Empreender tem seus desafios e um longo caminho a percorrer. Isso você já sabe! Agora, se está pensando em como abrir uma farmácia e fazer com que esse negócio seja lucrativo, você está no lugar certo.
Vamos trazer hoje um guia completo para você que está pensando em investir no varejo farmacêutico. Saiba que o cenário é de franca expansão e tende a crescer cada vez mais. Mas você precisa pensar no canal farma para além da venda de medicamentos.
O segmento, há tempos, parou de ser visto como o comércio que vende tratamento de saúde. Agora, as farmácias trabalham com qualidade de vida, bem-estar e cuidados preventivos para a saúde.
Ofertar serviços e melhorar a experiência do consumidor no PDV também fazem parte do sucesso do lojista. Quer saber mais sobre como abrir uma farmácia? Então segue a leitura com a gente!
Crescimento que desponta
Antes de partirmos para o passo a passo de como abrir uma farmácia, queremos te dar um panorama de como está o segmento e as projeções desse mercado, que se destacou ainda mais na pandemia.
Na contramão dos reflexos negativos da pandemia à economia nacional, o varejo farma reagiu de forma positiva e chegou a faturar mais de R$ 166 bilhões só no primeiro semestre de 2022.
De acordo com um levantamento feito pela IQVIA Brasil, o setor projeta um aumento de mais de 11% de crescimento neste ano. E olha só que interessante os motivos que, conforme a pesquisa, elevam o crescimento do setor no Brasil:
- Ampliação de serviços clínicos
- Aplicação de testes rápidos e vacinas
- Testes de pressão arterial e glicemia
- Investimento em tecnologia
- Mix de ofertas
- Vendas online
Importante constar que as vendas online foram o marco do setor durante os períodos mais críticos da pandemia, crescendo de 2,5% antes da crise sanitária para cerca de 8% atualmente. O e-commerce está mais que consolidado no varejo farmacêutico.
A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) estima, conforme a ICTQ, que o mercado de farmácias no Brasil deva movimentar até o final do ano entre USD $39 a USS $43 bilhões.
Conceitos básicos e apresentação de negócio
As atividades de farmácias e drogarias são regulamentadas pela Lei Federal 13.021/2014. De acordo com a legislação, farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada à assistência farmacêutica, à saúde e orientação sanitária.
Também são responsáveis por manipulação e venda de medicamentos, industrializados ou não, cosméticos, insumos farmacêuticos e produtos relacionados.
As farmácias, conforme a lei, possuem duas classificações:
- Farmácia sem manipulação ou drogaria: focada no comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos
- Farmácia com manipulação: focada na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de medicamentos e insumos farmacêuticos, além de atendimento privativo de unidade hospitalar e clínicas de assistência médica.
Com essas informações, é possível compreender esse canal de varejo como postos de atendimento de saúde primária. Em uma farmácia, o consumidor consegue aferir a pressão, a temperatura, tomar vacinas e injeções, além de fazer testes rápidos a fim de evitar os atendimentos em grandes centros de saúde.
Primeiros passos para abrir uma farmácia
Vamos começar o nosso tutorial de como abrir uma farmácia com os primeiros passos necessários para a abertura de uma loja no setor.
Primeiro, você precisa definir o modelo societário ou você será o único proprietário? Caso outras pessoas entrem no negócio, você precisará se atentar para o tipo de sociedade, como anônima, limitada, nome coletivo etc.
O próximo passo é escolher o nome da farmácia, que vai especificar o objeto da empresa e incluiu o nome de um ou mais sócios. Em seguida, é necessário registrar a empresa na Junta Comercial e fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, como demanda os trâmites de qualquer abertura de empresa no Brasil.
Com o nome escolhido, é hora de escolher o local onde vai funcionar o estabelecimento comercial. Lembre-se de providenciar uma estrutura que tenha espaço para setor administrativo, estoque e armazém de produtos, depósito de material de limpeza, sala para imunização e exames, além de sanitários.
Conte com a ajuda de um contador da sua confiança, que vai acompanhar todo o processo de regularização da sua empresa e a rotina contábil dela.
Junto à contabilidade, escolha a natureza jurídica da farmácia e estabeleça os códigos da Classificação Nacional das Atividades Econômicas-Fiscal (CNAE) do seu negócio. É por meio desses códigos que o governo estabelece limites e regras para as atividades comerciais, bem como para parâmetros de tributação.
Tem dúvidas e ainda não conversou com um contador? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) disponibiliza a consulta de CNAE totalmente online e gratuita.
Documentos necessários
Assim como toda empresa, para abrir uma farmácia você vai precisar do RG, seu CPF, da certidão de casamento ou com averbação de divórcio, comprovante de endereço, cópia do IPTU ou algum documento que confirme a inscrição do imóvel onde será instalada a empresa.
No caso de farmácias, ainda é necessário contar com registro em órgãos reguladores como:
- Registro AFE Anvisa: é uma licença de funcionamento concedida pela Vigilância Sanitária.
- Cadastro municipal: é preciso consultar a prefeitura da sua cidade para obter informações sobre registro de farmácias no cadastro de contribuintes do Município.
- Registro do CRF: em razão da obrigatoriedade de contar com profissionais farmacêuticos, as farmácias devem se cadastrar junto ao Conselho Regional de Farmácias (CRF).
Quadro de colaboradores
Para abrir uma farmácia de médio porte, você vai precisar contar com um quadro básico de funcionários que consiste em: 1 técnico farmacêutico responsável, 2 balconistas para atendimento ao público, 2 caixas e 1 entregador.
Talvez seja interessante no primeiro mês manter um funcionário extra, contratado em regime temporário. Depois dos primeiros 90 dias de empresa, você poderá sentir melhor o fluxo de clientes e da demanda, para assim definir ao certo o quadro de funcionários.
Qual o custo para abrir uma farmácia?
Passada toda a burocracia para levantar documentação e começar a registrar a empresa, você vai precisar montar um plano de negócio para abrir a farmácia.
A primeira coisa do planejamento é mensurar o investimento e você deve estar se perguntando, neste momento, qual o custo para abrir uma farmácia? Pois bem, não se assuste.
De acordo com o Portal do Franchising, o investimento médio para quem quer empreender no setor farmacêutico varia entre R$ 190 a R$ 350 mil. O capital inicial é ainda maior para quem vai iniciar o negócio.
Por isso, o planejamento precisa ser bastante minucioso e levar em consideração todas as variantes do investimento para evitar prejuízos futuros.
Qual a média de lucro de uma farmácia?
O mesmo portal considerou que o faturamento médio de uma farmácia pode oscilar entre R$ 125 mil a R$ 300 mil ao mês, sendo que o retorno do investimento pode ocorrer em até um ano da abertura do negócio.
Para prosperar, o caminho pode ser longo até ser gratificante. Pode ser desafiador até dar resultados. Além disso, montar e manter uma farmácia é repleto de desafios diários como adversidades fiscais e sanitárias, além da ampla concorrência.
Dicas valiosas para quem quer abrir uma farmácia
Abrir o próprio negócio não é nenhuma receita de bolo e começar um empreendimento do zero é ainda mais difícil, sabemos disso. Só que nada é impossível para o empresariado brasileiro e investir em um segmento do varejo que tem tudo para dar certo, de forma planejada, tende a ser bem vantajoso.
Por falar em vantagem, há algumas dicas a serem seguidas que podem fazer com que a sua farmácia seja um grande diferencial. Com isso, você vai vender e lucrar mais, assegurando a saúde financeira do negócio.
1. Atendimento 24h
Não tem nada mais reconfortante para o consumidor do que precisar de um medicamento às pressas, fora do horário de expediente comum, e encontrar uma farmácia aberta. Essa farmácia pode ser a sua.
O atendimento 24 horas é essencial para atrair as vendas de urgência e fidelizar o cliente, especialmente se você é novo no mercado e quer se destacar.
Para manter o atendimento, você precisa contar com um rodízio de plantão entre os colaboradores ou contratar colaboradores para o período noturno. Importante checar com o município a obrigatoriedade do atendimento para que a população não fique desassistida.
2. Atendimento online
Como contamos acima, as vendas online despontaram no canal farma e passaram a fazer parte da rotina de vendas de farmácias e drogarias. Ao abrir a sua farmácia, imediatamente se organiza para atender também os consumidores pelas redes sociais e WhatsApp.
Estude parcerias em aplicativos de entrega e de vendas e incremente o frete acessível e grátis ao menos para regiões mais próximas da sua loja.
3. Venda de não medicamentos
O bom do novo conceito de farmácias, que vem se disseminando nos últimos anos, é que o portfólio não se resume apenas a medicamentos e itens ligados diretamente à assistência farmacêutica.
Os não medicamentos se destacam e muito no faturamento do canal e precisam ser explorados no mix da loja. Podem ser vendidos em farmácias:
- cosméticos e perfumes
- itens de higiene e cuidados pessoais
- produtos de conveniência
- água
- bebidas
- chocolate
- alimentos saudáveis
- cereais
- leite em pó e fórmulas infantis
- produtos para bebês
- pilhas
- cola instantânea
- Isqueiros
- produtos ortopédicos etc
4. Layout atrativo
O layout da farmácia precisa ser bonito, iluminado e organizado. Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) podem ficar nas gôndolas ao acesso dos clientes. É o caso de vitaminas, antigripais, analgésicos etc.
Os demais medicamentos precisam ser organizados por ordem alfabética e por subgrupos para facilitar a identificação pelos vendedores.
Escolha uma paleta de cores bem clean, mas atrativa para a sua marca e use-as para o layout do PDV. Não esqueça de identificar corretamente os corredores e as prateleiras para o consumidor se localizar melhor dentro da loja.
Com essas dicas e as informações compartilhadas hoje, desejamos que o seu plano de negócio de como abrir uma farmácia fique completinho. Também não tenho dúvidas que você vai executar o projeto com muita sabedoria.
Sucesso no novo negócio e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.