Mais que um espaço para exposição de mercadorias, a vitrine de loja exerce um papel fundamental: é o seu cartão de visitas. É um um convite para entrar no ponto de venda e estimular as compras entre a clientela.

Olha só que dado legal: de acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine. Allém disso, a reformulação de uma vitrine pode aumentar em até 25% as vendas.

Quando você monta uma vitrine de verão de forma assertiva, por exemplo, você aumenta as chances de impactar o seu público consumidor e atrair novos clientes. Aproveitar o momento sazonal das vendas e colocar a estação do ano como um fator favorável é acertar na escolha da montagem da vitrine.

Hoje vamos te mostrar como montar uma vitrine de loja para o verão, demonstrando ao consumidor o quanto você está antenado. Vamos te orientar qual a melhor forma de trabalhar o seu espaço para que ele seja assertivamente um apoio nas vendas.

O impacto da vitrine para as vendas

Muitos lojistas investem na variedade de produtos e na organização da loja, mas deixam de lado a vitrine. Isso é um grande erro! O investimento em vitrinismo também é muito importante para o sucesso dos negócios.

Isso porque, além de ser uma ótima “divulgação gratuita”, a vitrine, quando bem planejada, melhora a impressão da loja, traz mais vendas e consequentemente maior lucratividade para o varejista.

Sabe aquele ditado popular sobre “a primeira impressão é a que fica”? Esse é o objetivo da vitrine e da fachada da loja. Chamar a atenção do cliente, de forma positiva, para que ele se interesse em comprar na loja.

Os analistas de mercado defendem que a vitrine representa mais de 80% da conversão de vendas por meio do impacto visual. É um dos principais espaços da loja e deve ser visto com carinho na hora do planejamento estratégico de vendas.

6 dicas para montar uma vitrine de verão

A montagem de uma vitrine de verão não foge muito à regra básica do vitrinismo: levar em consideração o perfil do público-alvo, decorando com harmonia. No entanto, é preciso destacar alguns pontos-chaves para alcançarmos o nosso objetivo.

Por isso, apostamos em seis dicas infalíveis para você montar uma vitrine de verão chamativa aos olhos dos consumidores. E o melhor: fisgar a clientela da concorrência também.

1. Preste atenção na iluminação

Verão é sinal de cor e movimento. Assim, uma iluminação na medida certa é essencial no vitrinismo. Então, aposte nas luzes para destacar a sua vitrine de verão. A iluminação melhora a visibilidade dos produtos e desperta mais a atenção de quem passa em frente à loja.

Além disso, jogos de luzes e piscas-piscas são eficientes para dar movimentação e atrair mais contato visual para dentro da loja. Aposte em lâmpadas mais econômicas, com as lâmpadas de LED, e use luzes mais focadas nos tons quentes para remeter diretamente à sensação de verão.

2. Busque harmonia entre espaço e cores da vitrine

Assim como a iluminação, as cores usadas para a decoração da vitrine precisam estar em constante harmonia com o tema e com o espaço que será montada a vitrine de verão.

Aposte em fundos e artigos decorativos em cores quentes como o laranja, amarelo, vermelho, marrom, entre outras. Só fique atento para não virar um verdadeiro carnaval antecipado ou ficar com aquela imagem negativa da poluição visual.

Nunca se esqueça: equilíbrio e bom gosto caem bem em todo lugar. Então, aproveite a influência que as cores têm no comportamento de compra para trabalhar na vitrine de loja.

Elas têm o poder de passar calma, confiança, saúde, paz, limpeza, fome, sofisticação, modernidade e várias outras sensações. E esses sentimentos agem diretamente no emocional do consumidor.

3. Abuse de elementos temáticos

Para ajudar na decoração da sua vitrine de verão, uma boa aposta é usar elementos temáticos da estação. Guarda-sol, cadeira de praia, cooler de bebidas são alguns exemplos. Use a criatividade!

Dependendo de qual for o seu segmento de varejo, as próprias mercadorias que mais vendem neste período podem acabar ornamentando a sua vitrine, compondo a decoração e a exposição ao mesmo tempo.

4. Dê destaque aos itens da estação

Conheça o seu público e recorra ao histórico de vendas ou ao calendário sazonal do seu segmento de varejo para saber quais produtos vender no verão. Assim, aproveite a lista para escolher aqueles que você quer dar destaque nas vendas.

Lembre ainda das datas que marcam o verão como férias, carnaval e volta às aulas para te ajudar a incrementar o mix para a vitrine. São esses produtos que você pode usar para compor a sua vitrine de loja.

Coloque-os de forma organizada e que fique estético aos olhos de quem passa e vê. Evite excessos, porque além da decoração e dos produtos, você ainda vai precificar ou colocar etiquetas com informações sobre os itens.

5. Mantenha a vitrine atualizada

A temporada de verão termina na segunda quinzena de março. Até lá, muita coisa pode rolar. Não se esqueça de manter a vitrine de loja sempre atualizada. Faça campanhas semanais, por exemplo.

Troque os produtos, as ofertas e até a decoração. Deixe o seu cliente atento às novidades e constantes inovações da loja. Isso conta pontos também na hora das vendas.

A organização e limpeza da vitrine devem ser impecáveis. Mais uma dica importante: só exponha na vitrine aquilo que você tem em estoque para que o cliente não saia insatisfeito da loja. É por isso que o controle de estoque e a análise dos itens em exposição devem ser práticas rotineiras na loja.

6. Mais que promoção

Os produtos em oferta são potenciais condutores de vendas. Como assim? Calma que vamos te explicar.

Acontece que quando o cliente se depara com uma promoção em destaque na loja, ele fica tentado a comprar mesmo não precisando do produto naquele momento.

Por isso é tão importante que você aproveite o espaço da vitrine de verão para destacar mercadorias em oferta no período. Você pode aproveitar a iluminação e o jogo de cores para destacar esses produtos.

Conte a sua história…

Para criar uma vitrine de loja convidativa, pense que o consumidor não quer apenas comprar um produto. Às vezes, ele nem terá a intenção de comprar nada. Mas se você atraí-lo pela vitrine, de forma a satisfazer os desejos e as necessidades dele, a compra será inevitável.

Por isso, use o espaço para contar uma história onde o consumidor é o principal personagem e os produtos coadjuvantes que vão ajudá-lo a concluir a jornada. Pode apostar: a vitrine bem planejada desperta ainda mais o desejo do consumidor, transmitindo ideias e sensações.

E aí, já pensou em como vai ser a sua vitrine de verão?

Vamos continuar te ajudando nesse assunto. Temos publicados, aqui mesmo no blog, dois textos sobre o mix ideal da estação para supermercados e farmácias. Navegue por eles e com as dicas monte sua vitrine de loja!

Até a próxima!