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agregar valor no lançamento de produto.

Como um lançamento de produto pode aumentar seu lucro mensal

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O lançamento de produto é um acontecimento impactante na loja. Se essa ação for feita da forma correta, o impulsionamento das vendas resultante dessa campanha poderá garantir uma boa quantia para outros investimentos ao longo do mês.

Isso tudo significa mais dinheiro no caixa e mais lucro para seu comércio.

Mas, para isso acontecer, é preciso bastante planejamento! O Fala Mart vai te ajudar a fazer um eficiente lançamento de produto para alavancar as vendas do seu varejo. Vamos lá?

Limonadas “On Lemon” em case de madeira sobre mesa. Ao fundo, um bar. À frente, uma caixa com cartões e um copo com guardanapos.

Lançamento de produto

Saber divulgar a chegada de uma nova mercadoria é uma forma de atrair a atenção do público para sua loja e impulsionar as vendas desse item específico.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que essa ação não acabe dando prejuízo, com os produtos encalhados e várias contas dos materiais de merchandising para pagar.

Para isso não ocorrer, preparamos algumas dicas para que você faça um planejamento certeiro para o lançamento de produto.

1) A escolha do produto

Não se pode realizar uma ação de lançamento de produto para qualquer mercadoria. Essa escolha tem que ser feita com critérios para evitar gastar dinheiro em divulgações que não vão ter o retorno desejável.

Pense: quais produtos novos merecem uma campanha de lançamento? Como estamos falando da realidade do varejo brasileiro, não dá para investir em uma grande ação para divulgar cada novo sabor de bolacha que aparece por aí, nem mesmo todo modelo de geladeira ou de ferramenta de uma loja de materiais de construção que surgir.

Não há orçamento que aguente!

Decidir qual produto ganhará destaque é fundamental para o sucesso da campanha. Por isso, você deve considerar vários fatores:

  • Qual é o perfil de compra e interesses/necessidades do seu público-alvo?
  • Como está a divulgação da mercadoria nos diversos canais de comunicação?
  • E como está a recepção dela no mercado?
  • Os seus concorrentes estão investindo nesse item e em destacá-lo?

Bolachas recheadas claras com recheios de chocolate. As bolachas possuem rostos.

2) Ações de lançamento de produto

Existem várias formas de trabalhar o lançamento de produto em um varejo físico. Veja dicas para traçar essa estratégia:

a) Produto com expectativa

Sabe aquele novo lançamento que está causando burburinho no mercado? Que a marca está investindo pesado em propagandas nos mais diversos canais? Talvez seja uma boa ideia dar destaque para ele.

Além das estratégias tradicionais de merchandising dentro do PDV, você pode investir em ações diferenciadas. É possível explorar o valor agregado desse produto; por exemplo, uma bolacha não é só um alimento: ela pode ser um lanchinho durante o filme com os amigos, uma guloseima após um dia pesado de estudo e trabalho ou, então, algo para se dividir com aquela paquera da escola…

Entendeu a ideia? Todos esses conceitos podem ser trabalhados nos materiais de comunicação da mercadoria, para despertar o interesse do consumidor.

Outra ideia é colocar o produto em uma gôndola separada ou montar um estande de demonstração gratuita deste produto. Quem não adora petiscos grátis no mercado? É uma maneira clássica de incentivar o consumo de determinado item.

E isso também vale para outros tipos de itens que não são alimenticios: mostre o potencial e as funcionalidades de determinada mercadoria da sua loja, seja qual for a especialidade do seu negócio!

Apostar na comunicação local, como panfletos e espaços em jornais de bairro também é uma opção para chamar o olhar do público para a novidade e atrair mais gente para a sua loja.

b) Produto sem expectativa

Se há uma novidade que combina com o público-alvo da sua loja, mas que não está gerando muitas conversas e divulgações no mercado, a ideia é usar os métodos tradicionais de merchandising e posicionamento.

Procure despertar a atenção e curiosidade dos clientes e seja informativo. Isso pode ser feito montando uma gôndola somente para o produto de destaque em uma área estratégica da loja.

Desta forma, você induz o cliente a notar essa novidade, além de aproveitar o espaço para não deixar a mercadoria em um local que ela tenha que competir com outros itens pela atenção dos consumidores.

A estratégia da comunicação local também pode ser usada nesse caso. Se você já investe em um jornal ou panfleto de ofertas, por exemplo, você pode incluir um lançamento de produto nesse material sem ter nenhum custo adicional para a promoção desse item.

Prateleira cheia de tintas de várias cores em bisnagas metálicas.

3) Divulgação online

Atualmente, não basta decorar a loja e fazer ações internas bem planejadas. É preciso também investir em divulgação na internet e nas redes sociais para atrair mais gente para seu comércio.

Aposte em publicações em redes sociais, comunidades, WhatsApp e outros canais para divulgar o novo produto. Você pode explicar porque esse item é interessante para o seu público-alvo, com cuidado para não trazer conteúdos irrelevantes para sua audiência e nem enchê-la de mensagens. Assim como no contexto offline, o bom senso na internet é fundamental para evitar problemas!

Usando essas dicas, é possível não só aumentar as vendas desse novo produto, como também impulsionar o lucro da sua loja: afinal, sempre tem gente que vai levar algo a mais na compra. Também é importante analisar toda campanha realizada para descobrir o que pode ser melhorado para fazer lançamentos ainda mais eficientes.

Porém, não adianta fazer a melhor campanha de lançamento de produto e seus vendedores não estarem preparados para marcar o gol. Saiba como treinar seus funcionários com nosso artigo sobre técnicas de vendas para abordar o cliente e fechar grandes negócios!

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