Entre os altos e baixos da economia, trabalhar as principais datas para o comércio é o melhor caminho para tentar driblar a crise de Covid-19. Você está de olho nesse calendário do varejo? O Dia das Mães 2021 está próximo e promete ser um suspiro para aliviar os negócios nesse atual momento.
Celebrada no segundo domingo de maio, especificamente dia 9 neste ano, a data alimenta boas expectativas para o varejo de todos os segmentos, mesmo diante da pandemia.
O cenário de 2021 não é muito diferente do ano passado. Aliás, pode ser até mais restritivo em razão do avanço da pandemia. Por isso, toda cautela e planejamento são necessários para aproveitar as oportunidades que estiverem ao seu alcance.
Em 2020, a temporada de presentes para a data foi marcada pela realidade da Covid-19 e pela adaptação do consumidor a novos perfis de compra. Vamos, então, pensar juntos o que tiramos de experiência do ano passado para trabalharmos a data que se aproxima.
A MindMiners trouxe alguns insights no ano passado que podem nos ajudar a analisar melhor esse cenário. Segundo o estudo, apenas 8% dos entrevistados disseram não comemorar a data e 55% responderam que sempre comemoram.
As formas de comemoração impactam diretamente no varejo: compra de presentes (65%) e por meio de refeições especiais em casa (60%).
A figura materna, neste contexto, vai além da maternidade. Muita gente também aproveita a ocasião para presentear a sogra, esposa, a avó e outras mulheres da família que também são mães ou são consideradas como tal.
Como foi em 2020?
O Google divulgou que 37% dos brasileiros deram presentes no Dia das Mães e 82% dos consumidores disseram que mudaram algo na forma de comprar os presentes no período. A pesquisa de presentes na internet é uma importante aliada nesse processo.
De acordo com as buscas na plataforma, o Dia das Mães apresentou um grande pico entre os termos pesquisados às vésperas e na data sazonal. Enquanto 26% dos brasileiros disseram que se planejaram melhor para comprar os presentes, outros 22% priorizaram pesquisar mais os preços e produtos antes.
Se você aproveitou os canais virtuais ou improvisados da loja para vender, certamente notou o quanto as vendas remotas cresceram. Como estava previsto, a internet foi o meio mais utilizado para realização das compras.
Já havia uma previsão da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) sinalizando que 53% dos consumidores iriam adquirir os presentes pela internet. Em seguida as lojas de rua e bairro (49%) e, por fim, os supermercados (18%).
Essa tendência também deverá ser percebida para o Dia das Mães 2021. De acordo com o presidente da CNDL, José César da Costa, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus fez crescer a importância do varejista traçar novas estratégias para aumentar sua presença online.
Só assim é possível atrair a clientela e impulsionar as vendas, sem necessariamente fazer altos investimentos. “Neste sentido, as redes sociais e o WhatsApp são meios simples de operar, especialmente para aqueles que possuem menos recursos para investir em sites ou aplicativos”, comentou o presidente.
As categorias mais vendidas

E se o assunto é presentear, você precisa estar de olho nas categorias que mais atraem o consumidor para poder explorar melhor o sortimento da sua loja. Além de roupas e acessórios, também ditam as regras para o Dia das Mães 2021 perfumaria, cuidados pessoais e chocolates.
No ano passado, a CNDL identificou que cosméticos (26%) e chocolates (18%) estavam na lista de prioridades dos consumidores.
Já na análise da MindMiners, cosméticos e perfumes lideram a lista (37%). Também se destacam refeições como almoço e café da manhã (17%), comidas e bebidas (6%), itens de decoração (6%), eletrodomésticos e smartphones, ambos com 5% das intenções de compra.
Então, com base nessas informações, vamos listar alguns produtos que você pode explorar no seu varejo, seja do segmento de varejo alimentar ou eletro, para a data:
- Caixa de bombons;
- Barra de chocolate;
- Vinho;
- Cerveja especial;
- Doces;
- Loção hidratante;
- Itens para skincare;
- Fritadeira elétrica;
- Panela elétrica;
- Forno elétrico;
- Multiprocessador;
- Secador de cabelo;
- Chapinha para o cabelo;
- Modelador de cachos;
- Depilador elétrico;
- Cortador de cabelo;
- Celulares;
- Notebooks;
- Tablets;
- Smart TVs.
Não se esqueça que devido ao isolamento social, a tendência é de que o almoço ou café da manhã especial sejam realizados nos lares.
Se o seu segmento é o varejo alimentar, além dos presentes, pense em compor o mix com itens que possam incrementar as receitas para a data, da entrada à sobremesa. Por exemplo:
- Macarrão;
- Molho de tomate;
- Arroz;
- Maionese;
- Defumados;
- Leite condensado;
- Chocolate em pó;
- Creme de leite;
- Creme de avelã;
- Gelatina;
- Leite de coco.

Nos tempos do faça você mesmo
Lembra quando nós falamos aqui mesmo no blog sobre o quanto você pode faturar com o movimento faça você mesmo (DIY)? O público feminino representa a maioria das pessoas que buscam esse tipo de conteúdo nas redes sociais.
As mamães também estão atentas a esses tutoriais na internet, seja passar o tempo ou para executar as próprias tarefas em casa.
A pandemia foi a principal responsável por impulsionar ainda mais esse segmento, que precisa ser considerado nas ações para o Dia das Mães 2021.
O Google divulgou que grande parte dos pais estão buscando na maior plataforma de vídeos, o YouTube, atividades para ensinar e entreter os filhos em home school. Mas é aí que os próprios pais acabam aprendendo novas atividades, surgindo a necessidade de comprar insumos para determinados trabalhos.
A pesquisa identificou aumento global de 120% nas visualizações diárias de vídeos com “ensino em casa” no título. Além disso, o tempo de visualização em vídeos de “como fazer” e que levam os termos “em casa” no título também aumentou em mais de 50% na pandemia.
E tem mais: o gerenciador de busca do Google teve aumento de 40% no assunto “como cortar o próprio cabelo” e 100% nas buscas por “máquinas de cortar o cabelo” logo no início da quarentena.
O momento, sem dúvidas, ajudou muita gente a aprimorar e despertar novas habilidades. Muitas mulheres também passaram a fazer pequenos reparos em casa e mudar a decoração. Bem como criar itens de artesanato para aprimorar os ambientes em casa com trabalhos manuais.
Então, não estranhe se você atuar no varejo de material de construção e alguém procurar um kit de ferramentas ou algo do gênero para presentear no Dia das Mães 2021.
Mulheres habilidosas, modernas e empoderadas gostam de colocar a mão na massa e ditam novas tendências ao mercado.
4 dicas para vender mais no Dia das Mães 2021
Agora que você já sabe o que esperar do cenário de vendas do Dia das Mães, um pouco baseado na data passada, vamos a algumas dicas para você ter sucesso nas vendas:
1 – Foque nas categorias-chave
Já listamos para você uma série de produtos e categorias que vão valorizar muito seu mix e atrair seus clientes para o Dia das Mães. Use essas informações a seu favor, alinhando com o que seu público busca e no panorama de vendas do ano passado para se aproximar o máximo possível do perfil de compra dele.
2 – Decore o PDV e/ou “decore” suas páginas virtuais
Se o seu orçamento está um pouco mais enxuto neste ano, o que é absolutamente compreensível, não precisa se preocupar tanto com a decoração temática da loja. Ela é importante sim, mas não será essencial.
Desta vez, usufrua de recursos gráficos para fisgar o cliente pelas redes sociais da loja ou outros canais como o WhatsApp Business. Há inúmeras ferramentas gratuitas na internet para criar suas peças informando promoções e divulgando os produtos sazonais.
3 – Ofereça kits de presentes
A data pede um bom incremento de presentes para aquela que é uma das figuras mais amadas e importantes da família. Em contrapartida, sua loja pode faturar além da conta se apostar em combo de produtos como presente para as mães.
Cestas de café da manhã, de vinhos com snacks, de chocolates ou até mesmo de produtos de beleza e cuidados especiais, são bastante rentáveis para a loja.
4 – Aposte na praticidade
Assim como no ano passado, muita gente vai preferir realizar as compras virtualmente para evitar ir ao ponto de venda. Para isso, você deve pensar em algumas alternativas para facilitar a compra do cliente.
Um bom exemplo disso é cobrar via aplicativos de pagamento ou pelo próprio Pix. Ou ainda terceirizar a logística através de aplicativos de delivery.
Faltam poucas semanas para o Dia das Mães. Então mãos às obras e boas vendas! Mas antes de ir, aproveite para ler sobre estratégias de marketing, que vão te ajudar a obter melhores resultados durante o ano todo.
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
