado que as vendas podem aumentar cerca de 23% quando a divulgação da campanha gera um apelo emocional positivo nos consumidores.

No caso do Dia dos Avós, a sua loja deve lembrar o cliente do valor emocional que a data tem. Além disso, que o vovô e a vovó merecem ser homenageados com muito carinho e, claro, com presente para o Dia dos Avós. 

É uma data especial! Mostre o valor dela além da venda. Parabenize clientes e colaboradores que já são avós. Faça alguma homenagem que simbolize este momento, que pode ser através de presente para o Dia dos Avós.

As melhores ofertas para o Dia dos Avós

Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Crianças são datas importantíssimas para o varejo. O Dia dos Avós também tem tudo para se tornar uma delas se cada lojista fizer a sua parte para favorecer o calendário sazonal.

A partir deste ano, coloque a data entre as suas campanhas de venda anuais. Assim, você contribuirá para que o Dia dos Avós seja expressivo em visibilidade para a sua marca e lucratividade também.

Mostramos a seguir quatro dicas que vão te ajudar a oferecer as melhores ofertas e marcar positivamente o Dia dos Avós nos seus negócios.

1. Oferte vantagens

Fazer promoções é fundamental para qualquer campanha promocional. Mas nem sempre precisa ser a principal ação de vendas da loja. O importante é que o consumidor se sinta beneficiado e com vantagens ao comprar.

Você pode criar combos promocionais durante toda a semana ou apenas para a data comemorativa. Fazer ainda sorteios na loja e nas redes sociais ou  até mesmo oferecer brindes para as vendas focadas no Dia dos Avós.

Se possível, ofereça um “mimo” exclusivo da loja para os vovôs e as vovós clientes. E lembre os demais consumidores sobre a importância da data,  falando das opções de presentes e lembrancinhas que você tem para a ocasião.

2. Divulgue a campanha

Quando for criar a campanha de venda para o Dia dos Avós não se esqueça de planejar também como se dará a divulgação dela. Pelo menos uns três dias de antecedência são necessários para iniciar a publicidade.

Pode ser até por meio do famoso boca a boca no balcão ou no checkout. A equipe precisa estar alinhada nessa comunicação para informar corretamente as ações aos consumidores.

Investimento em divulgação, digital ou impressa, é importante caso você queira captar um público maior de clientes para a data sazonal. É sua responsabilidade lembrá-los de presentear os avós e agradecer o carinho de tantos anos.

3. Climatize o PDV

Falamos há pouco sobre o consumo emocional. Vamos recapitular? É a parte em que você usa o apelo emocional para despertar uma necessidade de compra nos seus consumidores.

Agora está na hora de aplicar o aprendizado na sua loja. Priorize a venda de produtos que remetam a sentimentos dessa relação entre avôs e netos. Uma vitrine atrativa e com clareza sobre a data é a cereja do bolo.

Para entrar no clima, prepare a sua loja com uma decoração mais nostálgica e quem sabe oferecer até um café da manhã aos primeiros clientes. Use as redes sociais para ampliar as ações.

4. Garanta a participação do público

Para que uma campanha sazonal dê certo, um dos pontos é fazer com que o seu público se identifique e compre as ideias que você está vendendo. 

Você precisa ter aceitação e a melhor forma de garantir isso é criando pesquisas de mercado ou enquetes pelos canais virtuais da loja, especialmente no WhatsApp, com esses clientes. O que eles esperam da campanha e da marca? O que querem comprar? 

A data precisa ser comemorada junto aos clientes. Outra dica é criar uma campanha no dia mesmo ou durante a semana para que eles participem mostrando a relação entre avós e netos.

Uma votação no Instagram com a foto mais curtida dos dois valendo um prêmio, quem sabe? As possibilidades são muitas. Vale levar em conta a criatividade!

Oportunidade para qualquer segmento

Ainda que a sua loja seja muito segmentada e não abrange diretamente o público dos avós, sempre há uma oportunidade indireta de vendas. Se a sua loja é de brinquedos, ou seja, com foco em crianças, você pode fazer uma campanha criativa com elas e toda a família.

Tentar parcerias com outras lojas ou fornecedores para algum sorteio, kit presente e vale-compras é outro bom exemplo de como trabalhar o Dia dos Avós no varejo. O que não pode é deixar a data passar batida pelo seu negócio. 

Boas vendas, mas antes de ir, dê uma lida no texto que fizemos sobre marketing sensorial que pode muito bem ser aplicado no Dia dos Avós.

Até a próxima!

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