Como montar uma campanha para o Dia do Cliente 2021 e vender muito

Tempo de Leitura: 7 minutos

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Já está pensando nas ações para o Dia do Cliente 2021? Estamos bem próximos da data – 15 de setembro – e esse é o momento certo para começar a se preparar. A data chegou no Brasil em 2003 para homenagear essa figura fundamental para o varejo, além de movimentar as vendas em um mês que costuma ser um pouco crítico para os lojistas.

O Dia do Cliente é a oportunidade perfeita para colocar uma nova estratégia de venda em ação e atrair cada vez mais consumidores para a sua loja. Com as ações corretas é possível fidelizar um público que ainda era flutuante no seu PDV e até conquistar uma nova clientela.

Apesar de estarmos a poucas semanas da data, ainda dá tempo de se preparar. Vale lembrar que melhorias no atendimento, capacitação para a equipe de vendas, promoções, gerenciamento do mix e as estratégias nas redes sociais devem fazer parte do seu planejamento.

Não sabe por onde começar? Ou quais ações priorizar? Não se preocupe! Vou te ajudar a montar uma campanha completa para o Dia do Cliente 2021.

Aposte nos descontos e acerte na precificação

É só falar em campanha e data comemorativa que o cliente já associa automaticamente com duas coisas: preço e promoção. Então lembre-se de levar isso em consideração na hora de se preparar para a data, ok?

Oferecer descontos exclusivos para o seu público vai ser um diferencial para se destacar perante a concorrência. E sabe por quê? O consumidor é movido a ofertas. De acordo com uma pesquisa feita pela Social Miner, 43% dos entrevistados aproveitam as promoções no Dia do Cliente.

Também é preciso lembrar que em 2021 o consumidor ainda sente no bolso a alta dos preços dos produtos e por isso vai ficar mais ligado aos melhores valores e descontos ofertados pelas lojas.

A dica então é simples: já comece a definir quais os produtos e as categorias que você pretende priorizar para o Dia do Cliente. Depois que tiver a lista definida, corra para as redes sociais para fazer a divulgação. Aproveite também para pensar em como vai expor os itens promocionais no período da campanha.

Falando nisso, você pode, inclusive, recorrer às estratégias de precificação. Aqui mesmo no Fala Mart já falei sobre preço psicológico e ele pode contribuir bastante para a execução dessa ação. Com essa estratégia o cliente se identifica com o produto que ele tem interesse em comprar e pronto, a venda é realizada.

E mesmo que ainda não esteja nas intenções de compra desse cliente, você sabia que a precificação tem o poder de alcançar o subconsciente do consumidor? É que ele se sente motivado a adquirir o produto, daí o nome preço psicológico.

Relembre algumas das técnicas:

  • Preço em parcelas: Muito usual para precificar produtos de valores mais altos. Exemplo: Um Climatizador tem o preço final de R$ 228. Ao invés de colocar o valor total na etiqueta, opte por colocar o valor da parcela: R$ 38 em seis vezes.

  • Leve 3, pague 2: Técnica bastante utilizada no autosserviço e redes supermercadistas e farmacêuticas. Exemplo: Compre 3 cremes dentais e pague 2.

  • Preço quebrado: Utilizado para dar a sensação de que o produto parece mais barato. Exemplo: R$ 5,99 ao invés de R$ 6 | R$ 3,87 ao invés de R$ 3,8 ou R$ 4

Organização do mix e do estoque

Quando definir quais categorias trabalhar na campanha do Dia do Cliente 2021, pense, principalmente, naqueles produtos que estão encalhados no estoque ou parados há muito tempo na exposição. Não esqueça também dos itens que se aproximam do prazo de validade.

E se você se lembrou de alguma categoria que pode ser explorada para o período sazonal, confira se o estoque será suficiente ou se vai ser necessária uma nova compra.

Tudo isso faz parte do gerenciamento de estoque e organização do sortimento, atividades que não podem faltar nunca na rotina da loja e muito menos em época de campanha promocional. Pra colocar essas dicas hoje mesmo, olha só algumas dicas:

  • Observe o perfil do seu público consumidor para definir o mix mais atrativo para a campanha;
  • Considere a variedade, mas também o equilíbrio entre as categorias escolhidas;
  • Monitore o estoque, até porque a falta de produtos reflete na perda das vendas;
  • Recorra ao inventário de estoque para te auxiliar a reduzir essas perdas e fazer com que você aproveite bem o espaço da loja.

Atendimento ao cliente personalizado

Falando em atendimento ao cliente, é normal que você queira ver a loja lotada e atraindo cada vez mais clientes. Só não se esqueça que ainda estamos enfrentando uma pandemia.

Não relaxe os cuidados preventivos e capacite a sua equipe para que ela saiba lidar com momentos de pico dentro da loja. Medidas como manter o distanciamento, controlar a entrada de clientes, disponibilizar álcool em gel e exigir o uso de máscara são essenciais.

Considerando que durante ações promocionais o fluxo de clientes costuma ser alto no estabelecimento, redobre os cuidados diários tanto na loja como com os colaboradores. Se possível, formate e planeje bem como sua loja vai lidar com um atendimento personalizado para a campanha do Dia do Cliente 2021.

E o mais importante: transpareça essa ideia para o público. Coloque avisos, faça orientações na entrada e outras divulgações que demonstre a sua preocupação com a saúde dele e também da sua equipe.

Aproveite para baixar o Kit Gratuito para Reabertura do Comércio, que tem materiais para você imprimir e sinalizar de forma correta e segura a sua loja seguindo as leis e decretos para o combate à Covid-19.

