Semana do Veterinário: explore a data e venda mais

Tempo de Leitura: 5 minutos
Semana do Veterinário: oportunidades e estratégias para destacar na loja

Sumário

Algumas campanhas não estão no calendário oficial do varejo, mas têm um enorme potencial para engajar as vendas e garantir o posicionamento da marca. A Semana do Veterinário é uma delas! 

Pode parecer algo exclusivo para clínicas e consultórios, mas te garantimos: essa é uma oportunidade ímpar para o varejista que quer explorar o segmento pet — um dos mais promissores dos últimos anos.  

Hoje, vamos te mostrar como você pode transformar a Semana do Veterinário em uma vitrine para bons negócios, montando uma campanha temática e reforçando a conexão da sua loja com os tutores de pets. 

Mercado pet sempre em alta!

Antes de mais nada, vale entender o cenário. O mercado pet no Brasil é um dos maiores do mundo. 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), somos o terceiro maior mercado global do setor. E o melhor: mesmo em tempos de crise, esse segmento continua crescendo. 

No ano passado, o mercado pet faturou R$ 75,4 bilhões, uma alta de quase 10% em relação a 2023.  

Mas, o que isso tem a ver com a Semana do Veterinário? Tudo! Essa é a oportunidade perfeita para apostar na campanha de vendas estrategicamente.

Os consumidores seguem investindo em produtos de qualidade, mimos e cuidados para seus bichinhos de estimação. Eles estão sempre em busca de boas ofertas e novidades. 

Aproveitar a Semana do Veterinário é uma forma inteligente de mostrar que sua loja entende e valoriza essa relação. Mais do que vender produtos, você construirá laços com os clientes.

>>> Leia também: Dicas para vender brinquedos para pets

Pense no mix completo 

O segredo do sucesso na Semana do Veterinário é ir além do óbvio. Mais do que ração e produtos de cuidado como medicamentos agroveterinários, é preciso apostar em um mix segmentado. Por exemplo: 

Pense também nos diferentes tipos de pet, como cães, gatos, pássaros e roedores. Quanto mais completo o mix, mais chances de agradar e vender. 

Como montar a campanha da Semana do Veterinário na loja

Para colocar a Semana do Veterinário em prática, além do mix direcionado, você precisa destacar o universo pet de forma clara, estratégica e visualmente atrativa. Então, preparamos algumas ideias práticas para te ajudar na empreitada! 

  • Área temática: reserve um espaço para montar uma espécie de “Estação Pet” da Semana do Veterinário. Use gôndolas com sinalização especial, balões coloridos, e, se possível, coloque até alguns sons de pets de fundo. O ambiente precisa convidar o cliente a parar, olhar e interagir. 
  • Comunicação visual é tudo: crie placas com frases criativas sobre a campanha e utilize cartazes, faixas e etiquetas de preço coloridas. Se a loja trabalha com encartes ou tabloides, garanta que a Semana do Veterinário tenha uma página especial com os destaques da campanha. 
  • Ofertas e combos: monte kits promocionais com temas como “combo alegria” com brinquedo e petisco. Ou ainda o “nutrição premium” com descontos progressivos na compra de mais de dois pacotes de ração ou suplemento alimentar, por exemplo. Esses kits facilitam a vida do cliente que quer fazer uma compra rápida, porém eficiente. 

Outras estratégias práticas

Agora que a loja está ambientada e os produtos estão no ponto de venda, é hora de ativar estratégias de vendas que realmente tragam resultado.  

Durante a Semana do Veterinário, promova ofertas relâmpago diárias. Isso estimula a visita frequente dos clientes. Você pode divulgar essas promoções pelo WhatsApp, redes sociais ou até por cartazes colocados logo na entrada da loja. 

Pense na lógica do cliente: quem compra ração também pode se interessar por produtos de limpeza para higienizar a área do pet, baldes ou até organizadores. Faça sugestões de compra em gôndolas cruzadas ou promova combos que unem essas categorias. 

Se sua loja tem atendimento online, vale antecipar a campanha da Semana do Veterinário com um catálogo digital. Nele, você pode colocar os produtos com fotos, descrição, ofertas especiais e até depoimentos de clientes sobre itens já utilizados. 

Divulgando a campanha  

Agora que a campanha da Semana do Veterinário está montada, vamos pensar em como divulgá-la para nosso público-alvo. E para planejar essa etapa, não podemos esquecer das redes. 

Você pode criar uma contagem regressiva nos stories antecipando a expectativa para as ofertas. Por exemplo: faltam 3 dias, faltam 2 dias… É amanhã! 

Poste também dicas rápidas de cuidado animal junto com os produtos em oferta e use o canal do WhatsApp para enviar uma arte com os produtos em promoção. 

Outra forma eficiente de divulgar a campanha é entrar em contato com clínicas veterinárias, pet shops ou organizações de proteção animal da região para promover ações em conjunto.  

Essa parceria pode, inclusive, render uma palestra na loja voltada aos cuidados com os pets, aberta ao público.  

Outra ideia é promover uma semana de lives no Instagram da loja com veterinários convidados, abordando temas como alimentação adequada, prevenção de doenças, comportamento animal, dicas para viagens com pets e até primeiros socorros em casos de emergência. 

E se sua loja for pequena? 

A Semana do Veterinário pode ser adaptada para qualquer loja e é muito inclusiva ao pequeno varejo. Então se é o seu caso, não se preocupe! 

 O importante é ter criatividade, foco e vontade de atender bem esse público apaixonado por pets. Com pequenas iniciativas, já é possível chamar a atenção dos clientes e criar um ambiente acolhedor para quem tem bichinhos em casa.  

Pensando nisso, aqui vão três ideias simples que você pode colocar em prática sem precisar de grandes investimentos. 

1. Monte uma prateleira temática 

Separe um cantinho da loja e decore com o tema da Semana do Veterinário. Use plaquinhas informativas, coloque os produtos pet em destaque e adicione um toque visual que chame a atenção, como adesivos de patinhas ou fotos de animais de estimação dos próprios clientes. 

2. Distribua brindes simbólicos 

Que tal oferecer um sachê de ração ou um petisco como cortesia para quem comprar produtos da linha pet durante a semana? Além de agradar o cliente, é uma forma simpática de gerar lembrança da sua loja. 

3. Faça postagens simples e frequentes nas redes sociais

Mostre que sua loja está participando da data! Publique fotos dos produtos pet que você já vende, compartilhe curiosidades sobre cuidados com os animais e convide os seguidores a marcarem a loja em fotos dos seus pets. Isso estimula o engajamento e ainda pode atrair novos clientes. 

Vendas com propósito 

A Semana do Veterinário é a chance para transformar uma simples data comemorativa em uma campanha poderosa para o seu negócio, que vai alavancar as vendas de produtos pets e, o melhor, com propósito! 

Com um olhar atento às necessidades dos tutores e de seus pets, sua loja pode conquistar novos clientes, aumentar o ticket médio e se destacar no mercado. Mais do que vender, é o momento de criar conexões verdadeiras e mostrar que sua marca se importa com o bem-estar animal. 

E você não está sozinho nessa! O Martins conta com um amplo mix que vai te ajudar a turbinar sua campanha.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima