muler sorridente abrindo caixa de papelão

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O Dia Internacional da Mulher é celebrado no próximo dia 8 de março, mas a data leva o varejo a se desafiar e preparar uma campanha especial o mês inteiro. A primeira coisa a se fazer é pensar em um mix completo e atrativo.

Depois da escolha dos produtos, o varejista deve preparar uma campanha com ações de marketing para estimular as vendas para a data. Além das vendas, que tal pensar em maneiras de homenagear as consumidoras da loja?

Esse é um grande diferencial para andar lado a lado com a necessidade de incrementar o mix para o mês da mulher. Para te ajudar nisso, hoje vamos trazer diversas sugestões seja qual for o segmento do seu varejo. 

Antes, queremos falar um pouquinho mais sobre a importância desse momento para o comércio e te atualizar sobre o perfil de consumo das mulheres. Essas informações vão nos ajudar a apostar nos itens certos.

Consumo feminino em dados

As ações de vendas para o mês da mulher devem levar em consideração a relevância que a mulher tem em todos os setores socioeconômicos. Você sabia que a maior parte das compras da casa é feita pelas mulheres?

Foi o que mostrou uma pesquisa da Nielsen, revelando que as mulheres são responsáveis pelas compras em 96% dos domicílios brasileiros. Os principais motivadores nas compras são:

  1. Relação entre preço e qualidade 
  2. Preço baixo 
  3. Frequência de boas promoções
  4. Responsabilidade ambiental 
  5. Entrega em domicílio
  6. Bom atendimento ao cliente
  7. Variadas formas de pagamento

Esses insights mostram que não são apenas as tradicionais categorias de cuidados pessoais e beleza que interessam às mulheres. Muito pelo contrário, o consumo feminino mudou demais nos últimos anos.

São as mulheres que vão às compras da casa, fazem pequenos reparos no lar e estão sempre muito antenadas ao que acontece no mundo. Conectadas, elas têm participação expressiva no e-commerce graças às redes sociais

De acordo com dados da SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 64,8% das mulheres já mudaram os hábitos de consumo por causa das redes sociais. 

Essas mídias são usadas por 94,3% das entrevistadas no estudo e as plataformas mais lembradas por elas foram o Facebook, o YouTube e o Instagram. Chama atenção ainda que, mais da metade (52,6%) compra e avalia o produto em seguida. 

Os itens mais avaliados por elas na internet são:

  1. Celulares
  2. Roupas
  3. Calçados
  4. Alimentos
  5. Eletroeletrônicos

Qual mix oferecer na sua loja?

Produtos de cuidados pessoais e beleza não podem faltar, mas é importante apostar em itens da categoria de eletrônicos e eletroportáteis.

Os alimentos e bebidas são ótimas apostas para a data, então aproveite!Considerando o calendário do varejo para a época e o perfil de consumo de mulheres, separamos uma super lista de produtos para vender durante o mês da mulher, dividindo o mix sugestivo por segmentos:

Supermercado

Farmácia

Eletro

Dicas para vender mais no mês da mulher

Mulher em loja física segurando um tablet com ícones acima da tela

Além do mix, algumas estratégias podem ser implementadas para reforçar a campanha de vendas. Uma boa decoração e, claro, promoções são sempre bem-vindas. Então aí vão algumas dicas para te ajudar a vender mais no mês da mulher:

1. Planeje desde já

Comece a organizar as ideias na planilha com as definições de como será a campanha do mês da mulher na loja. Compras em dia? Agora reponha as prateleiras e gôndolas e dê uma boa organizada no estoque.

Pontue as ações promocionais e defina datas de começo e fim para cada uma delas. O planejamento também requer uma capacitação prévia da equipe de vendas para ajudar no impulsionamento das vendas para a data.

2. Decore a loja

A decoração precisa estar diretamente ligada ao tema. Se não dá para ornamentar o supermercado ou a farmácia, escolha apenas um ponto de atenção do estabelecimento para que ele receba a decoração temática.

Vitrines e hall de entrada também precisam dessa identidade visual para que o consumidor entenda, de imediato, que ali está havendo ofertas e há uma data especial para isso.

3. Crie um espaço personalizado

Você pode aproveitar para criar um espaço personalizado com o mix e as ações para o mês da mulher. Além desse espaço receber uma decoração especial, nele pode ser concentradas as principais ofertas.

Aproveite para providenciar um espaço da mulher com workshop, ou um café especial pelo Dia da Mulher ou um momento de beleza e relaxamento providenciados com parceiros da loja. A experiência do consumidor conta muito!

4. Faça combos presenteáveis

Montar kits de presentes e deixá-los à mostra em pontos estratégicos da loja é uma boa maneira de lembrar o consumidor de presentear as mulheres admiráveis com quem ele convive. Aproveite produtos de uma mesma categoria e crie os kits promocionais.

Um exemplo é pegar produtos de cuidados com a beleza ou higiene. Ou ainda montar um kit variado de chocolates ou guloseimas. Que tal um bom vinho ou um combo de cerveja especial + copo + snack?

5. Promoções

Campanha do mês da mulher sem promoções está fadada ao fracasso. Se você não vai criar kits presenteáveis ou não consegue reformular a precificação para vender o mix sazonal, não se preocupe! Para tudo tem um jeito.

Você pode compensar com outras ações promocionais como: oferecendo brindes para as consumidoras, fazendo um sorteio ou concurso, garantindo frete grátis, dando mais condições de pagamento etc.

6. Faça conteúdos para as redes

Você viu que as mulheres são super influenciáveis pelas redes sociais e que elas são capazes de mudar o comportamento de consumo, lembra? Então, não deixe de usar isso a seu favor.

Vá para as redes criar conteúdos relevantes para o público feminino da sua loja. Divulgue a campanha, mas também preste informações e gere interação para ganhar engajamento. Aproveite para criar uma campanha exclusiva por lá!

O conteúdo também pode ser voltado para o público em geral no sentido de despertar um apelo emocional à necessidade de as pessoas presentearem alguma mulher especial do convívio delas.

Não se esqueça que as redes sociais são canais garantido de vendas. E, muitas vezes, são a porta de entrada para o consumidor conhecer e se identificar com a marca.

Bom planejamento e sucesso nas vendas!

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