Home Dicas Datas Especiais Quando voltam as aulas em 2020 e o que vender?
Material para volta às aulas

Quando voltam as aulas em 2020 e o que vender?

0
1764

A temporada em que a maioria das escolas volta às aulas é uma época muito importante para o comércio. Já que um número grande delas tem o início das aulas em fevereiro, isso aumenta as vendas no final de janeiro e começo de fevereiro de itens específicos que são necessários para alunos e professores.

 

É uma oportunidade excelente de ganhar novos clientes, já que é um gasto recorrente de grande importância da maior parte das famílias e, sabendo da qualidade e seu atendimento, o público vai saber onde comprar tanto quando volta às aulas quanto durante o resto do ano.

Material para volta às aulas

O que os clientes buscam?

Não que seja um fenômeno exclusivo dessa época, mas a praticidade é uma das prioridades de clientes na hora de escolher o comércio em que vai fazer as compras quando volta às aulas. Na correria de início de ano, as famílias querem ter certeza que encontram tudo o que precisam sem ter que se deslocar com crianças entre várias lojas pela cidade. Ter tudo que que for possível no mesmo lugar ajuda o cliente a se tornar um cliente fiel.

Além disso, você deve prestar um atendimento eficiente. Como, além dos preços, o cliente está preocupado com rapidez quando volta às aulas, é preciso que todos os colaboradores da loja estejam atentos com a eficiência do atendimento. Consultar estoques, atender com rapidez, evitar que se formem filas longas demais e garantir que nenhum item essencial esteja faltando nas prateleiras evita que você perca a venda.

Muitas famílias levam crianças para as compras de volta às aulas

Como e quando se preparar?

Já que é uma época muito importante, o comerciante já deve estar se preparando para receber esses compradores, que, em geral aproveitam férias escolares e de trabalho em janeiro para garantir os materiais necessários.

A maioria das escolas disponibiliza com boa antecedência de quando volta às aulas uma lista de materiais que serão exigidos. Essas listas, que incluem tanto materiais básicos como cadernos e canetas, quanto aparatos como mochilas e lancheiras, serve como guia do que você deve ter na loja.

Uma ideia interessante é tê-las disponíveis para consulta dos clientes que esquecem e para que eles se guiem pela loja quando existem diferentes opções para serem escolhidas. Isso ajuda o cliente a controlar os gastos e ajuda na organização, o que em torno faz com que o cliente aprecie sua ajuda.

O que ter em sua loja

Você deve aproveitar essa época de quando volta às aulas para manter seus clientes e fidelizar novos. Parte desse processo é saber o que eles estão procurando e ter certeza de que vai ter os produtos disponíveis e não perder a venda para outro comerciante ou fazer com que clientes já estabelecidos tenham que ir em mais lojas para terminar de cumprir a lista de comprar.

As listas de material escolar avisam do que o aluno precisa para a volta às aulas

Materiais básicos

Todos os alunos vão precisar de alguns itens básicos, que fazem parte da rotina escolar e ajudam tanto nos estudos quanto na organização deles. São, principalmente:

  • Cadernos: nem todas as escolas permitem cadernos com desenhos, mas para as que permitem, cadernos com personagens e temas atuais atraem o público infantil;
  • Agendas: qualquer pessoa, sejam os alunos, professores ou pais e responsáveis, se beneficia de uma agenda em dia para quando volta às aulas. Parte da organização diária, ela vem em diversos modelos. É interessante oferecer também modelos que atraem o público infantil, com desenhos, mas incluir as versões sóbrias e com mais recursos (divisão de horários, organização de dados) para profissionais da educação como professores e diretores escolares;
  • Fichários: para manter a organização de fichas, provas, trabalhos. Úteis tanto para alunos quanto para professores;
  • Lápis, canetas, borrachas, lapiseiras, marca-texto: aqui você pode oferecer tanto as versões básicas e neutras como as coloridas. Kits de canetas em gel, por exemplo, são sucesso entre crianças e adolescentes, assim como marca-texto colorido;
  • Tesouras, cola, régua: os produtos para trabalhos manuais também fazem parte das listas escolares;
  • Estojos: outro produto que deve ter uma oferta variada, já que alunos de diferentes idades precisam tê-los.
Mochilas e lancheiras na volta às aulas

Produtos extra que impulsionam vendas

Essa modalidade de produto pode não ser a compra essencial para todas as famílias quando volta às aulas nem exigidos por escolas em suas listas de materiais anuais, mas é um tipo de mercadoria importante de constar em sua loja nesta época, já que também são vendidas em maior quantidade durante o período. Alguns exemplos são:

  • Mochilas: tanto as versões em rodinhas quando as de serem carregadas são procuradas pela praticidade em transporte do material escolar. Dependendo da idade e do tamanho do aluno, é feita a escolha pelo modelo, mas outros fatores são estampas (os modelos de personagens são populares) e cores. Garanta que você tem opções para diferentes idades e gostos;
  • Bolsas: alunos mais velhos ou professores podem preferir utilizar bolsas menores, pastas ou mochilas a tiracolo para transportar o material. Tenha isso em mente e providencie que essas opções também estejam disponíveis em sua loja;
  • Lancheiras: assim como no caso das mochilas, as opções com personagens e coloridas são populares entre as crianças, mas os responsáveis geralmente focam em função de manter os lanches seguros e facilidade de limpeza, então garanta que seus produtos disponíveis atinjam também os critérios dos adultos;
  • Garrafas térmicas, copos reutilizáveis e talheres infantis: outro item interessante, já que muitas famílias optam por escolher um kit para que a criança leve para a escola. As versões adultas como garrafas de café e kits de marmita também têm espaço nessa época.

Aproveite a época

Já que essa época pode ser tão benéfica para seu comércio, é importante que você não deixe ninguém de lado e saiba providenciar tanto os itens essenciais quanto produtivos divertidos que toda a família vai apreciar na volta às aulas. Juntando eficiência, qualidade e rapidez, o cliente na correria da época agradece e vira seu cliente fiel.

Conheça todas as opções de material escolar que o Martins oferece e garanta já seu estoque para o início das aulas!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome