Estratégias de venda e o impacto social do mês da mulher no varejo

Sumário

O mês da mulher, cujo Dia Internacional é celebrado em 8 de março, tem uma grande representatividade e o comércio se aproveita do período para direcionar as ações para esse público consumidor tão importante para a economia nacional.

É momento de impulsionar as vendas, mas também é momento de conscientizar e levar em consideração o impacto da data para toda a sociedade.

O varejista precisa demonstrar que a marca não está preocupada apenas com as relações comerciais, mas com a transformação delas. Ou seja, preocupada com o posicionamento da mulher e a relevância dela para o crescimento do negócio.

No texto de hoje nós vamos conversar sobre como as estratégias e ações promocionais durante o mês da mulher podem impactar positivamente a sua loja, não somente pelo lado comercial, quanto também social.

Mês da mulher: vendas com propósito

Vender é ótimo, mas vender pautado na conscientização sobre as questões de gênero e do espaço feminino durante o mês da mulher é melhor ainda. É a partir dessa premissa que a campanha deve iniciar.

Assim como toda a sociedade, o varejo tem um papel muito importante em se engajar e criar campanhas e ações promocionais que destaquem os desafios enfrentados pelas mulheres, ampliando o debate. 

Vamos detalhar alguns pontos importantes para ficar melhor a compreensão sobre o que estamos querendo dizer:

  • Igualdade de gênero

O mês da mulher nos faz um convite à promoção da igualdade de gênero. O varejo que emprega mulheres e promove uma condição de trabalho igualitária, com oportunidades de liderança feminina, se destaca entre as ações.

  • Causas feministas

O engajamento com parcerias femininas e instituições de auxílio para mulheres em vulnerabilidade social, que protegem causas femininas ou promovem as pautas feministas, é outro ponto de destaque. Porque as mulheres mais atividades reverenciam a marca e replicam.

  • Empoderamento nas vendas

Quando o lojista prepara um mix destinado para as mulheres, contribui para o empoderamento econômico das consumidoras. Isso pode incluir capacitação profissional para colaboradoras e acesso a produtos que melhoram a qualidade de vida delas.

  • Mudança de comportamento

Uma campanha promocional para o mês da mulher pode contribuir para as mudanças culturais e comportamentais de uma comunidade, que se influencia positivamente por aquela imagem de respeito à figura feminina.

  • Percepção da marca

Essas ações ainda podem moldar as percepções dos consumidores em relação às marcas. Lojas engajadas em questões sociais têm mais chances de serem vistas como responsáveis e éticas.

Impactos comerciais

Ao criar uma campanha para o mês da mulher, você precisa conhecer bem o seu público-consumidor feminino para identificar os interesses de consumo e qual tipo de experiência elas procuram.

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, as mulheres são responsáveis pelas compras da família em 96% dos lares brasileiros. Os pontos que mais as motivam ir às compras são: 

  1. Relação entre preço e qualidade;
  2. Preço baixo dos produtos;
  3. Regularidades nas promoções;
  4. Responsabilidade ambiental;
  5. Entrega em domicílio;
  6. Bom atendimento ao cliente;
  7. Diversas formas de pagamento.

Outra pesquisa, realizada pelo SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra dados interessantes também. Cerca de 65% das mulheres já mudaram os hábitos de consumo por causa das redes sociais

As plataformas são usadas por 94,3% das mulheres, sendo as mais lembradas: Facebook, YouTube e Instagram. Além disso, mais de 50% delas avaliam o produto na internet depois da compra. 

Os produtos mais avaliados pelas consumidoras são celulares, roupas, calçados, alimentos e eletroeletrônicos

O mix ideal para o mês da mulher

Agora você deve estar se perguntando, qual mix você deve priorizar para as vendas do mês da mulher. A resposta é: cuidados pessoais e beleza não podem faltar, mas aposte principalmente em eletrônicos e eletroportáteis.

As mulheres vêm ganhando muito destaque no consumo dessas categorias principalmente pelo aumento no interesse por gadgets, dispositivos inteligentes e produtos relacionados à tecnologia.

Os alimentos e bebidas são ótimas apostas para a data também, então aproveite! Veja algumas sugestões para cada tipo de negócio:

 Supermercado

Farmácia

Eletro

5 dicas para vender mais no mês da mulher

O mês da mulher se tornou uma grande vitrine para que os lojistas demonstrem o compromisso com a diversidade e a igualdade de gênero, além de impulsionar ações de vendas para lucrar mais.

Separamos cinco estratégias de vendas e marketing para que a sua loja possa se espelhar e acolher o público-alvo durante todo o mês dedicado a elas. Acompanhe a seguir:

1. Promoções exclusivas

O mês da mulher é uma ótima oportunidade para ofertas descontos e promoções exclusivas para as clientes, focando em produtos que atendem às necessidades delas.

Itens de beleza, moda, saúde e bem-estar podem ser destaque, incentivando o consumo e a fidelização dos clientes. Reforce o estoque do mix sugestivo que falamos acima.

2. Empoderamento na ação

As mulheres precisam se identificar com a marca. Por isso, aposte em mulheres reais e empoderadas para serem a “cara” da sua campanha promocional. Essas ações criam uma conexão emocional entre a loja e os consumidores. 

3. Promova experiências

Criar experiências com eventos ou brindes exclusivos na loja e até mesmo sessões de beleza e massagens são um grande diferencial. Essas experiências incentivam as compras e ainda proporcionam um ambiente positivo e envolvente que fortalece a conexão com as clientes.

4. Crie combos presenteáveis

A montagem de kits de presentes, expostos em pontos estratégicos da loja, é uma maneira eficiente de lembrar o consumidor de presentear as mulheres admiráveis com quem ele convive. Aproveite produtos de uma mesma categoria para criar os seus kits promocionais do mês da mulher.

5. Promova nas redes sociais

As redes sociais exercem uma enorme influência sobre o consumo feminino, como pudemos ver mais acima no texto. Essas ferramentas online são capazes de mudar totalmente o comportamento de consumo das mulheres.

Por isso, as redes da loja precisam ser priorizadas nesta campanha do mês da mulher. Crie conteúdos relevantes para as consumidoras. Divulgue a campanha, os produtos e ofertas, e não esqueça de dar uma atenção maior às interações nessas páginas.

Bom, acreditamos que com essas informações você conseguirá planejar uma campanha de mês da mulher incrível para a sua loja. 

O Dia Internacional da Mulher desempenha um papel muito importante na promoção de mudanças sociais, que contribuem para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Seja você também uma peça efetiva na transformação social. 

Sucesso nas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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