Mês da mulher: como criar ações de vendas com propósito e conscientização

Sumário

Março representa uma data que merece atenção especial. Além de ser o momento de celebrar o Dia Internacional da Mulher, o mês da mulher traz uma excelente oportunidade para os lojistas se conectarem com propósito e significado a suas clientes. 

Nem só de vendas se sustenta uma boa campanha, não é mesmo? Afinal, construir uma ação de marketing de sucesso envolve criar conexões genuínas e duradouras, pautadas no respeito e na valorização.

Por isso, hoje vamos conversar sobre como você, lojista, pode aproveitar o mês da mulher para engajar as consumidoras com ações que vão além das promoções, mas que também promovem conscientização, empoderamento e igualdade de gênero.

Mês da mulher no varejo

O mês da mulher, com todas as suas camadas de importância social, também se traduz em fortalecer a presença de marca da loja perante um público que, na maior parte dos canais de varejo, é soberano.

Mais do que isso, as mulheres devem ser reverenciadas não apenas pela contribuição para a economia, mas também no seu papel fundamental na evolução das relações sociais e de trabalho. 

Também é de responsabilidade do varejo atuar com sensibilidade, oferecendo produtos, experiências e campanhas que celebrem o papel vital da mulher em diversos aspectos do cotidiano. 

O mês da mulher se transforma em oportunidade para gerar impacto positivo não só nas vendas, mas ainda na percepção do consumidor sobre o seu negócio. Mas, então, como agregar valor à marca e às vendas com propósito durante o mês da mulher? Veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar nesse desafio.

1. Promoção da igualdade de gênero

Como varejista, você tem o poder de ser um exemplo de boas práticas no tratamento das mulheres no ambiente de trabalho

Demonstrar um compromisso com a igualdade de gênero, oferecendo condições justas de trabalho, com políticas de igualdade salarial e incentivos à liderança feminina, por exemplo, são formas poderosas de comunicar que sua marca está alinhada com as causas femininas. 

Durante o mês da mulher, reforce esse posicionamento de marca, destacando as mulheres da equipe de vendas ou atendimento, seja em campanhas de marketing ou na divulgação nas redes sociais da loja.

2. Apoio a causas feministas

Outra maneira de engajar a sua base de clientes e, ao mesmo tempo, reforçar o propósito da marca, é fazer parcerias com instituições que apoiam as mulheres. 

Isso pode ser feito por meio de doações de parte das vendas, ou até mesmo apoiando organizações que lutam no combate à violência de gênero, promovem a saúde da mulher ou que oferecem algum tipo de apoio a mulheres em situações de vulnerabilidade social.

Você também pode aproximar a sua marca de influenciadoras ou ativistas que defendem pautas feministas.

3. Empodere com ofertas de produtos e serviços

Outra boa estratégia para o mês da mulher é pensar nos produtos que vão ao encontro do empoderamento feminino. 

Isso pode ocorrer desde ofertas de produtos de cuidados pessoais e beleza, até equipamentos tecnológicos que ajudam as mulheres a melhorarem a qualidade de vida e rotinas de trabalho.

Pense também na promoção de cursos ou workshops voltados para o desenvolvimento profissional de mulheres, gerando um impacto para além das vendas.

De olho nelas e nas vendas delas

Conforme pesquisa da Nielsen, as mulheres são responsáveis por 96% das compras das famílias. Entre os motivos que mais levam o público feminino ao varejo estão:

  • Relação entre preço e qualidade;
  • Preço baixo dos produtos;
  • Regularidades nas promoções;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Entrega em domicílio;
  • Bom atendimento ao cliente;
  • Diversas formas de pagamento.

Em outro levantamento, feito pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 65% das mulheres já mudaram os hábitos de consumo devido às redes sociais

As plataformas são usadas por 94,3% das mulheres, sendo as mais lembradas: Facebook, YouTube e Instagram

Além disso, mais de 50% delas avaliam o produto na internet depois da compra. Os produtos mais avaliados pelas consumidoras são celulares, roupas, calçados, alimentos e eletroeletrônicos

Entender esses comportamentos de consumo é importante para te ajudar a direcionar a campanha de mês da mulher.

