Indicadores Black Friday e o que esperar da data em 2023

Sumário

Os indicadores Black Friday para a edição deste ano trazem um cenário bastante otimista para os varejistas brasileiros. Depois de um ano em que o foco esteve na Copa do Mundo, a expectativa é que as vendas se superem.

As buscas no Google pela data já eram maiores no início do mês. O otimismo do setor também é maior. Além disso, a maior parte dos consumidores já afirmaram que vão comprar na Black Friday 2023. 

Ainda que muitos lojistas já estejam antecipando as vendas em novembro, os primeiros indicadores Black Friday servem de termômetro para que o lojista saiba como investir e o que precisa alterar no planejamento para atender às expectativas de consumo. 

É por isso que vamos te apresentar hoje alguns indicadores Black Friday 2023 para você preparar o terreno e vender muito no dia 24 de novembro. Além disso, vamos trazer dados e dicas para os principais segmentos de varejo. 

Boa leitura!

Indicadores Black Friday: e-commerce

O evento se concentra quase que totalmente nas vendas online. Por isso que os indicadores Black Friday e-commerce dizem muito sobre o que esperar da data.  

De acordo com um levantamento feito pela MindMiners, seis em cada 10 brasileiros já estão certos sobre as compras na Black Friday. Mais de 75% pesquisam antes o produto de interesse para identificar quais realmente estarão com os preços mais atrativos.  

Outro dado que impressiona na pesquisa é que mais da metade dos consumidores (56%) aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal e Ano Novo. Para os consumidores, as cinco categorias de maior interesse para a data neste ano são: 

Quase 90% vão comprar na Black

De acordo com o estudo mais recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, 87% dos consumidores pretendem fazer compras durante a Black Friday. Isso representa um aumento de 9 pontos percentuais em comparação ao estudo feito no mesmo período do ano passado. 

Os principais fatores de interesse em comprar são a oportunidade de comprar algo que já estava precisando a um preço mais baixo (73%) e antecipar as compras do Natal (37%). 

E os consumidores estão atentos e certos de como querem comprar: 

  • 92% pretendem pesquisar preços antes das compras;
  • 56% vão confirmar se os produtos estão realmente com preço mais baixo;
  • 36% querem escolher a loja com os produtos mais baratos;
  • 71% começam a pesquisa de preço até um mês antes;
  • 63% pretendem ficar conectados durante o trabalho para se inteirar das ofertas (60%);
  • 18% vão madrugar na porta das lojas;
  • 45% planejam passar a madrugada na internet;
  • média de gastos será de R$ 1.250.

Buscas no Google crescem 114% 

Por falar nas categorias de maior interesse do consumidor, os indicadores Black Friday 2023 mostram ainda que eletrodomésticos e eletrônicos lideram o ranking de intenções de compra no Google. 

De uma forma geral, as buscas no Google pela Black Friday cresceram 114% de julho a setembro em comparação ao mesmo período do ano passado. É isso mesmo o que você leu. 

Até quatro meses antes já tinha consumidor em busca de produtos, serviços e informações relacionados a uma das principais datas comerciais do ano. Esse aumento é um recorde para o trimestre que antecede a data, de acordo com o Google.  

Segundo o estudo, 68% dos consumidores alegaram que a própria condição financeira tende a melhorar, o que equivale a um aumento de 23 pontos percentuais ante a pesquisa do ano passado. 

Já 24% disseram que a condição deve se manter estável, enquanto uma minoria de 4% acredita que vai piorar.  

WhatsApp na Black Friday

Ainda falando de indicadores Black Friday, precisamos muito mencionar outra pesquisa importante que comprova a importância do WhatsApp para o varejo.  

De acordo com dados do grupo Meta, cerca 45% dos clientes optam pelo WhatsApp como meio de comunicação com as empresas durante o período da Black Friday.

Além disso, 65% dos consumidores preferem receber promoções e interagir por meio do WhatsApp do que por e-mail, mensagem de texto no celular ou ligação. Hora de caprichar no atendimento pelo WhatsApp e preparar o conteúdo para a lista de transmissão da loja.

Varejo mais otimista

black friday em bolha de fala e mão de empresário segurando megafone
Black friday text on speech bubble and businessman hand holding megaphone on cityscape background

E se o consumidor está mais otimista, sem dúvidas o varejo também responde à altura. Para 55% dos lojistas, a Black Friday 2023 será de melhora nas vendas. A estimativa é de um estudo conjunto do Reclame Aqui e Linx

Ainda conforme a pesquisa, há uma boa expectativa em relação ao ticket médio, uma vez que os consumidores afirmaram que irão comprar mais na Black Friday 2023. Essa é uma grande oportunidade para os varejistas apostarem na data.   

Preços atraentes 

A mesma pesquisa traz ainda alguns insights importantes para que você possa absorver para as estratégias de vendas da sua loja. Veja só: 

  • 35% dos consumidores apostam em preços atraentes como fator decisivo para fechar uma compra;
  • 13% levam em conta empresas serem confiáveis;
  • 12% a consideração das avaliações de outros consumidores;
  • 69% aguardam promoções de uma marca específica.

Crescimento nas vendas

De acordo com a Neotrust – especializada em análise de dados de e-commerce-, a Black Friday deve gerar para a economia brasileira uma alta de 12,6% nas vendas em comparação à Black 2022.

Já o ticket médio deve ficar em torno de R$ 473, valor que se aproxima do maior nível histórico em 2021, quando o gasto médio foi R$ 475.  

Agora que você já está por dentro dos principais indicadores Black Friday 2023, acompanhe a seguir como fazer as ações nos principais canais de varejo. 

Black Friday supermercado

É muito comum atrelar a Black Friday à venda de eletrônicos, livros e roupas na internet. Muitos consumidores pensam assim em um primeiro momento. E muitos deles acabam se surpreendendo com supermercados divulgando ofertas

A Black Friday supermercado é uma grande oportunidade para que o lojista de varejo alimentar intensifique as vendas antes mesmo de esperar pelas vendas de Natal e Ano Novo.

Afinal, como explorar a data no supermercado? Divulgando as ações nas redes sociais da loja, melhorando a logística de estoque e entrega de produtos, criando promoções atrativas e facilitando as formas de pagamento para o cliente.

E se você é do ramo, clique aqui e leia o artigo sobre 6 estratégias para aplicar na Black Friday supermercado.

Black Friday material de construção

As lojas de material de construção também merecem espaço no dia 24 de novembro. Como você leu no início do artigo, muita gente já vem pesquisando o mix de interesse para aproveitar as promoções da Black Friday. 

Essa pode ser a realidade de quem está construindo ou pretende fazer uma reforma. Então, aproveite o momento mundial de ofertas para criar a sua própria campanha e preparar seus clientes para a Black Friday material de construção.  

Faça agora mesmo um rápido mapeamento do estoque para escolher as categorias que vão ganhar os preços especiais. Em seguida, monte o cantinho Black Friday na sua loja e arrase nas vendas! 

Aproveite para explorar as categorias de eletroportáteis, já que estão entre as principais mais procuradas para a data.

Black Friday eletrodoméstico 

O canal eletro é um dos mais contemplados com a Black Friday. Entra ano, sai ano, a categoria figura entre o Top 5 das intenções de compra para a data. 

Para este ano, os interesses dos consumidores na Black Friday eletrodoméstico são em TVs, smartphones, além de eletroeletrônicos e linha branca

A intenção de cerca de 45% dos consumidores é comprar em lojas online, em sites, mas 26% continuam preferindo as lojas físicas. A possibilidade de ver de perto o produto e poder atestar o funcionamento dele acaba levando os consumidores à preferência pelo PDV.

Nesta Black Friday, aproveite para criar um mostruário especial para deixar o cliente de boca aberta pelas ofertas e pelos produtos. 

Black Friday informática

Os produtos de informática figuram entre as mercadorias mais vendidas e com maior intenção de compra durante a campanha.

É por isso que, além de contar com sortimento e variedade, o lojista precisa garantir um atendimento eficaz e criar boas ações promocionais que sejam interessantes para os consumidores da Black Friday.

Por hoje é isso, mas lembre-se que temos muito conteúdo sobre a Black Friday aqui mesmo no blog. Clique aqui e confira.

Até a próxima.

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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