Encontrar tudo o que é necessário em um único lugar é um grande desafio para o consumidor moderno. Muitos recorrem a canais de varejo por conta de categorias variadas e horário de funcionamento estendido. O mix de produtos de supermercado é uma das alternativas.

Por isso, a sua loja precisa ser um verdadeiro centro de compras para atender as necessidades dos diversos públicos. Não importa o tamanho ou a capacidade do estoque. O importante é oferecer variedade.

O consumidor quer facilidade para comprar os itens básicos para casa. Ele também quer ter acesso a produtos de uso pessoal, utensílios e ferramentas para os trabalhos diários no lar, por exemplo.

Imagine só ele vendo o seu negócio como um canal que oferta tudo o que ele precisa? A sua loja será sempre a primeira opção, seja para as compras diárias, de emergência, aquela compra pesada do mês ou mesmo uma compra por impulso.

No artigo de hoje, vamos te mostrar algumas oportunidades para ampliar as vendas no seu supermercado, explorando diversas categorias na sua loja.

Variedade é a saída!

A variedade de produtos e marcas está no topo de prioridades do consumidor na hora de avaliar a experiência com um supermercado. A informação é conforme levantamento feito pela empresa de consultoria CVA Solutions.

Em seguida, aparecem os preços mais atraentes, proximidade de casa e conveniência, além da qualidade de produtos e ações promocionais.

Além disso, o fator variedade também já vem sendo visto por muitos varejistas como uma alternativa de driblar a alta na inflação. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) sentiu essa mudança de comportamento do setor.

Com os preços nas alturas, o poder de compra do consumidor diminuiu e as vendas nos supermercados também recuaram. Nesse caso, a partir do momento que o varejista modificou a estratégia, ampliando o mix e incentivando novas vendas, o cenário passou a ser mais otimista.

E para você? Quais os objetivos para a sua loja em 2022? Se a variedade vai ser uma aposta, melhor já começar a reorganizar o estoque e projetar as suas próximas compras.

Qual mix trabalhar?

Para tornar a loja um centro de compras, os produtos de supermercado precisam atender as expectativas que o consumidor cria todos os dias. O seu sortimento – e a forma como você vai trabalhá-lo – vai definir as compras do seu cliente.

Por isso, pensamos em alguns produtos que vão complementar o seu mix e ir diretamente ao encontro dessa nossa proposta de se ter de tudo um pouco na loja. Fizemos, então, a divisão por categorias.

Vamos lá!

1. Produtos de uso pessoal

Vamos começar com os produtos de uso pessoal. Nem sempre eles estão na lista de compras, mas basta o cliente olhar para a gôndola para lembrar que o item é necessário. Ele vai comprá-los por impulso ou por necessidade.

A dica é sempre manter esses produtos organizados e a exposição bastante limpa. Como são itens que podem demorar um pouco mais para sair, precisam de uma atenção maior quanto à limpeza e organização. Aposte em:

2. Cantinho da construção

Ter ao menos algumas categorias de materiais de construção no seu supermercado é um bom indicador para melhorar o faturamento. Sempre há um chuveiro para ser trocado em casa, a buchinha de uma torneira, um prego para pendurar um quadro na parede.

O cantinho da construção é mais uma oportunidade para explorar produtos de supermercado. E se o espaço na loja é pequeno, basta focar apenas naqueles itens para pequenos reparos ou mais usuais no dia a dia. Olha só a nossa sugestão:

3. Produtos pet

Uma grande aposta é levar o mercado pet para dentro da sua loja. O setor não para de crescer e estima-se que cerca de 9% das vendas do mix deste segmento saem de dentro dos supermercados.

Esteja disposto a montar um cantinho especial para os produtos pet na sua loja. Aposte em um bom layout para que o consumidor encontre com facilidade os itens para o pet dele. Segue a lista de sugestões para esse mix:

4. Cantinho eletro

No seu mix de produtos de supermercado não pode faltar o que vamos chamar de cantinho eletro. É com essa categoria que você vai ajudar a aumentar o ticket médio das vendas e aquele consumidor que precisa comprar um presente de última hora ou um eletrodoméstico com urgência, para terminar alguma receita em casa.

Pense nos eletroportáteis para a cozinha e também em aparelhos para os cuidados pessoais de homens e mulheres. São produtos pequenos e com um maior valor agregado.

Não vão ocupar muito espaço no seu estoque e nem na loja. Em contrapartida, as vendas vão aumentar. Olha só a lista que preparamos:

5. Utensílios domésticos

Por falar em produtos para a cozinha, não se esqueça de ter um mini mix de utilidades domésticas entre os seus produtos de supermercado. Duas prateleiras em um corredor bastam para expor alguns produtos.

A dica é a mesma para os produtos de uso pessoal: priorizar a organização e a limpeza do espaço rotineiramente. O ideal é você trabalhar com pelo menos duas marcas das categorias para que o consumidor tenha escolha quanto à preço, modelo e qualidade. Sugestões:

6. Alimentos como carro-chefe

Você já tem uma perspectiva macro dos produtos de supermercado que podem incrementar o mix e impulsionar mais as suas vendas. Também já sabe em como trabalhar cada uma das categorias na loja.

Só que precisamos reforçar as categorias básicas com alguns produtos essenciais que não podem faltar na sua loja, pois são os que mais vendem no varejo alimentar.

No caso de alimentos, que são o carro-chefe de vendas nos supermercados, atente-se sempre para os prazos de validade e para a reposição no estoque e nas gôndolas. Assim, você evita prejuízos com perdas e constrangimentos pela insatisfação do cliente.

Segue lista dos 10 produtos de supermercado mais vendidos para você sempre repor sem contratempos na sua loja:

  1. Arroz;
  2. Feijão;
  3. Café;
  4. Macarrão;
  5. Farinha de trigo;
  6. Ovo;
  7. Cebola e alho;
  8. Carne;
  9. Frios;
  10. Produtos de limpeza em geral

7. Bebidas em destaque

O setor de bebidas é responsável por movimentar cerca de R$ 67 bilhões no varejo alimentar. Esse dado representa mais de 13% da receita bruta do canal. Um dado que por si só já é um grande estímulo para ter a categoria bem explorada no supermercado.

São produtos com uma boa margem de vendas e que, por vezes, sofrem com constantes reajustes e impostos. Aí cabe ao lojista usar do bom relacionamento com os fornecedores para negociar preço e ficar sempre atento às promoções por atacado, para não pesar dobrado no bolso do consumidor.

Vamos sinalizar as 10 principais subcategorias – não necessariamente nesta ordem – da seção de bebidas para você ter entre os seus produtos de supermercado. Veja só:

  1. Cerveja;
  2. Vinho;
  3. Bebidas destiladas: vodca, whisky, rum, tequila etc
  4. Refrigerante;
  5. Suco;
  6. Bebida láctea;
  7. Energético;
  8. Isotônico;
  9. Água mineral;
  10. Água com gás.

Mix de oportunidades

Faça a gestão de estoque do seu supermercado e compare com as sugestões desse extenso mix de oportunidades que falamos aqui hoje. Que tal um checklist de produtos de supermercado para ver o que você pode agregar no seu sortimento?

Pense na sua loja por categorias e subcategorias, otimize o seu espaço e aproveite essa chance de aumentar as suas vendas e fechar 2022 no azul. Não se esqueça: variedade é um fator decisivo para a compra.

Aproveite que o carnaval está chegando para colocar em prática um pouco, ou tudo, do que falamos hoje. E não se esqueça que as formas de pagamento também são pontos valorizados pelos consumidores.
Até a próxima conversa!