E tem ainda o guia definitivo do atendimento ao cliente para ser ainda mais assertivo e deixar seu cliente satisfeito. Além, é claro, de melhorar a experiência de compra e ainda estreitar o relacionamento.

Presença no online

Claro que, pensando ainda no atendimento ao cliente durante a pandemia, é preciso estender o funcionamento e as vendas para o varejo online. No relatório feito pela Social Miner em 2019, considerando o período compreendido pelo Dia do Cliente naquele ano, a importância da internet ao varejo teve um grande destaque.

O estudo mostrou que 32% dos consumidores usaram os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para pesquisar ofertas no Dia do Cliente. E tem mais: 76% dos entrevistados informaram que fecharam o pedido pela internet via desktop.

Ao questionar o que deixaria o consumidor mais confortável na hora das compras no Dia do Cliente, a pesquisa chegou aos seguintes resultados:

Receber o produto em casa50%
Comprar pelo site48%
Pesquisar online44%
Comprar por aplicativo34%
Comprar na loja física26%
Retirar na loja21%
Comprar pelo WhatsApp da loja18%
Pesquisar na loja física17%
Comprar pelo WhatsApp de vendedores15%
Comprar pelo Instagram9%
Comprar pelo Facebook6%

Percebeu que a maioria das respostas está relacionada ao ambiente virtual do varejo? A partir desses dados a minha dica pra você é estruturar o seu atendimento para que ele seja o mais eficiente também nos canais digitais da loja.

Caso ainda não esteja com seus canais online ativos, não se preocupe pois não é preciso de grandes investimentos. Aposte nas redes sociais gratuitas como WhatsApp Negócios, o próprio Instagram e o Facebook. Por essas redes você ainda consegue criar o catálogo de produtos promocionais para o Dia do Cliente e concluir as suas vendas por lá mesmo.

Delivery e meios de pagamento

Além de todas essas mudanças já perceptíveis, a pandemia também trouxe uma nova visão para o varejo: o foco em facilitar as relações de consumo por meio da tecnologia. O serviço de delivery e os meios de pagamento inovadores são alguns exemplos dessas mudanças.

E para colocar tudo isso já em ação, aproveite o Dia do Cliente. Se for possível para o seu contexto, ofereça frete grátis nas compras. E ainda estabeleça parcerias com os aplicativos de entrega para facilitar o trabalho, sem precisar contratar funcionários terceirizados.

Grande parte dos consumidores priorizam a comodidade de escolher e comprar os produtos pela rede social ou pelo telefone e esperar a entrega em casa. É prático e muito mais seguro considerando os tempos pandêmicos que estamos vivemos.

Mas se você ainda não conta com o próprio serviço de delivery, muita calma nessa hora. Dê uma olhadinha no nosso guia e aprenda a montar um delivery para a sua loja agora mesmo.

Para sua campanha do Dia do Cliente 2021 funcionar bem, considere também oferecer formas alternativas de pagamento. Além dos tradicionais cartões, aposte nas maquininhas por aproximação e nas transferências eletrônicas, principalmente o Pix.

As vendas pelo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central vêm se popularizando a cada dia e quem não oferece essa opção pode estar perdendo venda E as vantagens são ótimas para o lojista: o pagamento cai na hora na sua conta.

O débito online em conta também é uma boa opção, viu?! Muita gente já se acostumou a colocar a cobrança das contas em débito automático e os pagamentos via aplicativos bancários acabaram facilitando ainda mais a modalidade. Além de ser seguro, é uma forma de reduzir a inadimplência com cartões. Na hora de definir os meios de pagamento, lembre-se de oferecer essa opção também.

Invista em programas de fidelidade

Quer oferecer um diferencial para comemorar o dia do seu cliente em grande estilo? É só torná-lo especial! Uma forma de transformar a experiência do seu consumidor é englobá-lo numa espécie de clube de benefícios ou programas de fidelidade, que oferecem serviços e ofertas exclusivas.

Com a ajuda de parceiros ou desenvolvedores de aplicativos, você consegue pensar em um programa de fidelidade que seja eficiente para o seu negócio e atrativo para o seu cliente. Por meio desses programas, ele terá uma série de opções que o levará a outras diversas compras na sua loja.

Além de ofertas e serviços que só o cliente fiel tem, uma importante ferramenta é o programa de cashback. Ao aderir, o cliente vai receber o dinheiro dele de volta a cada compra que fizer daqueles produtos que você incluir na ação promocional.

Pode parecer uma novidade pra muita gente, mas o mercado já vem se movimentando há tempos com essa tendência. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) chegou a desenvolver uma pesquisa que mostrou que 48% dos consumidores aproveitaram descontos com programas de cashback, e isso desde o início da pandemia. Ou seja, uma tendência que veio para ficar!

Alie as ações de fidelização com as demais estratégias e boa sorte com a sua campanha do Dia do Cliente 2021. Não esqueça de trabalhar a decoração da loja física e preparar banners especiais na loja virtual .

Faça uma decoração informativa e aproveite para divulgar as ofertas do Dia do Cliente em todos os canais da loja.

Para te ajudar a compor o mix para o Dia do Cliente, o Martins está com uma ação exclusiva com mais de 20% de benefícios no período da ação, que segue até o dia 15 de setembro!

Já estamos entrando no último quadrimestre do ano, mas se ainda não baixou o Calendário do Varejo 2021 faça isso agora! Ele é seu apoio para planejar as principais sazonalidades do ano todo. E o segundo semestre tá cheio delas…

Sucesso e até a próxima!

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