Ao planejar a sua, é preciso entender as necessidades e desejos desse público. Afinal de contas, são elas, na maior parte das vezes, que estão tomando decisões de compra que afetam diretamente os lucros dos seus negócios.

Potencializando as vendas

Estratégias de venda e o impacto social do mês da mulher no varejo

Se você quer que sua campanha para o mês da mulher seja um sucesso, então vai precisar adotar algumas estratégias de marketing bem definidas e focadas não apenas na venda, mas no fortalecimento do valor da sua loja perante as consumidoras. 

1. Ofereça promoções personalizadas

O mês da mulher é uma excelente oportunidade para criar promoções atrativas, focadas em produtos que atendam especificamente ao público feminino. 

Descontos em itens de beleza, moda, saúde e bem-estar podem ser um excelente atrativo para elas. Mas, crie campanhas que não só incentivem a compra, como também valorizem a mulher como consumidora consciente.

2. Aposte na representatividade

Uma boa forma de conectar sua marca com o público feminino é promover mulheres reais e empoderadas como rosto de sua campanha. Mostrar mulheres diversas, de diferentes idades, etnias e estilos de vida, pode ajudar a criar uma conexão mais genuína com suas clientes.

Isso também vai muito além da venda de produtos: é sobre criar uma imagem de inclusão e respeito.

3. Promova experiências exclusivas

Durante o mês da mulher, você pode proporcionar experiências únicas que farão as mulheres se sentirem especiais. 

Considere, por exemplo, oferecer um serviço de consultoria personalizado, onde as mulheres podem receber dicas de especialistas adaptadas ao seu estilo e necessidades. 

Você também pode transformar a sua loja em um ambiente acolhedor e focado no bem-estar, montando espaços relaxantes, com música suave, velas aromáticas, chá ou café, oferecendo um momento de pausa para as clientes.

Essas experiências geram uma conexão emocional com a marca e aumentam as chances de vendas no longo prazo.

4. Monte kits presenteáveis

Criar kits de presentes personalizados e focados nas necessidades femininas é uma excelente estratégia para o mês da mulher.

Pense em montar pacotes com produtos de beleza, bem-estar ou moda, que podem ser facilmente presentes. Depois faça a exposição desses kits de maneira estratégica na loja ou crie ofertas especiais para estimular nos demais públicos o ato de presentear as mulheres.

Monte um mix em potencial

Agora que você já conhece algumas das melhores práticas para o mês da mulher, é hora de pensar no mix de produtos que mais atraem as consumidoras. Certos segmentos de mercado ganham força durante esse período e é importante que você esteja preparado para oferecer o que elas mais buscam.

Beleza e cuidados pessoais

Produtos de beleza e cuidados com a pele, cabelo e corpo sempre têm um apelo forte para as mulheres. Além disso, itens de maquiagem, perfumes e acessórios de moda também são muito procurados. 

Tecnologia e eletroportáteis

Nos últimos anos, as mulheres também têm se destacado como consumidoras de tecnologia. Produtos como smartphones, fones de ouvido, e gadgets inteligentes estão em alta.

Eletrodomésticos e utensílios que tornam o cotidiano mais fácil, como liquidificadores e aspiradores de pó, também são ótimas opções de presente.

Alimentos e bebidas

No setor de alimentos e bebidas, produtos como chocolates, vinhos e espumantes fazem sucesso, especialmente como presentes. Montar kits de produtos gourmet e combinar itens de qualidade é uma excelente forma de atender às necessidades de quem busca um presente prático e sofisticado.

O Martins oferece um portfólio robusto para te ajudar a suprir as demandas da sazonalidade. 

Estreitando o relacionamento

O mês da mulher é uma ocasião única para construir um relacionamento mais genuíno com suas clientes. Essa data representa uma chance de mostrar que sua marca está verdadeiramente comprometida com causas relevantes para elas.

Campanhas bem planejadas, que tratem de questões sociais de forma consciente, podem gerar um impacto real nas vendas e no posicionamento da sua loja. 

Ao investir em ações que não se limitam apenas ao marketing, você fortalece o vínculo com seu público e conquista a fidelidade das consumidoras.

Feliz mês da mulher e boas vendas!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima