Home Segmento Bar Como será o pós-pandemia em bares e restaurantes?
Garçonete usando máscara com uniforme preto e branco. Ela arruma taças em mesa.

Como será o pós-pandemia em bares e restaurantes?

0
519

Depois de alguns meses de isolamento social, a quarentena começou a ser flexibilizada em vários estados brasileiros. Até mesmo bares e restaurantes estão reabrindo as portas, mas isso não significa que tudo vai funcionar como antes. Pensando nisso, trago hoje um guia para bares e restaurantes com dicas para o pós-pandemia.

 

Não há dúvidas que esse foi um dos segmentos mais afetados pelas mudanças que a Covid-19 trouxe, afinal não se trata de um serviço essencial. E são ambientes de intenso contato, promovendo as temidas aglomerações.

No pós-pandemia essa última característica vai ter que ser deixada de lado em nome da saúde de clientes e colaboradores e também da manutenção do negócio.

Novos cuidados são essenciais para conter a transmissão do vírus. Caberá a todo proprietário fazer sua parte seguindo à risca todo guia para bares e restaurantes com normas de limpeza, segurança e distanciamento social em seus estabelecimentos.

O desafio é grande, mas juntos vamos sair dessa. Acredito que toda ajuda é bem-vinda nesse momento, então respire fundo e fique de olho no guia para bares e restaurantes que preparei para quem está se organizando para abrir as portas no pós-pandemia.

Mulher usando máscara facial cor de rosa, camisa branca e colete preto segurando bandeja com copo de café e louça branca.

Pós-pandemia: guia para bares e restaurantes

Antes de começar esse guia para bares e restaurantes, é importante fazer algumas considerações. O pós-pandemia pede foco, planejamento, ações organizadas e uma visão bem clara da realidade do negócio e dos recursos disponíveis para seguir em frente diante da nova realidade.

Veja o guia para bares e restaurantes com dicas práticas para te auxiliar nessa retomada.

Limpeza

A limpeza será a principal preocupação de qualquer serviço com atendimento ao público no pós-pandemia. No setor de bares e restaurantes esse já era um ponto essencial até mesmo antes do coronavírus, agora esses cuidados devem ser redobrados.

Por mais rígida que fosse sua rotina de limpeza anteriormente, ela deverá ser ampliada e reforçada. Mesas, cadeiras, balcões, maçanetas, cardápios e banheiros devem passar por processos de limpeza e desinfecção com água e sabão neutro ou álcool 70% a cada duas horas ou antes e depois da saída de cada cliente.

Mãos de pessoa usando luvas de borracha alaranjadas e segurando escova e produto de limpeza sobre balcão.

O acesso a esses materiais de limpeza deve ser abundante tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Pias com água, sabão e papel toalha descartável devem ser disponibilizadas para todos, assim como dispensers de álcool em gel.

Para não correr nenhum risco, fique de olho nas normas de limpeza específicas do seu estado e município.

Treinamento da equipe

As recomendações acima podem se tornar um pesadelo logístico se sua equipe não estiver alinhada e treinada para receber os clientes no pós-pandemia. A conscientização de todos os colaboradores, independente da função, é essencial nesse momento, já que quando se trata de uma doença contagiosa o cuidado não pode acabar no fim do expediente.

Além das medidas de higiene citadas acima, todos devem usar máscaras e manter o distanciamento social.

Garçonete usando máscara com uniforme preto e branco. Ela arruma taças em mesa.

A melhor forma de organizar essas mudanças é inserindo na rotina dos colaboradores, gerando o senso de responsabilidade uns pelos outros e garantindo o funcionamento dos protocolos. Para facilitar, elabore o seu próprio guia para bares e restaurantes com as novas normas, para que todos possam consultar sempre que necessário.

Lembre-se que o consumidor precisa se sentir seguro nesse momento, e a boa conduta dos funcionários no pós-pandemia – principalmente daqueles com contato direto com o público – será seu principal cartão de visitas.

Delivery, drive-thru e take away

Soluções como entregas, drive-thru e take away (quando o cliente faz o pedido remotamente e retira direto na loja) foram as principais alternativas encontradas pelos bares e restaurantes durante a quarentena. Mesmo com a retomada das atividades presenciais esses serviços devem ser mantidos, já que nem todo mundo estará disposto a sair de casa.

O cuidado com a higiene também deve ser rígido nesses casos, principalmente entre os funcionários que manipulam os produtos diretamente e os entregadores. Mesmo quem usa serviços de entrega terceirizados, como Rappi e iFood, podem manter estações de higienização para os entregadores, com água, sabão, álcool gel e máscaras descartáveis.

A responsabilidade sobre esses trabalhadores pode até não ser oficialmente do seu negócio, mas é o nome da sua empresa que será impactado caso algo dê errado.

Guia para bares e restaurantes: gestão do caixa também é importante

Agora que você conhece as principais mudanças no pós-pandemia, é hora de incorporar as normas do guia para bares e restaurantes no seu orçamento. Foque na gestão interna, começando pela avaliação do dinheiro disponível em caixa e o que ele representa em termos de “tempo de pista”, ou seja, quanto tempo sua empresa consegue sobreviver com esse montante.

Não se esqueça que as adaptações para a reabertura vão trazer algumas despesas e seu orçamento deve considerar todas elas. Em seguida, corte todos os custos possíveis para tornar sua operação mais leve. Negociar com fornecedores, repensar o quadro de colaboradores e reduzir o cardápio são bons pontos de partida.

Revise sua contabilidade e veja onde é possível economizar e também as oportunidades que podem estar escondidas. Às vezes isso pode significar uma mudança de foco no negócio, com um cardápio mais adequado para o momento, novos ingredientes ou até menos itens.

Em outros casos, o pós-pandemia pode levar a uma repaginação completa, de bar a restaurante ou vice-versa. Ficou curioso? Então veja como transformar seu bar em restaurante para vender mais.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome